ACM Neto critica Governo do Estado e aponta descaso contra pacientes com câncer no interior
Vice-presidente nacional do União Brasil afirmou que espera por tratamento oncológico no interior é um dos principais entraves da saúde no estado

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), voltou a criticar, neste domingo (1º), a condução da saúde pública na Bahia durante a tradicional Missa do Vaqueiro, no município de Lagoa Real, que integra a programação da Vaquejada de Lagoa Real. Em seu discurso, ele destacou a crise da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Caetité e atribuiu ao governo estadual falta de sensibilidade diante do sofrimento de pacientes com câncer.
Acompanhado do prefeito de Lagoa Real, Bida (União Brasil), do vice-prefeito Arlecio (UB), do deputado federal Paulo Azi (UB) e do ex-prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (UB), Neto afirmou que a espera por tratamento oncológico no interior é um dos principais entraves da saúde no estado.
“Eu lamento que o Estado não tenha essa sensibilidade com a vida das pessoas. A gente sabe que os problemas mais sérios do interior da Bahia é exatamente a espera dos pacientes com câncer para conseguir um tratamento”, declarou.
Concentração de atendimento na capital
O ex-prefeito ressaltou ainda a sobrecarga das unidades hospitalares da capital, como o Hospital Aristides Maltez, que, segundo ele, atende pacientes oriundos de regiões distantes.
“Tem gente lá que vem do oeste da Bahia, que anda mais de mil quilômetros para ser atendido em Salvador. Isso é um erro. A gente precisa levar o tratamento contra o câncer para o interior”, pontuou.
Em fevereiro, a Prefeitura de Caetité reassumiu a administração do Hospital Municipal, onde funciona a Unacon. A medida ocorreu após uma crise de gestão da Fundação Terra Mãe, marcada por salários atrasados e risco de paralisação dos atendimentos, o que motivou protestos de funcionários nas ruas da cidade.
Neto aponta negligência do governo estadual
Para Neto, o episódio simboliza o que considera negligência do governo estadual. “O governador vai na contramão, porque pega o Unacon de Caetité, faz esse absurdo, que não tem outra palavra que possa traduzir, a não ser absurdo, praticamente encerrando as atividades, deixando um nível mínimo de atenção e assistência, o que é assim, incompreensível”, criticou.
Ele também responsabilizou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pelo enfraquecimento dos serviços. Ele citou a fila da regulação e apontou desprezo da atual gestão.
“A gente lamenta profundamente que, depois de 20 anos do PT governando o Estado da Bahia, a gente tem que conviver com esse tipo de situação. Fechamento de vagas, encerramento de serviços, enquanto que devia ser o contrário”, afirmou.
Expansão da oncologia no interior
ACM Neto defendeu ainda a descentralização do atendimento oncológico e uma maior oferta do serviço no interior do Estado. “A gente precisava e precisa muito ampliar a oferta de tratamento oncológico no interior do Estado da Bahia. Então fica aqui a minha palavra de protesto total contra essa medida de extrema insensibilidade por parte do governo do Estado”, concluiu.
ACM Neto defende que União Brasil se afaste do governo Lula
A base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional vive um momento de fragilidade política. PP, União Brasil, PSD, MDB e Republicanos partidos que juntos indicaram ministros para 11 pastas têm intensificado as críticas à articulação do governo e já cogitam a entrega de seus espaços na Esplanada dos Ministérios.
A articulação pela entrega de cargos no governo federal tem ganhado peso nas declarações públicas de líderes partidários. Em entrevista ao O Globo, o vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, defendeu que o partido se afaste do governo por não ter alinhamento com a reeleição de Lula em 2026. “Não faz sentido ocupar cargos”, disse o ex-prefeito de Salvador.
Na mesma linha, o presidente do PP, Ciro Nogueira, que foi ministro da Casa Civil de Bolsonaro, também tem defendido publicamente o rompimento com o governo atual. No Republicanos, o deputado Lafayette Andrada (MG) reforça a ideia de que a sigla tem apenas uma minoria pró-Lula, mencionando que a nomeação do ministro Silvio Costa Filho se deu por mérito pessoal, e não como representação partidária.
Mais Lidas
Política
PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana
Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026
Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça