Conflito Israel-Irã: refinaria de petróleo é atingida e ataques já somam 91 mortos

Ministro das Relações Exteriores do Irã criticou a postura da comunidade internacional


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 15/06/2025 11:50 • Internacional
Conflito Israel-Irã: refinaria de petróleo é atingida e ataques já somam 91 mortos - Divulgação / Polícia de Israel via X/@israelpolice

O confronto entre Israel e Irã chegou ao terceiro dia neste domingo (15), com a confirmação de novos bombardeios e aumento no número de vítimas civis e militares. O Exército israelense informou ter atingido mais de 80 alvos em Teerã, incluindo o Ministério da Defesa iraniano e a sede da Organização de Inovação e Pesquisa em Defesa (SPND), apontada por autoridades ocidentais como responsável pelo programa de armas nucleares do Irã.

Além dos ataques, Israel relatou a interceptação de 20 drones lançados em sua direção. Os bombardeios foram descritos como uma resposta ao ataque de mísseis promovido pelo Irã antes do amanhecer de domingo, que resultou na morte de 10 pessoas em território israelense, segundo o serviço de resgate Magen David Adom.

Irã critica ONU e acusa EUA de apoiar Israel

Durante reunião com diplomatas estrangeiros transmitida pela televisão estatal, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, criticou a postura da comunidade internacional.

A ofensiva foi recebida com indiferença pelo Conselho de Segurança da ONU“, afirmou. Araqchi também acusou os governos ocidentais de condenarem o Irã, enquanto, segundo ele, Israel seria o verdadeiro agressor.

O ministro iraniano também declarou que possui “evidências sólidas” de que as forças americanas apoiaram os ataques israelenses. “Se a agressão (de Israel) cessar, nossas respostas também cessarão“, disse. Segundo Araqchi, os Estados Unidos são “parceiros nestes ataques e devem assumir responsabilidade” pelos danos na região.

O número de mortos no Irã permanece o mesmo divulgado no sábado (14) pelo embaixador do país na ONU: 78 vítimas fatais e mais de 320 feridos. O governo iraniano também informou que Israel atacou duas refinarias de petróleo, aumentando os temores de um impacto maior na infraestrutura energética do país.

Refinaria de Haifa sofre danos

Do lado israelense, os ataques do Irã causaram danos à refinaria da cidade de Haifa, no norte do país. A petrolífera Bazan informou que tubulações e linhas de transmissão foram atingidas, levando à interrupção parcial das operações em algumas instalações do complexo. Em comunicado, a empresa esclareceu que não houve feridos e que os danos estão sendo avaliados.

As autoridades israelenses também relataram que, desde o início da ofensiva iraniana na última sexta-feira (13), ao menos 13 pessoas morreram e 380 ficaram feridas. O Ministério do Bem-Estar de Israel contabilizou 742 desabrigados em decorrência dos ataques e informou que parte dessas pessoas foi encaminhada para hotéis.

A situação levou ao fechamento do principal aeroporto internacional de Israel e à manutenção do espaço aéreo do país fechado pelo terceiro dia consecutivo. Os serviços de emergência seguem mobilizados para atender as vítimas e reparar as estruturas afetadas.

Segundo o Exército de Israel, os bombardeios da noite de sábado (14) e madrugada de domingo (15) focaram em locais estratégicos, incluindo depósitos de combustível, lançadores de mísseis e instalações consideradas de uso dual, com capacidade civil e militar. O comunicado militar destacou que os alvos estavam ligados ao suposto desenvolvimento de armas nucleares por parte do Irã, o que é negado pelo governo iraniano.

Israel afirmou ainda que os ataques atingiram a sede da SPND, descrita por autoridades israelenses e ocidentais como um dos centros de comando do programa nuclear iraniano. Em nota, o Exército declarou que os bombardeios ocorreram durante toda a noite.

Após a ofensiva, o governo israelense ameaçou aumentar a intensidade das ações militares. A decisão ocorre após a confirmação de que mísseis iranianos conseguiram ultrapassar as defesas aéreas de Israel e atingir edifícios em Tel Aviv, a capital do país.

Negociações nucleares suspensas

As negociações previstas para discutir o programa nuclear iraniano foram suspensas, aumentando a perspectiva de uma escalada prolongada no conflito. Desde o ataque surpresa de Israel na sexta-feira (13), que resultou na morte de generais e cientistas nucleares iranianos, ambos os lados mantêm ações ofensivas sem indicar sinais de recuo.

O Irã alega que, além dos alvos militares, Israel também atingiu duas refinarias de petróleo, o que pode comprometer ainda mais a já sancionada indústria energética iraniana. Especialistas alertam para os possíveis efeitos desses ataques sobre os mercados globais de energia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou o apoio à ofensiva israelense. Em comunicado, ele afirmou que o Irã pode evitar mais destruição se concordar com um novo acordo nuclear. Até o momento, o governo iraniano não anunciou qualquer recuo nas suas operações militares.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão -
Esporte 13/07/2025 às 11:50

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão

Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais


Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados -
Política 13/07/2025 às 11:00

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados

Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações


Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão -
Esporte 13/07/2025 às 10:09

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão

Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro


Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’ -
Política 13/07/2025 às 09:20

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’

Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista


Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização -
Internacional 13/07/2025 às 08:30

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização

Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok


Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro -
Política 13/07/2025 às 08:00

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro

Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras


PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil -
Política 13/07/2025 às 07:30

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil

A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro


Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo -
Esporte 13/07/2025 às 07:00

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo

Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA


INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho -
Política 12/07/2025 às 23:00

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho


Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito


Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI -
Negócios 12/07/2025 às 22:10

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI

Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança