A atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, concedeu, nesta quinta-feira (29), sua primeira entrevista aprofundada como candidata a presidente à imprensa. Durante conversa com a jornalista Dana Bash, da CNN, a democrata abordou as mudanças em suas políticas ao longo dos anos, adotando uma postura mais centrista, com foco nos eleitores independentes e moderados.
Em resposta a perguntas sobre as alterações em suas posições anteriores, como nas questões de imigração e fratura hidráulica, Kamala ressaltou a continuidade de seus valores. “Acho que o aspecto mais importante e mais significativo de minha perspectiva e decisões políticas é que os meus valores não mudaram”.
A vice-presidente destacou também a importância da crise climática. “Sempre acreditei que a crise climática é real, que é um assunto urgente”, disse a democrata, ressaltado que os Estados Unidos devem cumprir “prazos” em termos de emissões de gases do efeito estufa.
Israel
Ainda na entrevista, Kamala Harris reafirmou seu “compromisso inabalável” com a defesa de Israel, em resposta aos recentes ataques terroristas do Hamas no dia 7 de outubro, que resultaram na morte de 1,2 mil pessoas e na captura de 251 reféns. Ela reforçou a necessidade de um acordo que garanta a libertação dos reféns e um cessar-fogo que proteja tanto israelenses quanto palestinos.
“Essa guerra precisa acabar, e precisamos de um acordo para que os reféns sejam libertados”, afirmou.
Ela reiterou seu compromisso com uma solução de dois Estados, onde Israel e os palestinos possam coexistir em segurança e dignidade. “Continuo comprometida, desde 8 de outubro, que precisamos trabalhar na direção de uma solução de dois Estados, onde Israel estará seguro e, da mesma forma, os palestinos terão segurança, autodeterminação e dignidade. Vamos obter o cessar-fogo”.
A entrevista destacou a posição equilibrada de Kamala Harris, que busca conciliar suas mudanças políticas com seus valores fundamentais, enquanto reafirma seu compromisso com a segurança global e a paz no Oriente Médio.
Leia também:
Nova pesquisa feita nos Estados Pêndulos mostra Kamala Harris liderando a disputa presidencial
Missão Polaris Dawn da SpaceX enfrenta novo adiamento devido ao clima