AL-BA adia votação de parecer para efetivar Ivana Bastos na presidência e aguarda definição jurídica

Deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder da maioria, destacou a importância de um processo cauteloso para evitar instabilidade na Casa


Redação
Redação 11/03/2025 19:42 • Política
AL-BA adia votação de parecer para efetivar Ivana Bastos na presidência e aguarda definição jurídica - Divulgação/AL-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deverá promover uma nova eleição para consolidar a permanência da deputada Ivana Bastos (PSD) na presidência da Casa. A votação, considerada simbólica, também garantirá a entrada da deputada Fátima Nunes (PT) na primeira vice-presidência.

Rosemberg Pinto reforça necessidade de cautela

Durante sessão no plenário da AL-BA, nesta terça-feira (11), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder da maioria, destacou a importância de um processo cauteloso para evitar instabilidade na Casa.

“Deputada Ivana, a senhora está legitimada para conduzir na presidência da Assembleia Legislativa, politicamente ao entendimento da base do governo e da oposição de que a vice será composta pela deputada Fátima Nunes, mas que a gente vá fazer isso dentro do procedimento que não gere nenhum tipo de instabilidade jurídica.”, afirmou.

Inicialmente, a votação do parecer estava prevista para esta semana, conforme acordo entre a mesa diretora e os líderes das bancadas. No entanto, a decisão foi adiada para garantir um processo sem dúvidas jurídicas.

“Mas entendendo que nós precisamos estar maduros e tranquilos com o processo jurídico, a minha opinião, e queria dividir aqui com o líder da minoria e nós conversamos ali fora, de que nós deixássemos o decorrer dessa semana para que a gente pudesse zerar essa pendência jurídica”, disse o deputado.

Discussão sobre representatividade na mesa diretora

O deputado também falou sobre a questão da representatividade na mesa diretora da Casa. “E eu tenho convicção, deputada Ivana, deputada Fátima, que num momento propício, que a gente possa efetivar a política com o processo jurídico, nós vamos dar a essa Casa um empoderamento diferente, mas um empoderamento de distribuição de poder para todos os 63 deputadas e deputados”, afirmou Rosemberg.

Decisão jurídica adia votação

Como já mostrado pelo Portal M!, o parecer sobre a eleição seria votado na tarde desta terça-feira (11) no plenário. O documento já havia sido aprovado em reunião da Mesa Diretora na segunda-feira (10).

“Precisamos adequar a situação política com a jurídica. Tenho certeza que, quando isso ocorrer, a deputada Fátima Nunes assumirá a 1ª vice, pois esse é o entendimento da bancada da maioria e da minoria. E Ivana tem toda legitimidade para seguir conduzindo a presidência. Vamos analisar no decorrer desta semana esperando zerar as pendências jurídicas”, explicou Rosemberg.

Pendência jurídica e posição do STF

Conforme apuração do Política Livre, o adiamento ocorreu porque advogados e parlamentares alertaram que a reclamação constitucional do deputado Hilton Coelho (PSOL), que questiona o afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da presidência, ainda não teve decisão final no Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa forma, a 1ª vice-presidência continua sendo ocupada por Ivana Bastos, eleita para o cargo.

A mudança de posicionamento ocorreu porque advogados e parlamentares apontaram que, como a reclamação constitucional do deputado Hilton Coelho (PSOL) pelo afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da presidência ainda não transitou em julgado no STF, a 1ª vice ainda é ocupada por Ivana, eleita para o posto. Desse modo, a deputada do PSD segue apenas como presidente interina, embora esteja exercendo de fato o cargo.

Enquanto isso, Ivana segue como presidente interina, apesar de exercer de fato a função. Após a abertura da sessão, diversos deputados se reuniram na presidência para debater a situação. No encontro, não houve consenso sobre a efetivação de Ivana no cargo antes da definição jurídica.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo -
Política 16/07/2025 às 08:30

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo

Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização


Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa -
Política 16/07/2025 às 08:00

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa

Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados


Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço -
Saúde 16/07/2025 às 07:30

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço

Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco


Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira -
Cidades 16/07/2025 às 07:00

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira

Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop


Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo -
Coluna Ohh! 15/07/2025 às 23:00

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo

Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988


Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região -
Cultura 15/07/2025 às 22:42

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região

Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'


Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista -
Política 15/07/2025 às 22:21

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista

Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático


Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário -
Coluna Ohh! 15/07/2025 às 22:00

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário

Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça


Mourão critica Trump e diz que processo contra Bolsonaro deve ser resolvido por brasileiros: ‘não aceito que venha meter bedelho’ -
Política 15/07/2025 às 21:39

Mourão critica Trump e diz que processo contra Bolsonaro deve ser resolvido por brasileiros: ‘não aceito que venha meter bedelho’

Declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado


Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por postura diante de tarifaço dos EUA: ‘subserviência servil’ -
Política 15/07/2025 às 21:20

Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por postura diante de tarifaço dos EUA: ‘subserviência servil’

Deputado diz que reunião de Tarcísio com empresários e diplomatas prejudica plano de anistia ao seu pai, Jair Bolsonaro