Lula liga para Putin e pede participação da Rússia em nova rodada de negociações de paz com Ucrânia
Líder brasileiro reforçou que presença do presidente russo poderia fortalecer processo de diálogo com governo ucraniano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quarta-feira (14), por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e parabenizou o governo russo pela proposta de abertura de negociação com a Ucrânia visando o fim do conflito armado, que já dura três anos. As informações são da Agência Brasil.
Durante a conversa, Lula reiterou o compromisso do Brasil com a busca pela paz e se colocou à disposição para colaborar com qualquer iniciativa que favoreça o entendimento entre os dois países envolvidos na guerra. A sugestão do presidente brasileiro é que Putin participe pessoalmente da reunião de negociação prevista para esta quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia.
O líder brasileiro, segundo informações do Planalto, reconheceu que a formação das delegações negociadoras é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado, mas reforçou que a presença de Putin poderia fortalecer o processo de diálogo com o governo ucraniano.
Grupo de Amigos da Paz e apoio da China
A iniciativa de Lula também foi compartilhada com o presidente da China, Xi Jinping, durante conversa bilateral recente. O encontro resultou em uma declaração conjunta entre Brasil e China em apoio a soluções pacíficas para a guerra.
Na declaração, os dois países expressam “expectativa de que as partes possam alcançar um entendimento que viabilize o início de negociações frutíferas“. A nota destaca a necessidade de uma solução política duradoura e justa, que contemple as preocupações legítimas de ambos os lados.
Lula enfatizou o papel do Grupo de Amigos da Paz e dos países do Sul Global como atores relevantes na intermediação do conflito e reiterou a intenção do Brasil em liderar iniciativas diplomáticas pela paz.
Comitiva russa será liderada por conselheiro de Putin
A reunião em Istambul deverá contar com a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Do lado russo, a delegação será liderada pelo conselheiro Vladimir Medinsky, acompanhado de outros funcionários.
Lula afirmou que a sugestão para que ele interviesse junto ao presidente russo partiu do chanceler ucraniano, Andrii Sibiha, que fez um apelo ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
“Eu, quando parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: ô, companheiro Putin, vá até Istambul negociar, porra. Não custa nada“, declarou Lula a jornalistas, antes de deixar Pequim.
Pedido por trégua de 30 dias também foi feito
Segundo o presidente brasileiro, ele já havia abordado o tema da guerra durante visita recente a Moscou, quando participou da celebração do Dia da Vitória soviética. No jantar com Putin, Lula transmitiu outro pedido ucraniano para que a Rússia aceitasse uma trégua de 30 dias.
“O ministro Mauro Vieira me passou um pedido do Zelensky, para dizer se você aceitaria a paz, eu disse para o Putin. E o Putin disse textualmente, ‘eu topo discutir isso‘”, afirmou o presidente.
O Itamaraty não confirmou oficialmente a ligação entre Lula e Putin, mas a imprensa russa deu destaque ao retorno do presidente brasileiro a Moscou, mesmo que tenha sido para reabastecimento da aeronave presidencial.
Kremlin evita confirmar contato com presidente brasileiro
Questionado sobre a conversa, o Kremlin afirmou que não havia confirmação oficial. “No momento, não posso dizer nada sobre isso. Se os contatos forem acordados de alguma forma, nós o informaremos imediatamente“, disse em nota o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov.
Durante coletiva à imprensa brasileira em Pequim, Lula negou que a parada em Moscou tivesse outro objetivo além do abastecimento do avião, mas especulações sobre uma visita diplomática emergencial circularam nos bastidores.
Mais Lidas
Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel
Internacional
Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA
Conflito entre Israel e Irã entra no 9º dia sem trégua e preocupa ONU
Últimas Notícias

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos