AGU notifica Meta para remoção de vídeo falso de Alckmin manipulado por Inteligência Artificial
Caso o conteúdo não seja removido, a AGU exige que ele seja sinalizado

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta, controladora do Facebook e Instagram, para excluir um vídeo falso envolvendo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O material, manipulado por inteligência artificial, foi classificado pelo órgão como “enganoso e fraudulento” e deve ser removido no prazo de 24 horas.
Segundo a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), o vídeo alterado apresenta Alckmin em uma entrevista sobre o uso de recursos públicos. O documento enviado à empresa adverte que a Meta pode ser responsabilizada caso não cumpra a determinação. Além disso, caso o conteúdo não seja removido, a AGU exige que ele seja sinalizado com a mensagem: “o vídeo foi gerado por inteligência artificial – conteúdo alterado ou sintético”.
“Além de enganoso e fraudulento, configura-se o vídeo em questão como ato antijurídico, uma vez que viola o direito à informação (art. 5º, inciso XIV e art. 220, da CRFB), e extrapola os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito (art. 187 do Código Civil)”, afirma trecho do documento.
O documento afirma que o não cumprimento da solicitação pode ensejar a responsabilização da plataforma, uma vez que ela tomou conhecimento do conteúdo ilícito por meio da notificação.
“Destaque-se que o inadimplemento do tanto quanto ora solicitado poderá implicar responsabilização da plataforma em razão da sua conivência com a propagação do conteúdo ilegal, deixando este de se qualificar meramente como ‘conteúdo gerado por terceiro’, na forma do art. 19 do Marco Civil da Internet, para se qualificar como produção endossada e propalada deliberadamente pela própria notificada, considerada sua ciência inequívoca quanto ao ilícito praticado pelo seu usuário. Ciência esta, reitera-se, conferida por meio da presente notificação”, diz trecho da notificação.
Por fim, a AGU pede que caso não acatada a solicitação, o conteúdo seja marcado da seguinte maneira: “O vídeo foi gerado por inteligência artificial – conteúdo alterado ou sintético”.
Até o momento, a Meta ainda não se pronunciou sobre a determinação.
TikTok removeu deepfake com Fernando Haddad
Em janeiro, a AGU emitiu uma notificação oficial ao TikTok exigindo a remoção de um vídeo criado por Inteligência Artificial onde o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparecia falando informações falsas e defendia a “taxação de pobres“. A plataforma foi intimada a retirar o conteúdo do ar em até 24 horas.
De acordo com a AGU, a remoção do vídeo ocorreu na manhã do dia seguinte. No entanto, a situação tomou uma nova dimensão quando o mesmo conteúdo foi repostado pelo mesmo usuário que o havia publicado originalmente. A AGU alertou para o caráter fraudulento do material, que, além de manipulado, visava enganar o público com informações falsas.
No vídeo, a imagem de Haddad “diz” frases sem sentido, como:
“Teremos impostos do cachorrinho de estimação; se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também”, “é justo imposto pré-natal: ficou grávida, já tem que começar a pagar imposto para o hospital”, “imposto das bets: se perdeu, o prejuízo é seu; se ganhar, o lucro é nosso” e “brasileiro gosta de um imposto novo”.
Mais Lidas
Política
Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'