Trump admite ter sido ‘sarcástico’ ao prometer resolver guerra em 24 horas

Presidente esclarece suas declarações sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e o papel que acredita desempenhar no conflito


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 16/03/2025 20:30 • Internacional
Trump admite ter sido ‘sarcástico’ ao prometer resolver guerra em 24 horas - Reprodução/Instagram @therealdonaldtrump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que foi “um pouco sarcástico” ao afirmar, em diversas ocasiões, que resolveria a guerra entre a Rússia e a Ucrânia em 24 horas. A declaração foi feita durante uma entrevista no programa de televisão “Full Measure” na última sexta-feira (14), e causou repercussão, já que Trump havia reiterado a promessa enquanto ainda era candidato à presidência. A afirmação, que se tornou um tema recorrente de sua campanha, foi inicialmente feita no contexto de suas ambições de pôr fim ao conflito de maneira rápida e decisiva.

Em seu esclarecimento, Trump declarou que, apesar de ter sido sarcástico, sua intenção era expressar o desejo de resolver o problema. 

“Bem, eu estava sendo um pouco sarcástico quando disse isso”, afirmou, tentando suavizar o impacto de suas palavras. 

“O que eu realmente quero dizer é que gostaria de resolver o problema e, eu acho, eu acho que vou ser bem-sucedido”, completou o presidente, transmitindo confiança em sua capacidade de mediar um acordo de paz entre as duas potências envolvidas no conflito.

Afirmações de Trump e histórico de promessas exageradas

Trump tem sido conhecido por suas afirmações amplificadas e promessas ousadas durante sua presidência e campanha eleitoral. A declaração sobre resolver a guerra entre a Rússia e a Ucrânia em um período tão curto de tempo é apenas uma das várias observações feitas por ele ao longo dos anos. Em 2023, durante uma entrevista à CNN, Trump afirmou.

“Estão morrendo, russos e ucranianos. Eu quero que eles parem de morrer. E eu farei isso – farei isso em 24 horas.” Tal comentário gerou controvérsias

Em um debate eleitoral de setembro, Trump reiterou a mesma promessa, dizendo que, se fosse eleito, seria capaz de resolver o conflito “antes mesmo de me tornar presidente”. Ele explicou que, uma vez no cargo, sua estratégia seria intermediar conversas diretas entre os líderes russos e ucranianos, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo e iniciar um processo de paz. Embora Trump tenha sido enfático nas suas afirmações, o tempo demonstrou a complexidade da guerra e a dificuldade de estabelecer um acordo de paz rápido.

Missão do enviado especial dos EUA e a expectativa de Trump sobre Putin

Ainda assim, Trump permanece confiante de que, como presidente, ele poderia influenciar os envolvidos e encontrar uma solução para o impasse. Recentemente, o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, esteve em Moscou realizando negociações sobre um cessar-fogo proposto pelos EUA. O governo ucraniano aceitou a proposta, o que gerou esperança de que as negociações possam avançar. No entanto, a resposta da Rússia ainda está em aberto, e muitos questionam se Putin está realmente disposto a aceitar a proposta.

Trump, em sua entrevista, foi questionado sobre qual seria o plano caso o presidente russo, Vladimir Putin, rejeitasse o cessar-fogo. Sua resposta foi direta.

 “Más notícias para este mundo, porque muitas pessoas estão morrendo”. No entanto, ele se manteve otimista, afirmando que acredita conhecer bem Putin e que o presidente russo acabaria concordando com a proposta de paz. 

“Eu acho que ele vai concordar. Acho que o conheço muito bem e acho que ele vai concordar”, completou Trump.

Discussões EUA-Ucrânia sobre Fim da Guerra após Grande Ataque de Drones

Diplomatas de alto escalão da Ucrânia e dos Estados Unidos se reuniram na terça-feira (11), em Jedá, na Arábia Saudita, para discutir alternativas visando o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia, que já dura três anos. O encontro ocorreu logo após o maior ataque com drones lançado pela Rússia contra o território ucraniano desde o início da invasão, com a força aérea ucraniana informando o lançamento de 126 drones Shahed, além de outros artefatos e um míssil balístico. A Ucrânia, por sua vez, intensificou sua ofensiva aérea, abatendo 337 drones, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia.

A maioria dos drones russos foi interceptada nas regiões de Kursk e Moscou, ambas próximas à fronteira ucraniana. O ataque aéreo resultou em três mortos e 18 feridos, incluindo três crianças. Os diplomatas, enquanto isso, continuavam suas discussões sobre possíveis soluções para o conflito, com os Estados Unidos sinalizando expectativas positivas para as negociações.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global -
Política 25/04/2025 às 23:00

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global

Deputado cobra protagonismo diplomático e sugere uso estratégico do banco do bloco em meio a tensões comerciais com EUA


Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia -
Cultura 25/04/2025 às 22:30

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia

Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios


Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares -
Saúde 25/04/2025 às 22:00

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares

Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional


Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000 -
Esporte 25/04/2025 às 21:40

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000

Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro


Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano -
Internacional 25/04/2025 às 21:20

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano

Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes


Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista -
Política 25/04/2025 às 21:10

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista

Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas


Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio -
Cidades 25/04/2025 às 20:29

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025


ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’ -
Política 25/04/2025 às 20:02

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’

Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras


Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma -
Internacional 25/04/2025 às 19:43

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma

Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos


‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão -
Política 25/04/2025 às 19:21

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão

Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado