Furacão Milton perde força, mas atinge a Flórida com ventos de 205 km/h

Mais de 3 milhões de pessoas ficaram sem energia por conta da condição climática


Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo 10/10/2024 12:43 • Internacional
Furacão Milton perde força, mas atinge a Flórida com ventos de 205 km/h -

O furacão Milton atingiu a costa da Flórida, na noite de quarta-feira (9), por volta das 20h30 (21h30 no horário de Brasília), tocando o solo na ilha de Siesta Key, próximo à cidade de Sarasota, com ventos de até 205 km/h. Inicialmente classificado como furacão de categoria 3, começou a perder força algumas horas após atingir o continente, sendo rebaixado para categoria 1. Apesar do enfraquecimento, o Centro Nacional de Furacões manteve alertas de possíveis inundações repentinas e danos que os ventos perigosos ainda podem causar.

Com sua chegada antecipada, já que era previsto para tocar o solo apenas na madrugada de quinta-feira, o furacão causou apagões em grande parte do estado. Mais de 3 milhões de clientes ficaram sem energia, de acordo com o site poweroutage.us, que monitora interrupções de eletricidade nos Estados Unidos. Entre as áreas mais atingidas estão as cidades de Tampa, St. Petersburg, Sarasota e Fort Myers.

Em St. Petersburg, uma tubulação de água quebrada forçou a suspensão temporária do abastecimento de água potável à meia-noite, enquanto um guindaste caiu no centro da cidade, sem relatos de feridos. O furacão também arrancou parte do teto do Tropicana Field, estádio dos Tampa Bay Rays, equipe de beisebol local. Embora o dano tenha sido significativo, não houve registro de vítimas.

Ao tocar o solo, Milton rapidamente perdeu força, sendo rebaixado para a categoria 2 cerca de 90 minutos depois, com ventos máximos de 175 km/h. Por volta da 1h da manhã, ao passar pela cidade de Lakeland, o furacão foi novamente rebaixado, dessa vez para categoria 1, com ventos de 145 km/h.

Mesmo com a redução de intensidade, os ventos ainda eram considerados perigosos, derrubando árvores e causando danos estruturais em várias cidades. As fortes chuvas que acompanharam o furacão provocaram inundações, especialmente na região da Baía de Tampa, onde foi emitido um alerta de emergência para St. Petersburg e Clearwater. Além disso, várias áreas da costa leste do estado permanecem em estado de alerta devido ao risco de enchentes e deslizamentos.

Enquanto o furacão Milton avança em direção ao Oceano Atlântico, a expectativa é de que continue causando chuvas e ventos fortes em partes da Flórida, incluindo áreas turísticas como Orlando, onde fica o parque Walt Disney World. Às 4h da manhã, o furacão estava a menos de 16 quilômetros da costa leste, nas proximidades de Cabo Canaveral, e se movia a 29 km/h.

Tornados e destruição

Antes mesmo de Milton atingir a costa, tornados associados ao furacão devastaram diversas áreas da Flórida. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu mais de 130 alertas de tornado, principalmente nas regiões de Miami, Tampa e Melbourne. Os tornados causaram destruição considerável, com cerca de 125 casas destruídas, muitas delas em comunidades de idosos com casas móveis.

Em St. Lucie, o chefe de polícia Keith Pearson confirmou mortes causadas pelos tornados, mas não detalhou o número de vítimas. O diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, informou que equipes de busca e resgate estão em ação nas áreas mais afetadas, com esforços concentrados nas comunidades mais vulneráveis.

Impacto nas próximas horas

O furacão Milton continua sendo uma ameaça significativa para o estado da Flórida, mesmo após perder força. Com o deslocamento para o Oceano Atlântico, ventos e chuvas intensos ainda são esperados nas próximas horas, aumentando o risco de inundações generalizadas. As autoridades locais seguem monitorando a situação e pedem que os moradores evitem áreas de risco até que os alertas sejam suspensos.

A Flórida, acostumada a lidar com furacões, agora se prepara para a recuperação e o restabelecimento da energia elétrica, que pode levar dias em algumas áreas mais afetadas.

Leia também:

Furacão Milton provoca evacuações em massa na Flórida e deve atingir EUA ainda nesta quarta

Furacão Milton avança mais rápido que o esperado e pode atingir Flórida ainda mais cedo

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Flávio Dino reúne especialistas no STF para discutir ‘emendas pix’ e controle do orçamento público -
Política 16/06/2025 às 17:28

Flávio Dino reúne especialistas no STF para discutir ‘emendas pix’ e controle do orçamento público

Audiência foi convocada no âmbito de três ações em tramitação no STF que questionam alterações constitucionais relacionadas às emendas parlamentares impositivas


Lula vai ao Canadá para representar o Brasil em cúpula do G7 sobre segurança energética -
Política 16/06/2025 às 17:02

Lula vai ao Canadá para representar o Brasil em cúpula do G7 sobre segurança energética

Evento reúne as sete maiores economias industrializadas do mundo, além de países convidados, como o Brasil


Israel bombardeia TV estatal do Irã ao vivo e eleva tensão no Oriente Médio; confira vídeo -
Internacional 16/06/2025 às 16:28

Israel bombardeia TV estatal do Irã ao vivo e eleva tensão no Oriente Médio; confira vídeo

Segundo a mídia iraniana, explosão aconteceu enquanto uma apresentadora fazia críticas ao governo israelense


Vice-presidente da Acelen diz que Bahia assume o protagonismo na transição energética do Brasil: ‘investimentos de R$16 bi’ -
Negócios 16/06/2025 às 15:59

Vice-presidente da Acelen diz que Bahia assume o protagonismo na transição energética do Brasil: ‘investimentos de R$16 bi’

Declaração foi dada ao Portal M!, durante o 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontece no Senai Cimatec, em Salvador


Presidente da Fieb projeta salto industrial na Bahia com energia limpa e parceria com a Alemanha -
Negócios 16/06/2025 às 15:29

Presidente da Fieb projeta salto industrial na Bahia com energia limpa e parceria com a Alemanha

Ao Portal M!, durante o 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, Carlos Henrique Passos, disse que evento e importante para fortalecimento das relações comerciais e industriais


Políticos brasileiros deixam Israel e cruzam fronteira rumo à Jordânia -
Política 16/06/2025 às 15:00

Políticos brasileiros deixam Israel e cruzam fronteira rumo à Jordânia

Comitiva de prefeitos, vice-prefeitos e secretários embarca em retirada terrestre por segurança em meio à escalada dos ataques entre Israel e Irã


Mercado reduz projeção de inflação para 2025, mas índice segue acima da meta do BC -
Cidades 16/06/2025 às 14:00

Mercado reduz projeção de inflação para 2025, mas índice segue acima da meta do BC

Projeção considera a média das expectativas dos analistas econômicos ouvidos semanalmente pelo BC


Governo ignora alerta sobre riscos fiscais ao flexibilizar regras para ONGs -
Política 16/06/2025 às 13:30

Governo ignora alerta sobre riscos fiscais ao flexibilizar regras para ONGs

Mudança nas diretrizes do Orçamento de 2026 elimina salvaguarda usada para recuperar bens públicos desviados


Mercado mantém projeção da Selic em 14,75% para 2025, mostra Focus -
Cidades 16/06/2025 às 13:00

Mercado mantém projeção da Selic em 14,75% para 2025, mostra Focus

Expectativas seguem inalteradas há seis semanas, em meio à cautela do Banco Central e incertezas econômicas