ACM Neto aponta saúde e segurança pública como prioridades imediatas na Bahia: ‘vou cuidar pessoalmente’
Segundo vice-presidente nacional do União Brasil, as duas áreas exigem atenção direta e ações consideradas urgentes
Divulgação
O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou, neste domingo (21), que a segurança pública e a saúde devem ser tratadas como prioridades imediatas por quem pretende alterar a realidade da Bahia. O ex-prefeito de Salvador participou do evento Natal dos Sonhos, no município de Rio Real, e comentou temas centrais da administração estadual. Segundo ele, as duas áreas exigem atenção direta e ações consideradas urgentes.
Saúde como prioridade imediata
Ao abordar a situação da saúde no Estado, ACM Neto afirmou que o problema tem solução e fez críticas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele mencionou promessas feitas durante a campanha de 2022 sobre zerar a fila da regulação e afirmou que, nos últimos anos, o cenário se agravou. Segundo o dirigente partidário, a situação estaria relacionada à falta de gestão e de decisão política.
“O que precisa é priorizar a saúde. Se eu chegar ao governo, vou ter duas prioridades imediatas, que eu vou cuidar pessoalmente: segurança pública e saúde”, afirmou ele, que não detalhou prazos, mas reiterou o foco nessas áreas.
Possível candidato novamente ao governo da Bahia em 2026, Neto defendeu a reorganização da fila da regulação por meio de gestão, uso de tecnologia e ampliação de investimentos. Segundo ele, um dos principais pontos é levar o atendimento para o interior, reduzindo a concentração de vagas em Salvador e em poucas grandes cidades. Para ele, essa concentração sobrecarrega o sistema e deixa pacientes sem atendimento adequado.
Como exemplo, ACM Neto citou a dificuldade enfrentada por moradores do interior que precisam se deslocar para cidades como Alagoinhas, Feira de Santana ou Salvador em busca de atendimento. Ele relatou que, em muitos casos, a tentativa não resulta em acesso ao serviço necessário. “A pessoa fica em casa esperando a regulação e morre”, disse.
Entre as propostas apresentadas, ele destacou a construção de novos hospitais regionais e a ampliação de hospitais municipais com apoio financeiro do governo do estado. Neto também mencionou o credenciamento de hospitais filantrópicos e, quando necessário, a compra de vagas na rede privada. Segundo o ex-prefeito, o paciente busca atendimento, independentemente de o hospital ser público ou particular.
Neto ainda chamou atenção para a situação dos pacientes oncológicos no interior da Bahia. De acordo com ele, houve redução no número de vagas para tratamento de câncer fora da capital, enquanto a incidência da doença aumentou. Ele reforçou a necessidade de tratar saúde e segurança de forma conjunta.
“A saúde associada à segurança pública são as prioridades absolutas de uma ação imediata de alguém que queira mudar a Bahia de verdade”, afirmou.
Recepção e agenda política em Rio Real
Na chegada ao município, ACM Neto foi recepcionado pelo ex-prefeito Carroça e pelo ex-candidato a prefeito Nino de Zé Bonfim (PP). A agenda também contou com a presença do secretário municipal de governo Cacá Leão (presidente do PP de Salvador), dos deputados estaduais Marcelinho Veiga (União) e Emerson Penalva (PDT) e do ex-prefeito de Xique-Xique Reinaldo Braga Filho (MDB), que é coordenador da pré-campanha oposicionista e uma das principais lideranças políticas na região de Irecê. O grupo acompanhou compromissos ligados ao evento e à visita política na cidade.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro