Edmundo González garante que vai assumir presidência da Venezuela em janeiro
Opositor destacou os esforços dos presidentes do Brasil e da Colômbia para mediação no conflito político

Edmundo González, candidato da oposição nas eleições venezuelanas de julho de 2024, afirmou nesta segunda-feira (25) que assumirá a Presidência do país em 10 de janeiro de 2025, data oficial de posse do chefe do Executivo.
Exilado na Espanha desde setembro, González contesta o resultado oficial que deu a vitória a Nicolás Maduro e busca apoio internacional para reverter a situação.
Em entrevista à rádio W, da Colômbia, González afirmou: “Todos estão determinados a que no dia 10 de janeiro comece a reconstrução da Venezuela. Para isso, contamos com o respaldo e o apoio de cada um de vocês onde estiverem”. Ele agradeceu aos líderes que não reconhecem a vitória de Maduro, incluindo governos dos Estados Unidos e da União Europeia.
O opositor destacou os esforços dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Colômbia, Gustavo Petro, para mediação no conflito político venezuelano. “Os governos da Colômbia e Brasil estão se esforçando para gerar condições para uma mediação que busque uma solução para o conflito venezuelano”, disse González.
A Justiça venezuelana, controlada pelo governo Maduro, expediu ordem de prisão contra González em 2 de setembro, acusando-o de descumprir intimações para explicar a divulgação de atas eleitorais do pleito de julho. González, que se autodeclarou vencedor da eleição em 5 de agosto, contesta as acusações e afirma que os documentos são públicos em países democráticos.
As eleições presidenciais realizadas em 28 de julho de 2024 são amplamente questionadas. O Conselho Nacional Eleitoral, controlado pelo governo, confirmou a vitória de Maduro em 2 de agosto, mas não divulgou boletins de urnas. Além disso, a principal líder da oposição, María Corina Machado, foi impedida de concorrer, acusada de irregularidades administrativas.
O Centro Carter, organização reconhecida internacionalmente, declarou que as eleições “não foram democráticas”. O comunicado recebeu respaldo de países como Estados Unidos, México, Argentina e Uruguai. O Brasil ainda não reconheceu o pleito oficialmente, e o presidente Lula afirma não ter visto irregularidades no processo eleitoral.
Organizações de direitos humanos e entidades internacionais continuam denunciando abusos na Venezuela sob o governo de Nicolás Maduro. A Human Rights Watch, em um relatório de 2023, destacou que mais de 7,1 milhões de venezuelanos fugiram do país desde 2014, além de apontar a ausência de liberdade de imprensa e a perseguição a opositores.
Mais Lidas
Terremoto de magnitude 6,3 atinge centro da Colômbia
Internacional
Últimas Notícias

Advogado reflete sobre solidão e pressões no Direito após a morte de Daniel Keller: ‘Mundo cruel e indiferente’
Vinicius ressaltou a falta de cuidado e acolhimento enfrentada pelos profissionais da área

Trump retorna e Lula participa; conflitos no Oriente Médio e tarifas dominam a agenda do G7
A Cúpula do G7 iniciou neste domingo em Kananaskis, Alberta, Canadá, reunindo líderes das sete maiores economias do mundo para discutir questões globais críticas. O evento ocorre em meio a tensões elevadas devido ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, além da iminente expiração da trégua tarifária dos EUA, que termina em menos de […]

Bahia Farm Show 2025 registra público recorde com 162 mil visitantes e inovações tecnológicas
Evento apresentou as últimas tecnologias do setor por meio de 434 expositores

Senado pede repatriação de caravana evangélica com brasileiros retidos em Israel devido conflito com Irã
Grupo integra uma caravana evangélica que visitava locais bíblicos na Galileia

Ivete Sangalo surpreende em festa junina escolar em Salvador e agita público com clássicos do forró
Antes, cantora havia realizado uma apresentação inédita no São João de Maracanaú, no Ceará

Pix automático para pagamentos recorrentes chega a todos os bancos nesta segunda; entenda como funciona
Banco do Brasil foi a primeira instituição a liberar a funcionalidade para pessoas físicas

Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento 'Conexões que Inovam', que acontece nesta segunda-feira (16)

Trump celebra aniversário do Exército com desfile militar histórico enquanto protestos tomam os EUA
Evento incluiu exibição de tanques, mísseis e aeronaves, ocorrendo enquanto manifestantes em diferentes regiões do país protestavam contra o governo

Inema aponta 20 praias impróprias para banho em Salvador; confira a lista completa
Recomendação é evitar banho especialmente durante períodos chuvosos