Israel vai deportar Greta Thunberg, brasileiro e ativistas que tentavam levar ajuda humanitária a Gaza
Grupo é ligado à Coalizão Flotilha da Liberdade, que contesta o bloqueio imposto por Israel ao território palestino

O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou, nesta segunda-feira (9), que Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e outros ativistas serão deportados após serem detidos durante tentativa de entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O grupo é ligado à Coalizão Flotilha da Liberdade, que contesta o bloqueio imposto por Israel ao território palestino.
O barco Madleen, utilizado pelos ativistas, está sendo conduzido ao porto de Ashdod. “Existem maneiras de entregar ajuda à Faixa de Gaza — elas não envolvem selfies no Instagram”, declarou o governo israelense, que classificou a missão como uma “provocação midiática”.
Brasil e Suécia acompanham a situação dos detidos
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil declarou que acompanha com atenção a interceptação da embarcação e solicitou a libertação dos tripulantes.
“Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos”, afirmou o Itamaraty, que também pediu a remoção de restrições à entrada de ajuda humanitária em Gaza.
Já o governo sueco, por meio de seu Ministério das Relações Exteriores, disse estar em contato com autoridades israelenses e preparado para oferecer apoio consular a Greta Thunberg, se necessário.
Segundo Israel, todos os passageiros estão ilesos e devem ser repatriados aos seus países de origem. A imprensa local indicou que os detidos foram levados para Ashdod, onde autoridades israelenses pretendem exibir vídeos dos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixaram 1.200 mortos e mais de 250 reféns.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel criticou a ação dos ativistas, afirmando que o barco transportava “menos do que um caminhão de ajuda humanitária”. “Tentaram encenar uma provocação midiática com o único propósito de ganhar notoriedade”, afirmou a pasta, que descreveu o Madleen como um “iate de celebridades para selfies”.
Ativistas denunciam bloqueio e pedem apoio internacional
A Coalizão Flotilha da Liberdade, responsável pela ação, afirma que o bloqueio a Gaza é ilegal e acusou Israel de impedir ajuda simbólica composta por arroz e leite em pó. A bordo estavam cidadãos de Brasil, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Turquia. O grupo diz atuar com base em solidariedade internacional, sem vínculos com governos ou partidos.
O Hamas classificou a interceptação como “violação flagrante do direito internacional” e cobrou a libertação dos ativistas, responsabilizando Israel por sua segurança. A organização também pediu ação urgente das Nações Unidas para romper o bloqueio à Faixa de Gaza.
A Coalizão informou em comunicado que estava ciente do risco de interceptação e preparou-se para a ação israelense. “O Madleen é uma embarcação civil, desarmada e navegando em águas internacionais, transportando ajuda humanitária e defensores dos direitos humanos… Israel não tem o direito de obstruir nossos esforços”, declarou a porta-voz Hay Sha Wiya.
O bloqueio à Faixa de Gaza foi imposto por Israel em 2007 com o argumento de impedir o envio de armas ao Hamas. Em 2010, uma missão similar terminou com a morte de 10 pessoas após a abordagem ao navio Mavi Marmara.
Israel tem permitido entrada limitada de ajuda, com apoio logístico dos EUA e distribuição via Fundo Humanitário de Gaza. No entanto, grupos humanitários contestam a eficácia do modelo e denunciam escassez severa de alimentos. Segundo a ONU, os palestinos enfrentam “a escolha mais sombria: morrer de fome ou correr o risco de serem mortos tentando acessar alimentos”.
Mais Lidas
Putin desafia EUA e diz que Brics lidera nova ordem mundial
Internacional
Putin desafia EUA e diz que Brics lidera nova ordem mundial
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro