Papa Leão XIV cobra diálogo entre Israel e Irã e alerta sobre risco nuclear
O conflito, iniciado com ataques israelenses contra instalações militares iranianas, já resultou em 81 mortes confirmadas

O Papa Leão XIV fez um apelo público, neste sábado (14), para que Israel e Irã atuem com responsabilidade diante da escalada de violência que já provocou dezenas de mortes nos dois países. Em sua primeira Audiência Jubilar como líder da Igreja Católica, realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice expressou preocupação com os novos ataques e defendeu a construção de um caminho de reconciliação.
“Ninguém jamais deve ameaçar a existência de outro. É dever de todos os países apoiar a causa da paz”, afirmou. Para Leão XIV, esse compromisso deve incluir o fomento a soluções que garantam segurança e dignidade para todos os povos, inclusive em meio a tensões armadas.
O Papa criticou o avanço de atitudes guiadas por impulsos destrutivos e apelou ao bom senso dos líderes regionais. “Peço razão para não cederem à fúria cega”, disse. Segundo ele, a comunidade internacional precisa agir para conter o conflito e promover negociações que preservem vidas.
Leão XIV também reforçou o chamado para eliminar o risco nuclear nas disputas entre nações. Durante o discurso, ele declarou ser necessário construir um mundo mais seguro e livre da ameaça nuclear, com base em encontro respeitoso e diálogo sincero. O líder da Igreja ressaltou que a paz deve ser duradoura e fundamentada na justiça, fraternidade e no bem comum.
Conflito entre Israel e Irã já deixou 81 mortos
As forças armadas de Israel alertaram para novos ataques contra o Irã, como resposta aos bombardeios sofridos na sexta-feira. O conflito, iniciado com ataques israelenses contra instalações militares iranianas, já resultou em 81 mortes confirmadas, segundo informações oficiais dos dois países.
O ataque conduzido por Israel utilizou drones e aviões para destruir instalações estratégicas e eliminar alvos importantes ligados ao programa nuclear do Irã. De acordo com o embaixador iraniano na Organização das Nações Unidas (ONU), Amir Saeid Iravani, 78 pessoas morreram e mais de 320 ficaram feridas. Ele responsabilizou os Estados Unidos por dar suporte às ações de Israel.
A retaliação iraniana ocorreu no fim da tarde de sexta (horário local), com o lançamento de drones e mísseis balísticos contra cidades israelenses, incluindo Tel Aviv, centro financeiro do país. Segundo autoridades de Israel, os ataques deixaram três mortos e dezenas de feridos.
Negociações nucleares impactadas pela ofensiva
A origem da nova ofensiva está na percepção do governo israelense de que o Irã se aproximava da construção de uma arma nuclear. Apesar disso, análises de especialistas e do próprio governo norte-americano indicavam que Teerã não estava ativamente desenvolvendo o armamento no momento dos ataques.
A escalada armada também interferiu diretamente nas negociações entre os Estados Unidos e o Irã, que vinham sendo retomadas. Os dois países tinham um encontro previsto para o domingo, 15, com o objetivo de discutir os termos de um novo acordo nuclear, mas o avanço das hostilidades comprometeu o ambiente para diálogo.
Apelo pelo fim da violência e busca pela paz
As declarações do Papa Leão XIV refletem o posicionamento tradicional do Vaticano diante de conflitos armados, especialmente os que envolvem riscos nucleares e a vida de civis. O pontífice enfatizou que é responsabilidade de todos os países buscar soluções diplomáticas e abandonar práticas que resultem em sofrimento coletivo.
“A paz duradoura se constrói com justiça, fraternidade e bem comum”, concluiu, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro. A fala ocorre em um momento de alta tensão no Oriente Médio e reforça o papel da Igreja como mediadora moral em conflitos internacionais.
Mais Lidas
Putin desafia EUA e diz que Brics lidera nova ordem mundial
Internacional
Putin desafia EUA e diz que Brics lidera nova ordem mundial
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro