China e EUA retomam negociações comerciais presenciais em meio guerra tarifária iniciada por Trump
China e EUA reabrem diálogo comercial na Suíça; Trump acena com redução tarifária e firma 1º acordo com Reino Unido

O governo chinês considerou como um “passo importante” o início das negociações comerciais com os Estados Unidos neste fim de semana na Suíça. As conversas, que marcam o primeiro encontro presencial entre os dois países desde o agravamento da guerra tarifária iniciada na gestão de Donald Trump, acontecem em uma propriedade oficial do representante permanente da Suíça nas Nações Unidas em Genebra.
Representando a China está o vice-primeiro-ministro He Lifeng. Pelo lado norte-americano participam o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer. Em nota publicada pela agência estatal Xinhua, o governo de Pequim descreveu o diálogo como um “passo importante para promover a resolução do problema”, embora detalhes sobre avanços específicos não tenham sido divulgados.
Redução parcial das tarifas ainda é simbólica
Donald Trump afirmou, na sexta-feira (9), que considera reduzir as tarifas sobre produtos chineses de 100% para 80%. A medida seria uma tentativa de apaziguar os ânimos após meses de tensão. Segundo o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, o presidente “gostaria de neutralizar a situação com a China”.
Apesar da sinalização, analistas consideram a redução insuficiente. As tarifas originalmente anunciadas por Trump em seu novo mandato chegaram a 145 por cento, ampliando as barreiras às exportações chinesas. Pequim retaliou com tarifas de até 125 por cento sobre os produtos americanos.
O comércio entre os dois países estagnou e o impacto foi sentido nos mercados globais. A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou que a iniciativa é um “passo positivo e construtivo para a redução da escalada”. Em abril, ela alertou para as consequências de uma possível dissociação entre as economias chinesa e norte-americana, mesmo que ambas representem apenas 3 por cento do comércio mundial de mercadorias.
China apresenta crescimento inesperado nas exportações
Durante as conversas em Genebra, o governo chinês levou um dado considerado animador. Em abril, as exportações do país cresceram 8,1 por cento, número quatro vezes maior do que o esperado pelos analistas. No entanto, as vendas para os Estados Unidos recuaram quase 18 por cento.
Apesar dos números, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, destacou que o governo Trump não pretende reduzir unilateralmente as tarifas impostas à China e reiterou a necessidade de concessões por parte de Pequim.
Especialistas como Bonnie Glaser, diretora do programa Indo-Pacífico no German Marshall Fund, avaliam que um dos desdobramentos possíveis das negociações em Genebra seria a suspensão temporária das tarifas enquanto as discussões bilaterais continuarem. Já Lizzi Lee, do Asia Society Policy Institute, prevê apenas um “gesto simbólico” que poderá aliviar tensões, mas sem resolver os impasses estruturais.
Para o professor Xu Bin, da China Europe International Business School, mesmo que haja redução, os valores seguirão elevados. Segundo ele, as tarifas provavelmente cairão pela metade, mas ainda serão altas demais para restabelecer o fluxo comercial anterior.
Trump prioriza parceria com o Reino Unido
Trump também anunciou, na quinta-feira (8), o primeiro acordo tarifário de seu novo mandato. O Reino Unido foi o país escolhido para inaugurar a nova série de tratados comerciais. Em declarações na rede Truth Social, Trump classificou o pacto como “abrangente e completo” e prometeu que os efeitos positivos se estenderão por muitos anos.
Segundo Trump, o Reino Unido foi escolhido como o primeiro país a firmar esse tipo de acordo por causa da longa aliança entre as duas nações. “Por nossa longa história e aliança, é uma honra que o Reino Unido seja o nosso PRIMEIRO anúncio. Muitos outros acordos, que estão em estágios sérios de negociação, estão por vir!”, escreveu.
O ex-presidente não forneceu detalhes sobre as cláusulas ou termos técnicos do tratado, mas adiantou que o anúncio oficial será feito durante uma coletiva de imprensa marcada para as 11h, no horário de Brasília.
Mais Lidas
Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel
Internacional
Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA
Conflito entre Israel e Irã entra no 9º dia sem trégua e preocupa ONU
Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel
Últimas Notícias

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan