36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

Dados da pesquisa Datafolha, divulgados nesta sexta-feira (13), mostram que 36% dos brasileiros acreditam que a atuação da primeira-dama Janja Lula da Silva mais atrapalha do que contribui para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista.
O levantamento também indicou que 14% consideram que ela ajuda mais do que atrapalha, enquanto 10% disseram não ter opinião formada sobre o assunto. A pesquisa foi realizada com 2.004 pessoas nos dias 10 e 11 deste mês e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Percepção negativa é maior entre os homens
Entre os homens entrevistados, 40% avaliam que Janja tem influência negativa sobre o governo — número que coincide com a média geral da percepção neutra. Já entre as mulheres, esse índice cai para 36%. Desde o início do terceiro mandato de Lula, a primeira-dama tem protagonizado episódios que geraram repercussão pública e se tornou alvo frequente de críticas.
Em evento recente, o presidente saiu em defesa da esposa diante das críticas. “Não sei se vocês perceberam, a Janja agora é a bola da vez. Para me atingir, eles começam a atacar a Janja. Eu digo sempre para a Janja: ‘Você tem duas opções – ou você para de fazer o que gosta e eles vão parar de te incomodar; ou você continua falando até eles perceberem que não vão mudar sua ideologia e o seu pensamento’. É uma guerra”, declarou Lula.
Declarações sobre TikTok geram desconforto
Um dos episódios mais comentados envolvendo a primeira-dama ocorreu em maio, durante a visita oficial de Lula à China. Durante um encontro com o presidente Xi Jinping, Janja fez críticas à rede social TikTok, apontando que o algoritmo da plataforma favorece a extrema direita no Brasil.
A fala de Janja causou desconforto entre membros da comitiva brasileira, incluindo ministros, que consideraram a intervenção inapropriada. Xi Jinping respondeu dizendo que o Brasil tem autonomia para regulamentar ou até banir a plataforma, se assim desejar.
Em resposta às críticas, Janja reafirmou sua posição durante um evento do Ministério dos Direitos Humanos. “Em nenhum momento eu calarei a minha voz para falar sobre isso. Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja”, disse a primeira-dama.
Primeira-dama xinga Elon Musk em evento
Outro momento de repercussão ocorreu no final do ano passado, durante o Cria G20, no Rio de Janeiro. Durante uma palestra sobre desinformação, Janja foi interrompida por uma buzina de navio e reagiu com uma fala direcionada ao empresário Elon Musk.
“Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you Elon Musk”, disse Janja, usando uma expressão em inglês equivalente a “foda-se você”. A declaração ocorreu em meio às críticas que Musk vinha recebendo por seu posicionamento em relação ao Brasil.
Desaprovação ao governo Lula sobe para 40%
A reprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a crescer e atingiu 40%, segundo nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (12). O índice é superior aos 38% da pesquisa anterior, divulgada no mês de abril. Apenas 28% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom.
A pesquisa também aponta estabilidade dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, mas interrompe o movimento de recuperação observado entre fevereiro e abril. No início de abril, 29% avaliavam Lula positivamente, enquanto 38% o reprovavam. Em fevereiro, os índices eram de 24% de aprovação e 41% de reprovação.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro