ACM Neto faz planos para 2025 e diz que queda na aprovação de Jerônimo já era percebida
Ao falar sobre os principais desafios para o próximo ano, Neto disse que o principal objetivo será ‘organizar um trabalho que possa ter relevância em 2026’
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, comentou nesta quinta-feira (12), o resultado da pesquisa Quaest, que apontou uma queda significativa no índice de popularidade do governador Jerônimo Rodrigues (PT), de 63% para 54%, enquanto sua rejeição saltou para 42%. Ao Portal M!, Neto enfatizou que o cenário já era percebido nas eleições municipais deste ano.
“A gente já vinha percebendo isso nas eleições municipais. A gente tem as nossas avaliações internas que também mostram isso, e essa pesquisa revela não só um aumento da rejeição do governador, mas também quando você vai para a intenção de votos a gente está na frente de Jerônimo. Jerônimo com toda a exposição, com toda a visibilidade”, avaliou durante evento de confraternização de final de ano.
Ele também comentou sobre sua atuação na oposição ao governo petista, e ressaltou que sua atuação tem sido “sincera”, na tentativa de apresentar “os problemas da Bahia”. “E as coisas eu acho que acabam sendo complementares, ou seja, é a avaliação negativa das pessoas de um lado, e do outro lado, a expectativa de mudança, que foi vista na eleição para o prefeito e que foi confirmada nessa pesquisa”, afirmou.
Planos e desafios para 2025
Na ocasião, ACM Neto também falou sobre seus principais desafios para 2025. Segundo ele, o principal objetivo será “organizar um trabalho que possa ter relevância em 2026”. Apesar disso, o ex-prefeito de Salvador ressaltou não ser pré-candidato, tampouco postulante ao cargo de governador da Bahia.
“Eu falo dentro de um contexto de grupo político que, em 2025, vai para o 19º ano na oposição e que tem o dever de fazer o melhor possível para reverter isso em 2026. Para que 26 seja um ano de mudança de ciclo, de estreia de um novo momento, é o que a gente espera”, afirmou.
Diante deste objetivo, o vice-presidente do União Brasil revelou já estar mobilizando “forças”, mas não em torno de seu nome, mas sim “de uma ideia, de um projeto e de uma perspectiva para a Bahia”.
“Isso inclui uma presença, uma aproximação maior de deputados e senadores, presidentes de partidos, prefeitos e também lideranças que, em suas regiões, podem fazer a diferença e que hoje, talvez não tenham tanta visibilidade, e que podem ganhar espaço pensando em 26”, apontou.
Reaproximação com João Roma e o PL
Neto também foi questionado sobre sua recente aproximação com o PL e com o presidente da sigla na Bahia, João Roma. Conforme o ex-prefeito da capital, o PL ainda possui um “projeto e pensa na hipótese de ter um projeto próprio” em 2026. No entanto, apesar disso, o vice-presidente do UB mostrou expectativa de uma união diante da necessidade da Bahia “mudar de ares”.
“A gente começou a conversar. O PL apoiou a candidatura de Bruno [Reis] aqui, à reeleição, então foi um primeiro passo. Particularmente já abri diálogo com o João, então nós já começamos a conversar. O PL, eu acho que ainda tem um projeto, e pensa na hipótese de ter um projeto próprio aqui na Bahia, o que a gente respeita, mas há talvez algo maior que possa nos unir, que é a confiança que a Bahia precisa mudar de ares. Então, ao invés de começar falando de pessoas, a gente começa falando de ideias, e essa é a nossa expectativa no diálogo com o PL, que se intensifique um respeito, uma compreensão que é legítimo cada um ter a sua expectativa, e que lá na frente, quem sabe, possa haver uma confluência”, ressaltou.
Evento de confraternização reúne 50 prefeitos
Na noite desta quinta, ACM Neto promoveu uma confraternização de final de ano que reuniu representantes de pelo menos 50 cidades baianas, além de membros da imprensa. Durante o evento, realizado em Salvador, Neto fez uma avaliação do ano e destacou a importância de unir forças para os desafios futuros.
“Muito positivo, nós tivemos um ano de sucesso nas eleições municipais, onde o nosso campo político saiu maior do que entrou, e agora a gente celebra esse ano de 2024 de vitórias com um abraço. Na verdade, aqui é um evento apenas para agradecer a várias lideranças que vieram aqui desde às 17h para trazer aqui o seu cumprimento e a gente abraçar pelo final de ano, desejar um 25 mais forte ainda e é claro já focar, pensar e planejar o futuro”.
Confira a entrevista com ACM Neto na íntegra:
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Luiz Caetano anuncia secretariado para gestão em Camaçari; confira os nomes
Política
Jair Bolsonaro descarta apoiar candidatura presidencial dos filhos em 2026
Manuel Rocha diz que ‘agro é protagonista da economia’ brasileira
Últimas Notícias
Castramóvel inicia atendimentos na Avenida Paralela, em Salvador
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Neste processo seletivo, 67 mil vagas estarão disponíveis, com 50% dessas vagas reservadas para o Fies Social
Brasil registra crescimento da atividade econômica em novembro, mas setores apontam desaceleração
Economia brasileira registrou um crescimento de 0,6% em novembro, quando comparado ao mês anterior
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro impulsiona vendas do livro ‘Ainda Estou Aqui’
Após o Globo de Ouro, a média diária de vendas do livro cresceu mais de 9 vezes
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE