Pular para o conteúdo
Início » Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista

Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista

Raquel Santos aponta três erros cruciais que levam à falência no Brasil

O Brasil tem mais de 39% da população empreendendo ou desenvolvendo o próprio negócio, entretanto, a grande maioria dessas empresas acaba fechando cinco anos após a abertura. Muitos empreendedores afirmam que a falta de planejamento financeiro e conhecimento de gestão são as principais causas que levaram ao insucesso.

“As pessoas abrem seus negócios, por necessidade ou por oportunidade, na esperança de fazê-lo dar certo sem saber exatamente o que é fazer dar certo”, avalia Raquel Santos, educadora financeira e especialista em saúde de empresas. Para ela, o principal motivo de empresas ‘morrerem’ cedo é a falta de gestão, principalmente quando se trata da lucratividade do caixa.  

A educadora reforça ainda a importância de ter um plano de negócios para mapear todos os percursos que o novo empreendedor deve fazer para manter a saúde da empresa. É justamente nesse planejamento que se deve delimitar os gastos de manutenção, quanto entrou no caixa todo o mês e qual a lucratividade. 

“Todo negócio precisa gerar riqueza. Um bom plano de negócios, alinhado com um bom plano financeiro, tem essa mágica de te mostrar o caminho de onde seu negócio deveria ir, para você saber se está próximo ou distante daquele caminho definido” ressaltou Raquel, ao afirmar que 70% do caminho de desenvolvimento de uma empresa de sucesso passa pela construção do plano.  

A educadora financeira, que também é empresária, disse que existem três erros que muitos empreendedores cometem e que são cruciais para que a nova empresa venha a falir. O primeiro equívoco é misturar finança pessoal com as contas da empresa, não definindo o pró-labore, ou seja, o salário que o empreendedor (ou sócios) irá receber para o seu sustento mensal. O segundo erro é o não controle das finanças, dos gastos e dos pagamentos.  

Já o terceiro erro é a falta de cálculo do preço dos produtos ou serviços. “Quando a gente não sabe o preço do nosso serviço, estamos iniciando um problema financeiro bem feio na nossa empresa” alertou.  

Confira o podcast na íntegra:

Leia também:

Brasileiro é o terceiro mais rico da América Latina

Elon Musk cogita parceria com Samsung para lançar celular com a marca ‘X’

Divulgação