Papa Leão XIV emociona fiéis e clama por cessar-fogo em Gaza e paz global
Em sua primeira oração dominical, potífice destaca riscos de guerra mundial fragmentada, cita conflitos na Ásia e homenageia mães no Vaticano

O papa Leão XIV usou sua primeira oração dominical para pedir paz na Ucrânia e um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, neste domingo (11), o novo papa evocou memórias da Segunda Guerra Mundial e alertou para os riscos de um cenário global cada vez mais fraturado por confrontos armados.
Ainda durante sua primeira missa dominical como o novo líder da Igreja Católica, Leão XIV trouxe palavras de seu antecessor, o papa Francisco, ao comparar a situação dos conflitos internacionais com uma terceira guerra mundial. “No cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada, como várias vezes afirmou o Papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais”, afirmou.
Apelo pela paz na Ucrânia e em Gaza
Durante a oração Regina Caeli, tradicionalmente substitutiva do Angelus no tempo pascal, o pontífice demonstrou preocupação com o sofrimento do povo ucraniano. Pediu negociações urgentes que conduzam a uma paz “autêntica, justa e duradoura”, além da libertação de todos os prisioneiros e o retorno das crianças deportadas.
Ao se referir à situação em Gaza, Leão XIV mencionou um ataque israelense ocorrido ainda neste domingo, que resultou na morte de dez pessoas, entre elas quatro crianças, na cidade de Khan Yunis. O papa também lembrou dos israelenses ainda mantidos pelo grupo Hamas.
“Estou profundamente triste com o que acontece na Faixa de Gaza. Que haja cessar-fogo imediato, que seja oferecida ajuda humanitária à sofrida população civil e que sejam libertados todos os reféns”, disse.
Conflitos na Ásia
Ainda no discurso, que durou 12 minutos, o Papa continuou comentando sobre os conflitos que vêm ocorrendo no mundo e citou a situação envolvendo a Índia e o Paquistão, comentando positivamente a recente trégua na região da Caxemira, dizendo ainda que espera que um acordo seja firmado para que o conflito seja encerrado de forma pacífica.
“Quantos outros conflitos existem no mundo? Confio à Rainha da Paz esse meu apelo, para que ela o apresente ao Senhor Jesus para obter o milagre da paz”, rezou o líder religioso.
Ao longo dos 12 minutos de seu discurso, Leão XIV repetiu a palavra “paz” dez vezes, ressaltando o papel do Vaticano como ator diplomático em busca dessa paz.
Homenagens às mães e tradição apostólica
Em meio aos apelos geopolíticos, o papa também dedicou parte de sua fala ao Dia das Mães, celebrado neste domingo em diversos países.
“Mando uma querida saudação a todas as mães, por elas e por aquelas que já estão no céu: feliz Dia das Mães a todas as mães”, declarou, gerando comoção entre os presentes.
Mais cedo, Leão celebrou uma missa privada nas grutas da Basílica de São Pedro, ao lado do superior de sua ordem agostiniana, o reverendo Alejandro Moral Anton. O local é reconhecido como o tradicional túmulo do apóstolo Pedro, considerado o primeiro papa da história da Igreja.
Agenda de compromissos
Desde sua eleição, na quinta-feira (9), Leão XIV tem mantido uma agenda discreta, mas carregada de simbolismo. Na sexta (10), celebrou sua primeira missa na Capela Sistina para os cardeais eleitores, e no sábado visitou um santuário nos arredores de Roma, encerrando o dia em oração diante do túmulo de seu antecessor, o Papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Durante esses primeiros dias de pontificado, Leão afirmou esperar “trazer luz às noites escuras deste mundo”, sinalizando o desejo de liderar a Igreja com foco em valores cristãos universais como solidariedade, empatia e diálogo.
Mais Lidas
Internacional
Avião cai após decolagem na Índia com 242 pessoas a bordo
Terremoto de magnitude 6,3 atinge centro da Colômbia
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos; previsão indica mau tempo até a próxima semana

Falha técnica interrompe operação da Linha 1 do metrô de Salvador e obriga passageiros a caminhar pelos trilhos
Problema ocorreu próximo à estação Bom Juá e causou aglomeração nas plataformas; governo lançou novo trecho entre Lapa e Campo Grande

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado