ACM Neto alfineta Jerônimo e diz que Ponte Salvador-Itaparica não sai no governo do PT: ‘virou piada’
Ex-prefeito de Salvador ironizou histórico de promessas feitas por lideranças do PT sobre realização da obra

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, voltou a criticar, nesta sexta-feira (16), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pela ausência de avanços concretos na construção da ponte Salvador-Itaparica. A obra, que figura entre as principais promessas dos governos petistas desde 2010, permanece sem execução, mesmo após mais de uma década de anúncios e estudos.
Durante uma coletiva de imprensa em Santo Antônio de Jesus, ACM Neto apontou que a recente viagem do governador à China não trouxe nenhum resultado prático em relação à obra.
“Veja, o governador foi para a China. Eu não sou contra que o governador viaje, que corra atrás de investimentos e tal, mas o que é que ele traz de concreto na bagagem dele? Absolutamente nada”.
O ex-prefeito ironizou o histórico de promessas feitas por lideranças do PT, relembrando a fala do senador Jaques Wagner (PT), que havia garantido a entrega da ponte ainda em seu primeiro mandato como governador em 2013.
“Nós já estamos em 2025, é muito tempo e só cheiro mole. Até agora é cheiro mole mesmo”, emendou.
ACM Neto também afirmou que o governo estadual não tratou diretamente do projeto com autoridades chinesas durante a viagem. Para ele, a falta de ação efetiva revela descaso com os baianos.
“Virou realmente uma piada essa história da ponte. É um desrespeito. Toda hora a gente vê entrevista, vê propaganda, vê anúncio do governo… E o pior: são centenas de milhões de reais jogados até então na lata do lixo em projetos relacionados à ponte”.
Segundo o ex-prefeito, os repetidos anúncios do projeto, sem qualquer avanço real, geram frustração na população e desperdiçam recursos públicos.
Confira a declaração de Neto sobre o tema:
Críticas ao PT e ceticismo quanto à execução da obra
Na avaliação de ACM Neto, a viabilidade da obra está comprometida enquanto o Partido dos Trabalhadores permanecer no comando do Executivo estadual.
“Eu tenho uma certeza: com o PT governando a Bahia, a ponte não sai. Não sai”, cravou o vice-presidente nacional do União Brasil.
Jerônimo se reuniu com consórcio na China
Como já mostrado pelo Portal M!, Jerônimo realizou, na quarta-feira (14) duas reuniões com os acionistas do consórcio responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica. Os encontros ocorreram após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping, na qual a China reafirmou seu compromisso com o empreendimento.
Durante as reuniões, foram debatidas questões técnicas essenciais para o avanço do projeto, como a formação de mão de obra local, processos de dragagem, liberação de vistos para trabalhadores especializados e a análise dos dados coletados na etapa de sondagem, concluída em março. A equipe técnica do governo baiano participou remotamente das discussões.
“Foram duas reuniões extensas, a última durou três horas e teve a participação on-line de nossa equipe técnica na Bahia. Discutimos ponto a ponto as ações para acelerar e otimizar as atividades desse importante projeto para nosso estado”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos

Mauro Cid tem prisão decretada e revogada em seguida; PF detém Gilson Machado
Ex-ajudante de Bolsonaro é alvo de nova apuração sobre tentativa de obtenção de passaporte português para deixar o país

Governo testa novo sistema de alerta por celular em Salvador neste sábado (14)
Simulação ocorrerá neste sábado e será acompanhada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia