Lula rebate Trump e condena ideia de controle dos EUA sobre Gaza
Petista condena declarações do presidente americano e defende soberania palestina

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou, nesta quarta-feira (5), as declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, de que vai tomar o controle da Faixa de Gaza. Segundo o petista, a afirmação do republicano é “praticamente incompreensível para qualquer ser humano”.
“Assumiremos o controle, será nossa”, disse Trump, nesta terça-feira (4), ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que está visitando os EUA.
Lula condena declarações de Trump
O presidente brasileiro ainda questionou a capacidade dos Estados Unidos de gerir a Faixa de Gaza, defendendo que a região continue sob supervisão dos palestinos. Lula também pediu que os EUA deixem “os outros países em paz” e caracterizou a ação de Israel como um genocídio.
“Os EUA participaram do incentivo de tudo o que Israel fez na Faixa de Gaza. Então, não faz sentido o presidente dos EUA dizer que vai ocupar Gaza. E os palestinos vão para onde? Onde vão viver? É praticamente incompreensível para qualquer ser humano. As pessoas precisam parar de falar aquilo que vem à cabeça e falar o que é razoável”, declarou Lula em entrevista a rádios mineiras.
Trump declara que assumirá Faixa de Gaza
Na capital norte-americana, Washington, Donald Trump recebeu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Durante o encontro na Casa Branca, o republicano reafirmou sua opinião a favor de um deslocamento em massa de palestinos para fora de Gaza e disse que quer que os EUA assumam o controle da região.
Na coletiva, Trump afirmou que pretende reconstruir o território depois de reassentar os palestinos em outra região, declarando ainda que os EUA irão trabalhar para desenvolver economicamente a área após limpar os edifícios destruídos.
“Os EUA tomarão conta da Faixa de Gaza, nós faremos um trabalho com ela. Nós a possuiremos e seremos responsáveis por desmantelar todas as bombas perigosas não detonadas e outras armas no local […] Eu vejo uma posição de propriedade de longo prazo. Todos com quem conversei adoram a ideia de os Estados Unidos possuírem aquele pedaço de terra”, declarou o presidente norte-americano.
Por sua vez, Netanyahu, que chamou Trump de “maior amigo de Israel”, mostrou-se favorável às declarações do republicano, chamando a ideia de “um futuro diferente para aquele pedaço de terra”. Antes da coletiva, ambos os líderes se reuniram no Salão Oval, onde Trump sugeriu que os palestinos fossem enviados para a Jordânia e o Egito, onde seriam realocados, apesar de ambos os países já terem rejeitado a ideia do presidente norte-americano.
Aliados e rivais criticam Trump
Após anunciar que assumiria a Faixa de Gaza e que os mais de 2,2 milhões de habitantes do território deveriam ser realocados, Donald Trump foi criticado por países aliados e adversários dos Estados Unidos. Além de Egito e Jordânia, outros importantes parceiros dos norte-americanos rejeitaram a ideia, como foi o caso da Arábia Saudita, que reiterou sua “posição firme, constante e inabalável” na criação de um Estado palestino independente.
Já o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou que o país apoia há muito tempo a solução de dois Estados no Oriente Médio e que esse posicionamento não foi alterado.
Negociações com Hamas
Em meio a um cessar-fogo com o grupo Hamas, em vigor desde 19 de janeiro, o premiê israelense deu crédito a Trump sobre as negociações pelo fim do conflito em Gaza. Netanyahu não chegou a mencionar a equipe de Joe Biden, que esteve à frente das negociações pela trégua.
Ainda no encontro com Trump, o líder israelense informou que enviará uma delegação ao Catar para continuar as negociações indiretas com o Hamas, que estão sendo mediadas pelo país árabe. Netanyahu também comentou que vai convocar seu gabinete de segurança para discutir as demandas de Israel para a próxima fase do cessar-fogo quando retornar a Israel.
Mais Lidas
Internacional
Donald Trump revoga status legal temporário de 530 mil migrantes
Bombardeio israelense deixa 235 mortos em Gaza e ameaça cessar-fogo
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio