Uruguai terá 2º turno nas eleições presidenciais
Candidato de centro-esquerda Yamandú Orsi enfrentará conservador Álvaro Delgado no dia 24 de novembro para suceder atual presidente, Lacalle Pou
A eleição presidencial no Uruguai será decidida em 2º turno nas eleições presidenciais, com o candidato de centro-esquerda Yamandú Orsi enfrentando o conservador Álvaro Delgado no dia 24 de novembro. De acordo com resultados oficiais parciais divulgados neste domingo (27), nenhum dos candidatos obteve a maioria necessária para suceder o atual presidente, Lacalle Pou.
Além de escolherem o próximo presidente do Uruguai e seu vice, mais de 2,72 milhões de uruguaios foram às urnas neste domingo para eleger senadores e deputados, além de responderem a duas propostas plebiscitárias de reforma constitucional.
Com 60% das urnas apuradas, Orsi contava com 41,5% dos votos, enquanto Delgado somava 28,69%. Andrés Ojeda do partido Colorado, que ficou com 16,8% dos votos, já declarou seu apoio a Delgado, reforçando a união dos conservadores contra a possibilidade de uma vitória da esquerda.
Reforma da previdência
Os eleitores uruguaios também participaram de dois plebiscitos obrigatórios, um dos quais propunha uma reforma previdenciária que reduziria a idade de aposentadoria de 65 para 60 anos, com um custo de US$ 22,5 bilhões. Segundo pesquisas de boca de urna realizadas por Cifra e Equipos Consultores, a reforma foi rejeitada por 61% dos eleitores, contra 39% que votaram a favor. A rejeição à proposta atendeu às preocupações de investidores e políticos que temiam que a medida prejudicasse a economia do país.
Além disso, um segundo plebiscito, que buscava aumentar os poderes da polícia para combater o crime relacionado às drogas, também foi rejeitado, com menos de 40% de apoio segundo a Equipos Consultores.
Frente Ampla ganha força
Após o fechamento das urnas, centenas de apoiadores da Frente Ampla se reuniram na capital, Montevidéu, para aguardar os resultados. Orsi, destacando o crescimento de sua coalizão, declarou à multidão: “Somos o partido que mais cresceu nesta eleição. Nesses próximos 27 dias, vamos dar o último empurrão, com mais vontade do que nunca”.
A coalizão conservadora no poder, entretanto, deposita suas esperanças em sucessos econômicos recentes, como o aumento do emprego e dos salários reais, para fortalecer Delgado no segundo turno e assegurar a continuidade de sua administração. “Estou convencido de que todo o trabalho que realizamos e o que representamos serão bem-sucedidos”, afirmou Delgado.
Com a capital tradicionalmente alinhada à centro-esquerda, o segundo turno deverá reforçar a divisão política do Uruguai entre as grandes cidades e as áreas rurais, onde os conservadores têm mais força. A união dos conservadores em torno de Delgado pode tornar o pleito ainda mais competitivo, pressionando a Frente Ampla a conquistar o apoio de eleitores indecisos.
Mais Lidas
Desabamento de passarela nos EUA deixa sete mortos e vários feridos
Internacional
Autoridades políticas internacionais parabenizam Trump por vitória
Donald Trump é eleito presidente dos EUA pela segunda vez
Últimas Notícias
Especialistas conscientizam população com chegada do Dia Mundial do Ceratocone
STF condena 14 envolvidos em atos do 8 de janeiro a restrições e multas
Neymar volta ao Brasil para tratamento após lesão e brinca com torcedor do Fortaleza
Atacante do Al-Hilal viraliza em interação com torcedor e Fortaleza entra na brincadeira nas redes sociais
Após absolvição do TRE-RJ, PGE recorre e defende cassação do governador do Rio ao TSE
Com recurso, TSE deve avaliar se mantém absolvição dos políticos ou se acata argumentos da PGE
Nova carteira de identidade nacional chega a mais nove unidades do Sac no interior da Bahia
Primeira via do novo documento é gratuita e utiliza CPF como número único de identificação
Professora de Cipó acerta tema da redação do Enem e é homenageada por alunos
Acerto também foi comemorado pela Secretaria Estadual de Educação, que postou vídeo da recepção calorosa em sua conta oficial no Instagram
Estados Unidos: Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete da Casa Branca
Diretora de campanha do republicano foi uma das responsáveis pelo sucesso de sua terceira candidatura
6ª edição da e-Agro acontece no Centro de Convenções de Salvador até sábado
Evento gratuito busca fomentar inovação no campo e gerar negócios para empreendedores e pequenos produtores
Salvador Boat Show: cerca de 8 mil pessoas devem participar de 1° evento flutuante do Nordeste
Com mais de 30 embarcações em exposição, iniciativa pioneira acontece até domingo, na Bahia Marina, na capital baiana
Operação Enem 2024: PM segue reforçada até próxima terça-feira
Segundo dia do exame acontecerá neste domingo e portões fecham às 13 horas em todo país; na Bahia, 376.352 alunos estão inscritos
Brasil registra aumento de 16,4% nas vendas de veículos em 2024
Relatório da Fenabrave destaca o crescimento nas vendas de automóveis e motocicletas
Black Friday agora é Black November
Artigo reúne dicas de segurança contra golpes, falsos descontos e fraudes