Index Bahia 2026 será 20% maior e reunirá indústria, tecnologia e empreendedorismo em Salvador
Entre as novidades da próxima edição, estão a inclusão de novos segmentos, como a indústria criativa — abrangendo audiovisual e games —
Valter Pontes/Coperphoto, Sistema FIEB
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, afirmou, nesta terça-feira (4), que a Index Bahia se consolidou como a maior feira da indústria do Nordeste. De acordo com a entidade, a edição de 2026 terá aumento de 20% na área física e no número de expositores, com foco em inovação, sustentabilidade e ampliação das oportunidades de negócios.
“O sucesso do evento deste ano, que já pode ser considerado a maior feira da Indústria do Nordeste, nos mostrou que era possível pensar maior para cumprir nosso principal objetivo, que é expor as marcas da Bahia para o nosso e outros mercados, gerando conexões e negócios”, declarou Passos, durante evento de lançamento da próxima edição, realizado em café da manhã com a imprensa e convidados.

Foto: Valter Pontes/Coperphoto, Sistema FIEB
Superintendente do Sebrae destaca fortalecimento do Index Bahia
O diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a importância das parcerias para o fortalecimento da feira. “Conseguimos fazer deste um grande evento porque demos as mãos, nos envolvemos com empresas, poder público, associações e, unindo forças, deu muito certo”, disse.
O Sebrae é um dos principais parceiros da Fieb na realização da Index, que reúne representantes da indústria de todo o país e promove missões empresariais nacionais e internacionais.
Index Bahia 2026 contará com novidades; veja detalhes
Entre as novidades da próxima edição estão a inclusão de novos segmentos, como a indústria criativa — abrangendo audiovisual e games —, além de fornecedores de diferentes cadeias produtivas. A programação também será voltada às transformações tecnológicas e sustentáveis, com espaços dedicados à inovação e ao desenvolvimento de negócios industriais.
A Index 2026 contará ainda com a Arena de Inovação, um ambiente voltado à apresentação de startups e soluções tecnológicas. “Temos um novo desafio, de montar um ecossistema de inovação e tecnologia, que seja um ambiente de aprendizado para todos os envolvidos – poder público, prefeituras, segmentos diversos – e gerador de negócios dentro do próprio evento”, afirmou a gerente de Relações Sindicais da Fieb, Manuela Martinez.
Outro destaque será o Espaço Crédito, Pesquisa e Inovação, voltado ao financiamento de projetos industriais com foco em pesquisa, inovação e transição energética. A Index Bahia também vai intensificar a aproximação entre a indústria e o mercado de trabalho, estimulando parcerias estratégicas e o desenvolvimento de novas competências profissionais.
Confira detalhes da programação do Index Bahia 2026
A programação incluirá momentos institucionais, como a posse da nova diretoria da Fieb (2026–2030) e o lançamento de premiações tradicionais, entre elas o Prêmio IEL de Talentos, o Prêmio Pão Francês 2026 e o Prêmio da Melhor Cerveja Artesanal da Bahia.
“Teremos uma Feira da Empregabilidade e um prêmio que vai reconhecer a melhor cervejaria artesanal da Bahia, ampliando as oportunidades para as diversas cadeias que compõem o setor produtivo da Bahia, abrangendo o Comércio e o Agro”, afirmou o coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon.
Realizada pela primeira vez entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, a Index Bahia foi o primeiro evento desse formato voltado à indústria no estado. A feira promoveu conexões estratégicas, reuniu os principais setores produtivos e movimentou cerca de R$ 98 milhões em negócios, com mais de 200 estandes, 30 patrocinadores e aproximadamente 300 empresas participantes.
O desempenho da edição inaugural consolidou a Bahia como um polo de inovação e competitividade no cenário nacional e internacional. Com 60% dos expositores formados por micro e pequenas indústrias, a feira evidenciou a força do empreendedorismo local e a importância da cooperação entre empresários, instituições e poder público. Segundo a organização, 96% dos participantes geraram negócios durante o evento e 98% manifestaram interesse em retornar em 2026.
Mais Lidas
Negócios
Últimas Notícias
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)
Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito
Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios
STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos
Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada