Furacão Oscar deixa ao menos seis mortos após passagem pelo leste de Cuba e vira tempestade tropical
Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, confirmou o número preliminar de vítimas
Reprodução / CNN Brasil
Ao menos seis pessoas morreram após a passagem do furacão Oscar pelo leste de Cuba nesta segunda-feira (21). Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), os ventos de Oscar alcançaram 65 km/h, e avançava em direção ao norte a 11 km/h. Oscar estava a cerca de 130 km ao noroeste de Guantánamo, na parte oriental de Cuba.
De acordo com informações da televisão estatal cubana, as seis mortes ocorreram em San Antonio Sur, uma localidade na província de Guantánamo. O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, confirmou o número preliminar de vítimas.
As autoridades meteorológicas relataram que Oscar provocou chuvas intensas, especialmente no leste de Cuba, com previsões de até 51 centímetros de precipitação em áreas isoladas. “Chuvas intensas”, comentou o meteorologista cubano José Rubiera, destacando que Oscar, que foi rebaixado a tempestade tropical, seguia em direção às Bahamas após deixar danos consideráveis na ilha.
O especialista em furacões Philippe Papin, do NHC, ressaltou a gravidade das precipitações causadas por Oscar e alertou sobre os riscos de inundações e deslizamentos de terra. “A principal preocupação são as fortes precipitações que estão ocorrendo em partes do leste de Cuba neste momento”, afirmou Papin, enfatizando a possibilidade de eventos catastróficos na área.
Michael Lowry, especialista em furacões, comentou que Oscar se destacou por ser o menor furacão já registrado, com um campo de ventos de apenas 10 km de diâmetro. Ele observou que nenhum modelo meteorológico previu a formação do furacão antes de sua chegada às Bahamas. “Não é comum ver um fracasso colossal na previsão de furacões”, disse Lowry em uma análise divulgada na segunda-feira.
Oscar atingiu a costa cubana no domingo, na província de Guantánamo, próximo à cidade de Baracoa, com ventos de 120 km/h. No sábado, a tempestade já havia impactado Gran Inagua, nas Bahamas, onde moradores foram evacuados devido aos danos causados às suas residências. Em Cuba, as províncias orientais relataram inundações em áreas baixas e chuvas intensas.
A imprensa cubana registrou ondas de até dois metros na costa e danos estruturais a telhados e muros em Baracoa. Meteorologistas previram que Oscar deixaria a costa norte de Cuba ainda na segunda-feira à noite e se aproximaria das Bahamas nas horas seguintes.
Como precaução, alertas de tempestade tropical foram emitidos para a costa norte de Las Tunas, Holguín e Guantánamo, além do sudeste das Bahamas. Cuba, que também enfrenta problemas com sua rede elétrica após um apagão generalizado na última sexta-feira, tenta restabelecer o serviço. Enquanto isso, a tempestade tropical Kristy se formou ao largo da costa do Pacífico mexicano, sem ameaçar áreas habitadas.
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Inep nega erro no Enamed e afirma que resultados dos cursos de medicina são válidos; 12 cursos na Bahia tiveram nota insatisfatória
Presidente do instituto reconhece falha pontual de comunicação, mas afirma que indicadores oficiais estão corretos
Morro de São Paulo consolida turismo nacional e registra avanço do público internacional em 2025
Relatório aponta predominância de brasileiros, público jovem-adulto e crescimento do turismo internacional no pós-pandemia
Especialista em marketing digital alerta para reajuste em anúncios da Meta e diz que eficiência será decisiva para anunciantes
Em entrevista ao Portal M!, especialista explica impacto da nova taxa da Meta e aponta caminhos para anunciantes manterem resultados
Operação conjunta interdita ferros-velhos irregulares e notifica comércios irregulares na região da Gamboa
Ação teve como foco a fiscalização de estabelecimentos que funcionam em desacordo com a legislação municipal e estadual
Festival de Verão Salvador anuncia atrações do Palco Rua com foco na música baiana; confira
Programação neste sábado (24) e domingo (25) reúne artistas de diferentes gêneros, como pagode, axé, samba, rap e sonoridades urbanas
Bruno Reis diz que base governista levanta dúvidas sobre candidatura de ACM Neto por ‘medo’
Prefeito de Salvador afirma que ex-prefeito será candidato ao governo da Bahia em 'qualquer cenário'
Oscar 2026: Variety projeta quatro indicações para ‘O Agente Secreto e feito histórico para o Brasil
Filme de Kleber Mendonça Filho surge entre os favoritos, com baiano Wagner Moura cotado em categoria de atuação
Governo da Bahia inaugura obras e entrega investimentos em educação, saúde e desenvolvimento rural em Coaraci
Entregas e autorizações do governador Jerônimo Rodrigues reforçam infraestrutura escolar, rede de saúde e apoio à agricultura familiar
Prefeito entrega contenção de encosta em Matatu de Brotas com investimento de R$ 1,3 milhão
Obra na Ladeira de Santa Rita eleva para 574 o número de áreas protegidas na capital baiana e reforça ações preventivas antes do período de chuvas
Leandro de Jesus afirma ter recebido ameaças após aderir à caminhada liderada por Nikolas Ferreira
Único parlamentar baiano no ato, deputado estadual aciona equipe jurídica após receber mensagens de ódio