Evo Morales sofre ataque a tiros em suposta ação de prisão
Rádio local informou que 14 tiros foram disparados contra carro de ex-presidente da Bolívia
Reprodução/Instagram @evomoralesayma
O ex-presidente Evo Morales, que atua como líder da oposição na Bolívia, publicou, neste domingo (27), um vídeo nas redes sociais relatando uma tentativa de prisão e um ataque a tiros. Em meio às crescentes tensões políticas entre seus apoiadores e o governo do presidente Luis Arce, o carro de Morales foi alvo de disparos.
O ex-presidente aparece nas imagens ao lado do motorista. Em um telefonema, ele declara: “estão atirando em nós, estão nos detendo, rapidamente, mobilizem-se”. É possível ver marcas de tiros no veículo e o motorista aparece ferido, com sangue na cabeça e no peito. A Rádio Kawsachun Coca informou que 14 tiros foram disparados contra o carro de Morales.
“O carro em que cheguei tem 14 tiros. Me surpreenderam. Felizmente, hoje, salvamos nossas vidas (…). Os que atiraram estavam encapuzados (…). Isto foi planejado, era para matar Evo”, afirmou durante entrevista.
Para impedir a prisão de Morales, agricultores que o apoiam continuam bloqueando estradas na Bolívia. Ele é investigado por suposto abuso de uma menor durante seu governo em 2015.
O presidente Luis Arce busca conter os bloqueios, mas o incidente pode agravar os conflitos e a já difícil situação econômica enfrentada pelos bolivianos. As interdições nas estradas aumentaram a falta de combustível, resultando em longas filas em postos de gasolina. Os preços de produtos básicos também subiram nos mercados.
Desde 14 de outubro, camponeses organizam os bloqueios, exigindo o “fim da perseguição judicial” a Morales, investigado por “estupro e tráfico de pessoas”. O primeiro indígena a governar a Bolívia não compareceu a uma intimação do Ministério Público do departamento de Tarija para depor, o que pode resultar em sua prisão.
Entenda o conflito
O ex-presidente da Bolívia declarou, neste último sábado (26), que os bloqueios promovidos por seus simpatizantes continuarão. Já se passaram quase duas semanas de mobilizações, com confrontos entre policiais e camponeses, que resultaram em mais de dez feridos.
“O povo são e honesto não se vende, nem se rende. A luta [bloqueios e protestos] vai continuar, o povo não se rende”, afirmou durante entrevista a rádio Kawsachun Coca. “Lucho [o presidente Luis Arce] deve respeitar o povo e resolver os problemas econômicos que o povo boliviano tanto está sofrendo neste momento”, complementou o ex-presidente.
Os conflitos entre policiais e apoiadores de Morales durante as tentativas de desbloqueio resultaram em 14 agentes feridos e 44 civis detidos. Os confrontos mais intensos ocorreram em Parotani, na rota entre Cochabamba e La Paz. O presidente Arce elogiou o trabalho da polícia ao liberar “pelo menos 12 pontos” de bloqueio e afirmou que “não permitirá que o interesse de uma pessoa se sobreponha ao bem-estar coletivo”.
“Nosso governo continuará executando ações para defender a segurança de todos os bolivianos, restabelecer o direito constitucional ao trânsito livre”, disse Arce em publicação no ‘X’ (antigo Twitter). O governo mobilizou mais de 1.700 policiais e 113 veículos para desbloquear as vias.
De acordo com um relatório da Administradora Boliviana de Rodovias (ABC), existem 16 pontos de bloqueio no país, a maioria em Cochabamba, reduto de Morales. As interdições nas estradas acentuaram a escassez de combustível e geraram longas filas em postos de gasolina. Os preços dos produtos básicos dispararam nos mercados.
Confira o vídeo publicado por Evo Morales:
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de interferência em processo do pai
Denúncia aponta atuação internacional para pressionar ministros e alterar o curso da ação penal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Tiago vive ano decisivo no Bahia, entra para grupo histórico e supera marca inédita desde 2012
Atacante formado na base alcança dez gols na temporada e se junta a lista rara de revelações com desempenho acima da média
PIB da Bahia cresce 2,3% em 2023, mas estado registra sétimo menor desempenho do país, aponta IBGE
Resultado marca o terceiro ano seguido de avanço, embora abaixo da média nacional e entre os menores desempenhos do país
Prefeitura entrega 200 casas reformadas pelo Morar Melhor no Rio Sena e bairro chega a 826 imóveis beneficiados
Programa municipal completa dez anos com mais de 60 mil famílias atendidas em Salvador
SSP-BA anuncia redução de 42% nas mortes violentas em meio a cerco contra crime organizado no Recôncavo
Operações com Policiamento Orientado pela Inteligência bloquearam R$ 6 bilhões e apreenderam armas de alto calibre
Desocupação cai para 8,5% e Bahia registra melhor desempenho em 13 anos no mercado de trabalho
Estado alcança nível recorde de ocupação, redução do desalento e avanço no rendimento real, com melhora simultânea na capital, RMS e interior
Fábio Mota oficializa candidatura à reeleição no Vitória e apresenta composição da chapa
Atual presidente lançou a chapa 'Leão Colossal', que reunirá nomes indicados para disputa dos principais conselhos rubro-negros
Explosão no Tatuapé deixa um morto, dez feridos e causa interdição de 23 imóveis em São Paulo
Imóvel funcionava ilegalmente como depósito de fogos e teve estrutura destruída, provocando danos em casas e comércios da região
Desemprego cai para 5,6% e Brasil registra menor taxa em 10 anos; Bahia segue movimento de recuperação
Queda da desocupação atinge maioria dos estados e impulsiona avanço da ocupação, renda e geração de vagas formais
FGV: 70,1% dos trabalhadores conseguem pagar despesas básicas, maior taxa da série
Levantamento do Ibre mostra melhora na renda e impacto do mercado de trabalho na capacidade de pagamento das famílias