Começa contagem regressiva: Vaticano se prepara para escolher novo papa
Conclave começa nesta quarta-feira (7): quem são os 11 favoritos ao papado e brasileiro cotado

O Vaticano instalou, na manhã desta segunda-feira (5), as tradicionais cortinas vermelhas na varanda central da Basílica de São Pedro, conhecida como “Loggia delle Benedizioni”. É ali que o novo papa aparecerá pela primeira vez após ser escolhido, para dar a bênção “Urbi et Orbi” à multidão reunida na Praça de São Pedro. A ação acontece dois dias antes do início do Conclave, marcado para quarta-feira (7).
A chaminé por onde sairá a fumaça preta, se não houver decisão; branca, em caso de eleição também foi posicionada sobre a Capela Sistina. A combinação dos símbolos reforça o clima de expectativa em torno da eleição papal, que reunirá 133 cardeais com menos de 80 anos, os únicos com direito a voto.
Como funciona o Conclave
As votações serão realizadas na Capela Sistina, sob os afrescos de Michelangelo. São esperadas até quatro rodadas diárias, duas pela manhã e duas à tarde. Para ser eleito, o candidato precisa obter ao menos dois terços dos votos — o que significa 89 votos entre os 133 eleitores. Se não houver definição até o terceiro dia, há uma pausa de 24 horas. Se persistir o impasse após sete votações adicionais, outra pausa pode ser convocada.
Se 34 votações forem realizadas sem resultado, os dois mais votados passam a disputar um “segundo turno”, mas ainda com necessidade de atingir os dois terços. Nos dois últimos conclaves — de Bento XVI, em 2005, e de Francisco, em 2013 — o resultado saiu em apenas dois dias. A expectativa para 2025 segue a mesma linha.
Brasileiros no Conclave
Atualmente, sete brasileiros têm direito a voto no Conclave:
- Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil (65 anos)
- Jaime Spengler, presidente da CNBB (64 anos)
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (75 anos)
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (74 anos)
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (57 anos)
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília (77 anos)
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (74 anos)
Favoritos ao papado vêm de diferentes continentes
A lista de papáveis inclui nomes com perfis variados — de progressistas a conservadores —, refletindo as diferentes correntes dentro da Igreja Católica. Conheça os principais cotados, conforme lista divulgada pelo G1:
Jean-Marc Aveline (França)
Francês nascido na Argélia, é visto como sucessor natural do estilo de Francisco. Próximo das pautas sociais e da imigração, é conhecido por sua simplicidade e carisma. Foi promovido rapidamente sob o papado de Francisco, tornando-se cardeal em 2022. Tem perfil reformista e é chamado por alguns de “João XXIV”.
Péter Erdő (Hungria)
Cardeal conservador e jurista, com destaque na Europa e África. Já era favorito em 2013. Defende as raízes cristãs do continente, mas demonstrou pragmatismo em momentos-chave. Foi crítico da política migratória, mas recuou após diálogo com Francisco. Foi o mais jovem cardeal da Igreja em 2003.
Mario Grech (Malta)
Inicialmente conservador, tornou-se defensor das reformas de Francisco. Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, sua liderança cresceu no Vaticano. Em 2014, pediu maior acolhimento da Igreja aos LGBTQIA+. Ganhou elogio público do papa por seu discurso.
Juan José Omella (Espanha)
Aos 79 anos, é um dos mais experientes entre os favoritos. Conhecido por seu trabalho com justiça social e proximidade com os pobres. Missionário na África e arcebispo de Barcelona desde 2015. Tornou-se cardeal em 2016, com forte apoio de Francisco.
Pietro Parolin (Itália)
Secretário de Estado do Vaticano desde 2013, é chamado de “vice-papa”. Foi embaixador na Venezuela e responsável por acordos com China e Vietnã. É diplomático, discreto nas disputas internas e evita temas polêmicos. Seu nome é favorito entre os mais moderados.
Luis Antonio Gokim Tagle (Filipinas)
Apelidado de “Francisco Asiático”, é defensor da justiça social e possui grande experiência pastoral. Nomeado cardeal em 2012, foi levado ao Vaticano em 2019. Lidera o Dicastério para a Evangelização. É o principal nome da Ásia e tem origem filipina e chinesa.
Joseph Tobin (Estados Unidos)
Aos 73 anos, é defensor da inclusão de LGBTQIA+ na Igreja. Foi promovido por Francisco após bom desempenho como arcebispo de Indianápolis e Newark. Destacou-se ao lidar com escândalos de abuso sexual e enfrentou políticas anti-imigração de Donald Trump.
Leonardo Ulrich Steiner (Brasil)
Primeiro cardeal da Amazônia, é visto como símbolo da Igreja voltada à ecologia e aos povos originários. Foi arcebispo de Manaus e secretário da CNBB. É doutor em Filosofia e tem forte atuação pastoral e educacional.
Peter Turkson (Gana)
Cardeal africano com trajetória pastoral e diplomática. Chefiou o Conselho Justiça e Paz, atuando em temas como mudanças climáticas. Forte comunicador, já foi conselheiro direto de papas e é cotado por representar o crescimento da Igreja na África.
Matteo Maria Zuppi (Itália)
Conhecido como o “Bergoglio italiano”, é progressista e próximo das causas sociais. Usa bicicleta e vive de forma simples. Lidera a Igreja Italiana desde 2022. É elogiado por seu trabalho com migrantes, mas criticado por lentidão em lidar com abusos.
Rumo à definição do novo pontífice
O mundo acompanha com expectativa a fumaça da Capela Sistina, que pode surgir a qualquer momento entre quarta e sexta-feira. Caso seja branca, anunciará ao mundo que “Habemus Papam”. Entre nomes progressistas, conservadores e moderados, o novo líder da Igreja Católica terá como missão guiar mais de 1,3 bilhão de fiéis em tempos de transformações internas e desafios globais.
Mais Lidas
Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel
Internacional
Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA
Conflito entre Israel e Irã entra no 9º dia sem trégua e preocupa ONU
Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel
Últimas Notícias

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan