Pular para o conteúdo
Início » Venezuela tem dia de manifestações pró e contra Nicolás Maduro

Venezuela tem dia de manifestações pró e contra Nicolás Maduro

Oposição protesta contra reeleição do presidente e alega fraude eleitoral

Lideranças pró e contra o governo de Nicolás Maduro divulgaram que, neste sábado (3), a Venezuela terá um dia de manifestações. A oposição realizará um ato contra o presidente, que se declarou reeleito, e em favor da democracia. Já as lideranças pró-Maduro vão às ruas em Caracas para mostrar apoio ao que foi oficialmente decidido nas eleições do último domingo (28). 

Desde que foi proclamado reeleito pelo Conselho Eleitoral da Venezuela, com 51% dos votos, os partidos de oposição do presidente venezuelano vêm acusando o governo de fraudar as eleições. Em contrapartida, Maduro afirma que as atas oficiais das urnas comprovam sua vitória para o terceiro mandato, mas até o momento os dados não foram divulgados. 

Edmundo Gonzalez, candidato que disputou a eleição contra Maduro, afirmou que realizou uma contagem de cerca de 90% dos votos e comprovou que o presidente venezuelano perdeu. Gonzalez prometeu levar os dados até o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) e questionar judicialmente a vitória de Maduro.

Desde que Maduro foi declarado reeleito, o país vem passando por uma grande polarização política, com manifestações contra o ditador venezuelano, e registros de 711 prisões e 20 mortes.

Leia Também:

Homens invadem comitê da líder da oposição da Venezuela

Agência Brasil/Reprodução @nicolasmaduro