Donald Trump posta montagem vestido de papa dias antes do Conclave no Vaticano
Imagem, aparentemente gerada por inteligência artificial, mostra o presidente americano com trajes papais

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump surgiu, neste sábado (3), caracterizado como papa em uma imagem divulgada nas redes sociais. A montagem foi publicada pela conta oficial da Casa Branca e também pelo próprio Trump em sua rede social, a TruthSocial.
Na imagem, aparentemente gerada por inteligência artificial, o presidente americano aparece com trajes papais, incluindo mitra, túnica branca e um cordão dourado com cruz, sentado em uma cadeira de estrutura dourada e com o dedo indicador apontado para o céu.
A publicação surge em um momento de comoção internacional, poucos dias após a morte do Papa Francisco. A imagem foi divulgada sem qualquer legenda ou explicação adicional pelo perfil oficial da Casa Branca no X (antigo Twitter), o que ampliou a repercussão do conteúdo. A postagem gerou reações diversas nas redes, sendo interpretada tanto como sátira quanto como uma tentativa de autopromoção.
Nos comentários, internautas apontaram que a publicação foi desrespeitosa e inoportuna. “Você é o anticristo e nem sequer é católico“, comentou um. “Esta imagem não é engraçada. Não é sátira. E não é inofensiva. Donald Trump vestido como o Papa é um visual intencional criado para projetar divindade, autoridade moral e poder absoluto. É a estética de um homem que não quer liderar uma democracia. Ele quer ser venerado“, disse outra.
Trump ironiza sucessão papal
A imagem faz referência a uma declaração recente do ex-presidente americano. Em tom de brincadeira, Trump comentou na última terça-feira (30) que gostaria de ser o próximo papa.
“Eu seria minha escolha número 1“, disse a jornalistas. Apesar da ironia, afirmou não ter preferência. “Temos um cardeal de um lugar chamado Nova York que é muito bom. Vamos ver o que acontece”, completou.
Embora Trump tenha citado o cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, como um nome de destaque, ele não está entre os favoritos. Um dos nomes americanos mencionados como possível candidato ao papado é o cardeal Joseph Tobin, arcebispo de Newark, em Nova Jersey. Até hoje, nenhum pontífice veio dos Estados Unidos.
Conclave começará nos próximos dias
A publicação ocorre às vésperas do início do Conclave no Vaticano, marcado para quarta-feira (7), quando 133 cardeais se reunirão na Capela Sistina para escolher o novo líder da Igreja Católica. O processo é cercado de expectativa e tradições milenares, com atenção mundial voltada para Roma.
O Conclave é a assembleia dos cardeais eleitores da Igreja Católica que tem como objetivo eleger um novo papa. Essa reunião histórica ocorre após a morte ou renúncia do pontífice e é marcada por rituais rígidos, silêncio absoluto e muita tradição. A escolha do novo líder da Igreja deve acontecer entre 15 e 20 dias após a morte do papa, a fim de garantir a presença de todos os cardeais com direito a voto.
Durante o processo, somente os cardeais com menos de 80 anos até a data da morte do papa podem votar — e também podem ser votados, desde que não votem em si mesmos. Para que um candidato seja eleito, é necessário o apoio de dois terços dos votantes.
O primeiro dia do Conclave começa com a missa “Pro Eligendo Papa”, realizada na Basílica de São Pedro, em Roma. Após a cerimônia, os cardeais seguem para a Casa Santa Marta e, em seguida, podem se dirigir à Capela Sistina, onde ocorrem as votações.
Antes do início da eleição, o mestre das celebrações litúrgicas pronuncia “extra omnes”, expressão em latim que significa “todos fora”, pedindo que apenas os cardeais eleitores permaneçam na capela. É neste momento que se inicia oficialmente o sigilo que rege o Conclave.
O funeral do Papa Francisco contou com a presença de diversas autoridades internacionais, incluindo o atual presidente dos Estados Unidos e a ex-primeira-dama Melania Trump. A participação no evento reforçou a atenção da mídia global em torno da sucessão papal e das movimentações políticas no Vaticano.
Mais Lidas
Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel
Internacional
Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA
Conflito entre Israel e Irã entra no 9º dia sem trégua e preocupa ONU
Últimas Notícias

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos