Gastronomia, cultura e turismo movimentam a Bahia com ‘Mesa ao Vivo’ e Festival da Ostra
Eventos em Salvador e no Recôncavo mostram a força da culinária e das tradições locais na promoção do turismo sustentável
Laís Rocha/Setur-BA
A Bahia viveu um fim de semana de celebração gastronômica e cultural com dois grandes eventos que reforçaram o papel da culinária como vetor de turismo e identidade. Em Salvador, o Mesa ao Vivo Bahia chegou à sua 10ª edição, reunindo chefs renomados de diferentes regiões do país no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha). Já no Recôncavo baiano, o 17º Festival Cultural e Gastronômico da Ostra movimentou o quilombo Kaonge, em Cachoeira, com público estimado em 9 mil pessoas, entre moradores e turistas.
Mercado do Rio Vermelho se consolida como vitrine gastronômica
Com o tema Sabores de mar e terra: o mercado que alimenta a Bahia, o Mesa ao Vivo transformou a Ceasinha em um verdadeiro centro de experiências sensoriais, com aulas-show, degustações e oficinas abertas ao público. O evento foi promovido pela revista Prazeres da Mesa, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA).
“O Mercado do Rio Vermelho é uma ferramenta importante do turismo, que escolhemos para sediar esse encontro de gastronomia. Obrigado à Setur-BA, por apoiar iniciativas que projetam a culinária baiana no mundo”, afirmou o diretor-executivo da Prazeres da Mesa, Georges Schnyder.
A chef Dayse Paparoto, vencedora da primeira edição do programa MasterChef Profissionais, também celebrou a participação. “Estou muito honrada em fazer parte desse evento. Estar na Bahia, com um time de chefs maravilhosos, é uma imensa alegria”.
Além das apresentações culinárias, o Mesa ao Vivo Bahia destacou produtores locais, ingredientes regionais e práticas sustentáveis. A valorização da cadeia produtiva do turismo gastronômico é uma das apostas da Setur-BA para consolidar o Estado como referência nacional em experiências ligadas à comida e à cultura.
Festival da Ostra celebra quilombo Kaonge e agricultura familiar
Enquanto Salvador respirava sabores e aromas no Rio Vermelho, o Recôncavo baiano vivia uma imersão cultural e comunitária com o Festival da Ostra, realizado no quilombo Kaonge, em Cachoeira. Com o tema “Agricultura Familiar – Raízes da Terra e o Futuro da Alimentação”, o evento teve feira de economia solidária, apresentações culturais, recreação infantil e pratos típicos à base de ostra, símbolo da região.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcou presença na programação, que contou também com o bloco afro Ilê Aiyê. Para o líder quilombola Ananias Nery Viana, a iniciativa fortalece o território e valoriza o turismo de base comunitária.
“O festival foi um sucesso. Ele fortalece a economia local e tem tudo a ver com a indústria limpa, pois estamos na Rota da Liberdade, onde trabalhamos a produção comunitária, associada ao turismo”, afirmou.
Bahia movimenta turismo com eventos em diferentes regiões
Além das ações gastronômicas, o fim de semana também foi marcado por eventos de ciência, fé e cultura em diferentes regiões do Estado, todos com apoio da Setur-BA. Em Salvador, o 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia, o maior da América Latina no segmento, reuniu mais de mil profissionais do Brasil, da Colômbia e da Costa Rica no Centro de Convenções.
No interior, o 1º Festival Louva Irará movimentou o Colégio Social de Aprendizagem e Cultura, com apresentações de música gospel e manifestações de fé. Já na Chapada Diamantina, a Festa da Primavera, no distrito de Jabuticaba, em Quixabeira, animou moradores e visitantes com shows e celebrações que marcaram a chegada da nova estação.
Os eventos reforçam a estratégia da Secretaria de Turismo de promover o Estado como destino plural, que une gastronomia, cultura, natureza e fé em uma agenda contínua de experiências que valorizam o território e as comunidades locais.
Rayllanna Lima
Mais Lidas
Negócios
Últimas Notícias
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)
Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito
Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios
STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos
Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada
União Brasil adia decisão sobre expulsão de Celso Sabino em meio à realização da COP30
Encontro do Conselho de Ética estava previsto para segunda-feira (10), data que coincide com a abertura oficial da COP30, em Belém (PA)