Israelenses protestam contra Netanyahu e pedem eleições imediatas

Manifestantes exigem fim da guerra em Gaza que já dura há 8 meses e acusam primeiro-ministro de ter perdido controle


Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo 18/06/2024 11:24 • Internacional
Israelenses protestam contra Netanyahu e pedem eleições imediatas -

Milhares de israelenses foram às ruas de Jerusalém, nesta segunda-feira (17), para protestar contra o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, pedindo eleições imediatas e o fim da guerra em Gaza. Muitos israelenses acusam o governo de ter perdido o controle da guerra que já dura oito meses e exigem um acordo para parar o grupo terrorista Hamas devolver os reféns. Netanyahu nega as acusações e diz que mantém os melhores interesses do país em mente.

A polícia entrou em confronto com manifestantes fora da residência de Netanyahu, usando canhões de água contra aqueles que romperam as barreiras policiais. De acordo com a imprensa israelense, oito manifestantes foram presos.

O primeiro-ministro dissolveu, nesta segunda-feira, o gabinete de guerra encarregado de dirigir a guerra em Gaza, uma semana depois de um dos seus três membros ter renunciado ao governo de coligação de Netanyahu. Benny Gantz, um legislador da oposição, juntou-se ao gabinete de guerra nos primeiros dias do confronto como uma demonstração de unidade nacional. Ele abandonou a coalizão de governo há uma semana, após dar um ultimado a Netanyahu pedindo por um plano de pós-guerra para Gaza.

As principais políticas de guerra serão agora aprovadas exclusivamente pelo Gabinete de segurança de Netanyahu – um órgão maior que é dominado por linhas duras que se opõem à proposta de cessar-fogo apoiada pelos EUA e querem avançar com a guerra. A dissolução do gabinete de guerra distancia ainda mais Netanyahu dos políticos centristas mais abertos a um acordo de cessar-fogo com o Hamas.

A medida também dá a Netanyahu margem de manobra para prolongar a guerra e permanecer no poder. Os críticos de Netanyahu o acusam de adiar o fim do conflito em Gaza porque o fim da guerra significaria uma investigação sobre as falhas do governo em 7 de outubro e aumentaria a probabilidade de novas eleições quando a popularidade do primeiro-ministro for baixa.

“Viemos nos manifestar de novo, pela 50ª vez, estamos aqui, em Tel-Aviv, em todo lugar”, disse o manifestante Dror Katzman, “para nos livrarmos deste governo corrupto, que não liberta os reféns, que dirige a guerra de uma forma grosseira e é responsável pelo pior, pior ataque terrorista contra nós desde o Holocausto.”

Grandes protestos contra o governo ocorreram semanalmente nas noites de sábado. O protesto desta segunda-feira em Jerusalém foi liderado por muitos dos mesmos ativistas que comandaram os protestos contra Netanyahu e as suas tentativas de reformar o poder judicial em 2023.

Os manifestantes marcharam do lado de fora do Knesset, o parlamento de Israel, até a casa de Netanyahu carregando bandeiras israelenses e gritando frases antigovernamentais. “Por sua causa estamos morrendo, saiam de nossas vidas”, proclamava uma placa dos manifestantes, com uma foto de Netanyahu e marcas de mãos ensanguentadas. 

Outros fizeram referência aos 11 soldados mortos em Gaza no fim de semana, um dos mais mortíferos para os soldados israelenses em meses, segurando uma placa que dizia “Soldados combatentes recusam-se a ser mortos por causa de Bibi”, usando um apelido para Netanyahu.

Leia também:

Netanyahu dissolve gabinete de guerra e concentra decisões sobre Gaza no governo

Manifestantes bloqueiam autoestradas em Israel e exigem eleições antecipadas

Netanyahu admite ‘erro trágico’ em ataque que deixou 45 mortos no campo de refugiados de Rafah

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global -
Política 25/04/2025 às 23:00

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global

Deputado cobra protagonismo diplomático e sugere uso estratégico do banco do bloco em meio a tensões comerciais com EUA


Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia -
Cultura 25/04/2025 às 22:30

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia

Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios


Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares -
Saúde 25/04/2025 às 22:00

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares

Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional


Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000 -
Esporte 25/04/2025 às 21:40

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000

Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro


Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano -
Internacional 25/04/2025 às 21:20

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano

Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes


Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista -
Política 25/04/2025 às 21:10

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista

Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas


Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio -
Cidades 25/04/2025 às 20:29

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025


ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’ -
Política 25/04/2025 às 20:02

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’

Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras


Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma -
Internacional 25/04/2025 às 19:43

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma

Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos


‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão -
Política 25/04/2025 às 19:21

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão

Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado