Rússia ataca Ucrânia com drones após conversa entre Putin e Trump sobre cessar-fogo
Presidente da Ucrânia classificou ação como indicativo de que Moscou não tem intenção real de encerrar guerra

A Rússia lançou, na madrugada desta quarta-feira (19), uma série de ataques com drones contra a Ucrânia, atingindo áreas civis e danificando um hospital em Sumy. Os bombardeios ocorreram horas depois de uma conversa, nesta última terça-feira (18), entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre um possível cessar-fogo no conflito.
Tensão na guerra
Apesar de um acordo parcial para interromper ataques à infraestrutura energética ucraniana, os bombardeios continuaram. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, classificou a ação como um indicativo de que Moscou não tem intenção real de encerrar a guerra.
“Isso confirma que devemos continuar pressionando a Rússia em prol da paz”, afirmou Zelenski na terça-feira (18).
“Somente uma interrupção real dos ataques à infraestrutura civil pode sinalizar um desejo genuíno de acabar com essa guerra”, acrescentou.
A Casa Branca descreveu a conversa entre Trump e Putin como um primeiro passo para negociações de paz, que podem incluir um cessar-fogo marítimo no Mar Negro. No entanto, não houve sinais de que o Kremlin tenha recuado de suas exigências para um acordo definitivo, que são rejeitadas por Kiev.
Drones atingem infraestrutura civil e hospital na Ucrânia
Logo após a ligação entre os dois líderes, sirenes de ataque aéreo soaram em Kiev, seguidas por explosões em diversas regiões do país. Segundo autoridades ucranianas, drones russos atacaram infraestruturas civis em Kiev, Zhytomyr, Sumy, Chernihiv, Poltava, Kharkiv, Kirovohrad, Dnipropetrovsk e Cherkasy.
O Ministério da Defesa russo afirmou que suas forças de defesa aérea interceptaram 57 drones ucranianos sobre o Mar de Azov e diversas regiões russas. Na região de Krasnodar, próximo à Crimeia – anexada pela Rússia em 2014 –, um ataque com drones teria provocado um incêndio em um depósito de petróleo.
Zelenski busca esclarecimentos com Trump
Diante da escalada do conflito, o presidente ucraniano Zelenski anunciou que pretende conversar diretamente com Trump para obter detalhes sobre o diálogo com Putin. “Hoje, farei contato com o presidente Trump”, declarou durante entrevista coletiva em Helsinque, ao lado do presidente da Finlândia, Alexander Stubb.
O líder ucraniano criticou a promessa russa de cessar ataques à infraestrutura elétrica do país, destacando que os bombardeios recentes contradizem essa suposta trégua.
Estados Unidos avaliam novas sanções contra a Rússia
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que Washington pode impor sanções mais severas contra Moscou para pressionar Putin a negociar um cessar-fogo. Em entrevista à Fox Business na terça-feira (18), Bessent revelou que Trump pediu uma reavaliação do regime de sanções, incluindo possíveis medidas contra o Irã.
“Antes, o regime de sanções estava minando a reserva do dólar”, disse o secretário, ressaltando que o governo dos EUA está adotando um modelo de pressão máxima contra Teerã para forçar negociações.
Em relação às tarifas recíprocas programadas para 2 de abril, Bessent afirmou que países considerados “piores parceiros comerciais” dos EUA estão buscando acordos com Trump para evitar retaliações. Com os ataques contínuos e a falta de um acordo concreto entre Rússia e Ucrânia, o cenário de guerra segue sem perspectivas de resolução a curto prazo.
Redação
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados