‘Teerã vai queimar’, diz Israel após ataques com mísseis; Irã ameaça EUA, Reino Unido e França
Israel ataca instalações nucleares do Irã e ameaça Teerã; Irã reage e alerta EUA, Reino Unido e França sobre retaliação

Em uma escalada sem precedentes, as Forças Armadas de Israel declararam neste sábado (14) que o Irã se tornou sua nova frente principal de combate. Gaza, que até então era o foco da ofensiva, passou a ser considerada uma “posição secundária”. A mudança aumenta o risco de um conflito regional envolvendo potências como Estados Unidos, Reino Unido e França.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que, diante de novos ataques iranianos, a capital Teerã poderá ser “completamente destruída”. “Se Khamenei continuar disparando mísseis, Teerã vai queimar”, disse o ministro, referindo-se ao líder supremo do Irã.
Nas últimas 24 horas, Israel lançou uma ofensiva sem precedentes em solo iraniano, atingindo mais de 200 instalações nucleares e militares. Segundo autoridades israelenses, nove cientistas ligados ao programa nuclear iraniano foram mortos, além da cúpula militar do país. A imprensa estatal iraniana relatou a morte de ao menos 60 pessoas, incluindo 20 crianças, após bombardeios em áreas residenciais de Teerã.
O Irã respondeu lançando mísseis contra Israel, matando duas pessoas e ferindo 19, segundo o Times of Israel. Em resposta, Israel confirmou ter atacado a instalação nuclear de Fordow, localizada em uma base da Guarda Revolucionária, a quase meio quilômetro sob uma montanha. O Irã afirmou que já havia removido os equipamentos do local antes da ofensiva.
Apesar da destruição nos arredores, autoridades iranianas classificaram os danos como “administráveis”. A instalação abriga centrífugas utilizadas no enriquecimento de urânio, ponto crítico para o desenvolvimento de armas nucleares.
Israel divulgou imagens dos bombardeios e declarou que manterá o foco em alvos estratégicos, como bases militares, lançadores de mísseis balísticos, cientistas e oficiais de alto escalão. Segundo Tel Aviv, os ataques continuarão pelo tempo necessário.
O governo iraniano classificou as ações de Israel como “declaração de guerra”. Em pronunciamento oficial, o Irã alertou os Estados Unidos, o Reino Unido e a França: qualquer tentativa de interferência para impedir a retaliação iraniana poderá resultar em ataques a bases e embarcações ocidentais na região.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que apoiará a defesa de Israel. Relatos da imprensa norte-americana indicam que forças americanas já teriam ajudado a interceptar mísseis e drones iranianos. O presidente francês, Emmanuel Macron, também prometeu apoio ao país israelense.
Por sua vez, o Reino Unido afirmou que não participou de ações militares, embora tenha pedido moderação às partes envolvidas.
Em reunião no Conselho de Segurança da ONU, o diplomata americano McCoy Pitt foi direto: “As consequências para o Irã serão terríveis caso qualquer aliado ou base americana seja atacado”.
Glaucia Farias
Mais Lidas
Putin desafia EUA e diz que Brics lidera nova ordem mundial
Internacional
Putin desafia EUA e diz que Brics lidera nova ordem mundial
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro