Pular para o conteúdo
Início » EUA pedem que americanos reservem ‘qualquer passagem disponível’ para sair do Líbano

EUA pedem que americanos reservem ‘qualquer passagem disponível’ para sair do Líbano

Comunicado foi emitido após avisos sobre o risco de uma guerra entre Israel e o Hezbollah serem ampliados

O governo dos Estados Unidos pediu aos cidadãos americanos que deixem o Líbano por meio de qualquer passagem aérea disponível devido às tensões no Oriente Médio. A Embaixada dos EUA em Beirute emitiu o aviso após outros países, como Reino Unido, alertarem sobre a possibilidade de deterioração da situação na região. Neste sábado (3), foram ampliados os avisos sobre o risco de uma guerra entre Israel e o Hezbollah, com consequências imprevisíveis.

“Encorajamos aqueles que desejam partir do Líbano a reservar qualquer bilhete disponível, mesmo que esse voo não parta imediatamente ou não siga a rota de sua primeira escolha”, disse a embaixada, em publicação no X.

De acordo com a Embaixada dos EUA, aqueles que optarem por permanecer no Líbano devem “preparar planos de contingência” e estar prontos para “se abrigar no local por um longo período”.

O Pentágono informou ter enviado navios de guerra e caças para a região para ajudar a defender Israel de possíveis ataques do Irã e seus aliados.

Os chefes das diplomacias americana e francesa, Antony Blinken e Stéphane Séjourné, em uma conversa telefônica, pediram a todas as partes “o máximo de contenção, para evitar uma conflagração que teria consequências devastadoras para os países da região”, informou o Ministério das Relações Exteriores da França.

O Reino Unido também está enviando equipes militares, consulares e agentes da força de fronteira para auxiliar em evacuações. Dois navios militares britânicos já estão na região, e a Força Aérea Real colocou helicópteros de transporte em prontidão.