A primeira missão do Programa Polaris Dawn, organizada pela SpaceX, teve seu lançamento mais uma vez adiado. O objetivo da missão é testar tecnologias que possibilitem levar civis ao espaço e realizar uma “caminhada” de astronautas fora da Terra. Este é o segundo adiamento, motivado novamente por condições meteorológicas desfavoráveis.
Através de uma postagem na rede social X, antiga Twitter, a SpaceX anunciou a suspensão do lançamento, que estava programado para a madrugada desta quarta-feira (28). “Devido às previsões meteorológicas desfavoráveis para as áreas de aterrissagem do Dragon no largo da costa da Flórida, estamos suspendendo as oportunidades de lançamento do Falcon 9 do Polaris Dawn esta noite e amanhã”, informou a empresa.
As equipes da SpaceX seguem monitorando o clima, aguardando condições adequadas para a decolagem e retorno da missão.
Anteriormente, o lançamento estava agendado para a madrugada da última terça-feira (27), mas problemas técnicos causaram o primeiro adiamento. A missão, quando iniciada, marcará a primeira vez desde a era Apollo, na década de 1970, que seres humanos estarão a cerca de 1,4 mil quilômetros da Terra.
A SpaceX também se tornará a primeira empresa privada a realizar uma caminhada espacial com a cápsula Dragon totalmente despressurizada, um marco significativo para o turismo espacial.
Além desse feito inédito, a missão tem como objetivo realizar pesquisas médicas sobre os efeitos da altitude extrema no corpo humano e testar a conexão de internet via raios laser no espaço.
O Programa Polaris Dawn é financiado pelo bilionário Jared Isaacman, que também é piloto e astronauta, em parceria com a SpaceX, liderada por Elon Musk.
Leia também:
Ronnie Lessa afirma que envolvidos na morte de Marielle Franco são de ‘alta periculosidade’