Bahia lidera ranking de analfabetismo e novo programa para reverter quadro é aprovado na AL-BA
Oposição apoia aprovação do PL, mas faz críticas à política educacional do governo petista

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 25.668/2025, que cria o programa Bahia Alfabetizada, de autoria do Governo do Estado. A proposta, enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem como objetivo principal a redução dos índices de analfabetismo entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Programa Bahia Alfabetizada propõe inclusão social e continuidade na Educação Básica
O projeto aprovado busca promover a inclusão social por meio da alfabetização e estimular a continuidade dos estudos na Educação Básica. Além disso, pretende melhorar o desempenho das escolas públicas estaduais e municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Para alcançar esses objetivos, o programa prevê investimentos diretos na educação dos municípios, com destaque para a concessão de bolsas a profissionais envolvidos nas ações de alfabetização. As bolsas serão direcionadas a quem atuar na gestão, formação continuada e acompanhamento das ações no âmbito do Eixo Criança Alfabetizada, com valores que variam entre R$ 1.500 e R$ 3.500.
Municípios terão adesão voluntária aos eixos do programa
A participação dos municípios no Bahia Alfabetizada será voluntária, desde que haja compromisso com os eixos propostos. Os municípios poderão optar por aderir ao “Eixo Criança Alfabetizada” e/ou ao “Eixo Alfabetização Paulo Freire”. A adesão deverá ser formalizada por meio da assinatura de um termo de compromisso, no qual o município se compromete a seguir as diretrizes estabelecidas pelo projeto.
A estratégia adotada pelo governo prevê colaboração entre as gestões municipais e escolares, fortalecendo a execução das ações previstas em cada eixo.
Oposição apoia aprovação do projeto, mas faz críticas à política educacional
Durante a sessão, o líder da oposição na AL-BA, deputado Tiago Correia (PSDB), assinou o requerimento que dispensou as formalidades regimentais, permitindo que o projeto fosse votado ainda nesta quarta. Apesar de apoiar a proposta, o parlamentar fez críticas à política educacional dos governos do PT na Bahia.
Segundo Correia, os dados apresentados ao longo dos últimos anos demonstram que os programas anteriores não foram eficazes. “Os números demonstrados pelos 20 anos de governo petista mostram que as tentativas de alfabetização não deram resultados, já que o Estado segue na liderança do maior número de adultos não alfabetizados do país por muitos anos”, afirmou.
Bahia lidera ranking nacional de analfabetismo adulto
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, a Bahia contabilizou 1.420.947 pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever, sendo o estado com maior número de analfabetos do país. A liderança nesse ranking nacional se mantém há pelo menos 31 anos, segundo o Censo Demográfico.
O parlamentar também destacou a semelhança entre o novo Bahia Alfabetizada e o antigo programa ‘Todos pela Alfabetização (Topa)’, lançado por gestões anteriores, e cobrou uma reflexão sobre a qualidade da educação básica na Bahia.
“É preciso fazer uma reflexão sobre a qualidade de ensino do nosso estado, pois, além de ter o maior número de analfabetos adultos do país, infelizmente a Bahia também ocupa o posto de segunda pior educação do Brasil, perdendo apenas para o Maranhão”, disse Tiago Correia, em referência ao levantamento do Instituto Semesp sobre a taxa de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior.
Educação como base para indicadores sociais
O líder da oposição concluiu sua manifestação afirmando que a melhoria da educação é o único caminho para que o estado avance em outras áreas. “Apenas com a melhoria da educação nós iremos conseguir melhorar outros indicadores a exemplo da violência, da taxa de desemprego, da renda per capita, da competitividade do nosso estado, entre outros indicadores sociais”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'