China libera entrada sem visto para brasileiros e turistas de mais quatro países da América do Sul
Decisão entra em vigor a partir da meia-noite de 1º de junho de 2025, e valerá até 31 de maio de 2026

A China anunciou, na última quinta-feira (15), que vai isentar cidadãos do Brasil e de outros quatro países da América do Sul, da exigência de visto, para estadias de até 30 dias em seu território. A decisão entra em vigor a partir da meia-noite de 1º de junho de 2025, e valerá até 31 de maio de 2026, conforme divulgado oficialmente pela Embaixada da China no Brasil.
A medida faz parte de uma estratégia chinesa para ampliar os fluxos internacionais de visitantes e estreitar as relações com países sul-americanos, especialmente no campo do turismo, dos negócios e dos intercâmbios culturais. A iniciativa inclui cidadãos que viajem a turismo, a negócios, para visitar parentes, participar de intercâmbios ou apenas estejam em trânsito pelo país.
Países beneficiados pela isenção
Além do Brasil, a isenção de visto se aplica a cidadãos da Argentina, Chile, Peru e Uruguai, desde que portadores de passaportes comuns. A permanência máxima permitida sem a necessidade de visto é de 30 dias consecutivos em território chinês. A data de entrada e saída deve respeitar o período estabelecido, com base no horário oficial de Pequim.
Segundo a Embaixada da China, os viajantes que não se enquadrarem nas condições estabelecidas continuarão sujeitos à exigência de visto consular. Isso inclui, por exemplo, quem planeje permanecer por mais de 30 dias, exercer atividades remuneradas, estudar por períodos mais longos ou residir no país asiático.
Regras para permanência e exceções
A liberação do visto se aplica apenas a visitas de curta duração e não altera os procedimentos para outros tipos de viagem. Aqueles que desejarem permanecer na China por mais de 30 dias, ou realizar atividades que não estejam listadas na nova política, precisarão solicitar autorização junto às autoridades consulares chinesas antes da viagem.
A entrada sem visto também não isenta o visitante de cumprir eventuais exigências sanitárias ou de segurança nacional, que podem ser aplicadas a depender da situação local ou da evolução das políticas internas da China. Até o momento, não há informações sobre a exigência de certificados de vacinação ou formulários sanitários específicos, mas recomenda-se que o viajante consulte as atualizações mais recentes das autoridades consulares antes de embarcar.
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária
A China suspendeu por 60 dias as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial brasileira, localizada no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (16), pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e segue protocolo sanitário firmado entre os dois países.
Segundo o ministro, esse tipo de restrição está previsto no acordo bilateral, que estabelece embargo nacional em caso de confirmação da influenza aviária altamente patogênica (H5N1) em uma unidade produtiva. Até então, o Brasil havia registrado casos apenas em aves silvestres desde maio de 2023, sem impacto direto sobre a produção comercial.
“O protocolo com a China restringe a exportação de frango de todo o país em caso de gripe aviária. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira”, declarou Fávaro.
Mais Lidas
Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel
Internacional
Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA
Conflito entre Israel e Irã entra no 9º dia sem trégua e preocupa ONU
Últimas Notícias

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas
Times se enfrentam neste sábado nos Estados Unidos após campanhas instáveis na fase de grupos; Flamengo e Fluminense também disputam classificação

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula