Trump lidera numericamente Kamala Harris na disputa pela Casa Branca, aponta pesquisa

Jornal revelou que bilionário Elon Musk, apoiador do republicano, mantém conversas secretas com Vladmir Putin


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 25/10/2024 17:10 Internacional
Trump lidera numericamente Kamala Harris na disputa pela Casa Branca, aponta pesquisa - Reprodução / CNN

A nova pesquisa presidencial do Wall Street Journal (WSJ) aponta que Donald Trump está à frente de Kamala Harris por uma margem estreita de dois pontos percentuais, com 47% de preferência dos eleitores contra 45% da vice-presidente. Em comparação, o levantamento de agosto do WSJ mostrava Harris com uma ligeira vantagem de dois pontos. Ambas as margens se encontram dentro da margem de erro, indicando que a liderança de qualquer um dos candidatos ainda não é definitiva.

A análise das tendências eleitorais mostra um aumento na aceitação da agenda econômica de Trump em contraste com o desempenho de Harris. Os eleitores têm uma visão mais positiva do ex-presidente e sua política econômica, com uma vantagem de dez pontos de avaliação favorável para Trump, enquanto o plano econômico de Harris enfrenta uma recepção negativa, superando as visões positivas em quatro pontos percentuais.

A percepção sobre Kamala Harris se tornou mais desfavorável entre os eleitores, refletindo um aumento de oito pontos percentuais nas avaliações negativas, agora em 53%, contra 45% de avaliação favorável. Essa alteração coincide com o aumento da exposição de Harris em campanhas publicitárias e eventos, embora parte dos eleitores expresse desaprovação crescente em relação a seu desempenho como vice-presidente.

Em avaliação de desempenho no cargo, Harris enfrenta a taxa de desaprovação mais alta registrada em pesquisas anteriores realizadas pelo WSJ desde julho. A vice-presidente tem agora 54% de desaprovação e 42% de aprovação, refletindo uma tendência negativa que persiste desde o início de sua exposição como principal representante do Partido Democrata nas eleições.

Donald Trump, por outro lado, viu sua popularidade se elevar à medida que os eleitores resgatam memórias positivas de seu mandato. A avaliação do ex-presidente alcança 52% de aprovação contra 48% de desaprovação, uma mudança favorável que marca uma diferença de quatro pontos, contrastando com a desaprovação de Harris.

Elon Musk conversa com Putin secretamente

Paralelamente ao cenário eleitoral, o jornal WSJ destacou que Elon Musk, um dos apoiadores mais influentes de Trump e empresário da área espacial, tem mantido comunicações regulares com o presidente russo Vladimir Putin desde o fim de 2022. Esse relacionamento entre Musk e Putin, que abrange temas geopolíticos e tecnológicos, tem gerado preocupações entre autoridades dos EUA em relação à segurança nacional, especialmente devido ao envolvimento de Musk com o Pentágono e a Nasa.

As conversas entre Musk e Putin, segundo fontes do WSJ, cobrem desde questões de tecnologia espacial até geopolítica. Em um dos episódios relatados, Putin teria solicitado que Musk não ativasse o serviço de internet via satélite Starlink sobre Taiwan, atendendo a uma demanda do presidente chinês, Xi Jinping, aliado de Moscou.

Musk, que possui a SpaceX, principal parceira do Pentágono e Nasa para lançamentos de foguetes, estaria, conforme o WSJ, cotado para assumir um cargo no governo de Trump, caso o republicano vença as eleições. Esse fato é visto com cautela por autoridades dos EUA, que monitoram as potenciais implicações de tal proximidade entre o empresário e o governo russo.

Ainda de acordo com a reportagem, Musk manteve um diálogo contínuo com altos funcionários russos, incluindo Sergei Kiriyenko, primeiro vice-chefe de gabinete de Putin e alvo de sanções do Departamento de Justiça dos EUA por ações de desinformação contra a Ucrânia. A aproximação de Musk com figuras de alta influência russa levanta receios entre membros do governo norte-americano, dado o contexto geopolítico adverso.

Embora Musk tenha demonstrado apoio à Ucrânia no início da guerra, oferecendo terminais Starlink a Kiev, o uso recente desse sistema pelas forças russas para coordenar operações de drones gerou tensões. Autoridades do Pentágono revelaram que, em colaboração com a Ucrânia e o Starlink, têm buscado maneiras de neutralizar essa questão.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou ao WSJ que, oficialmente, a única conversa entre Musk e Putin ocorreu por telefone, abordando “espaço e tecnologias atuais e futuras”. Peskov assegurou que nem Putin nem outros oficiais mantêm diálogo regular com o empresário norte-americano, embora, em 2022, Musk tenha declarado em redes sociais que conversara com Putin em 2021 sobre temas espaciais.

A biografia de Musk, escrita por Walter Isaacson, também revela que o empresário esteve em Moscou em 2002 para negociar a aquisição de foguetes para a SpaceX, o que mostra uma conexão antiga entre Musk e figuras de influência na Rússia, intensificando as especulações sobre o impacto de tais contatos no contexto das atuais eleições.

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Salvador Boat Show: cerca de 8 mil pessoas devem participar de 1° evento flutuante do Nordeste -
Negócios 08/11/2024 às 09:05

Salvador Boat Show: cerca de 8 mil pessoas devem participar de 1° evento flutuante do Nordeste

Com mais de 30 embarcações em exposição, iniciativa pioneira acontece até domingo, na Bahia Marina, na capital baiana


Operação Enem 2024: PM segue reforçada até próxima terça-feira -
Cidades 08/11/2024 às 08:40

Operação Enem 2024: PM segue reforçada até próxima terça-feira

Segundo dia do exame acontecerá neste domingo e portões fecham às 13 horas em todo país; na Bahia, 376.352 alunos estão inscritos


Brasil registra aumento de 16,4% nas vendas de veículos em 2024 -
Negócios 08/11/2024 às 08:20

Brasil registra aumento de 16,4% nas vendas de veículos em 2024

Relatório da Fenabrave destaca o crescimento nas vendas de automóveis e motocicletas


Black Friday agora é Black November -
Artigos 08/11/2024 às 08:00

Black Friday agora é Black November

Artigo reúne dicas de segurança contra golpes, falsos descontos e fraudes


Brasil tem maior queda em emissões de gases de efeito estufa em 15 anos, aponta levantamento -
Cidades 08/11/2024 às 07:30

Brasil tem maior queda em emissões de gases de efeito estufa em 15 anos, aponta levantamento

Dados são do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima


Simm oferece 104 vagas de emprego e estágio nesta sexta-feira em Salvador -
Cidades 08/11/2024 às 07:00

Simm oferece 104 vagas de emprego e estágio nesta sexta-feira em Salvador

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho


Pré-Flita reúne estudantes e escritores durante atividades culturais em Aratuípe -
Cultura 07/11/2024 às 23:30

Pré-Flita reúne estudantes e escritores durante atividades culturais em Aratuípe

Quarta edição da Festa Literária acontece entre os dias 27 e 1° de dezembro


Polícia argentina prende três suspeitos pela morte de Liam Payne, ex-One Direction -
Internacional 07/11/2024 às 23:00

Polícia argentina prende três suspeitos pela morte de Liam Payne, ex-One Direction

Entre os detidos está um empresário argentino, um traficante e um funcionário de manutenção do hotel onde Payne estava hospedado


Preço das passagens aéreas domésticas cai 14,7% em setembro, aponta Anac -
Cidades 07/11/2024 às 22:40

Preço das passagens aéreas domésticas cai 14,7% em setembro, aponta Anac

Diminuição dos preços está diretamente ligada à queda no custo do querosene de aviação (QAV)


Réveillon dos Quereres, em Baixio, inicia venda de ingressos avulsos e minicombos -
Cultura 07/11/2024 às 22:20

Réveillon dos Quereres, em Baixio, inicia venda de ingressos avulsos e minicombos

Com o tema ‘O intocado toca a alma’, a segunda edição da festa acontece entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, reunindo quatro moods de experiências