Chavismo e oposição convocam protestos neste sábado
Objetivo é mobilizar cerca de 300 cidades venezuelanas

Marchas de protesto em Caracas e outras 300 cidades são convocadas, neste sábado (17), tanto pelo chavismo quanto pela oposição na Venezuela. A mobilização ocorre quase três semanas depois das eleições em que o presidente Nicolás Maduro foi proclamado reeleito entre denúncias de fraude de seus adversários.
Maduro foi proclamado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para um terceiro mandato de seis anos, até 2031, com 52% dos votos, número que a oposição liderada por María Corina Machado rejeita. A líder reivindica a vitória de seu candidato, Edmundo González Urrutia, e publicou em um site cópias de mais de 80% das atas de votação, que, segundo ela, provam seus argumentos. Machado planejou um “dia histórico” com manifestações em um “grande protesto mundial pela verdade”.
Na Austrália, vários manifestantes se reuniram neste sábado em Sydney para dar início à mobilização. “Nos reunimos e levantamos nossas vozes, e sinto que o país é unido agora. Voltamos a ser um”, declarou Kevin Lugo, organizador do protesto e que fugiu da Venezuela há nove anos.
As manifestações na Venezuela, que estouraram após o anúncio dos resultados eleitorais em julho, resultaram em 25 mortos e mais de 2.400 detidos, tachados por Maduro de “terroristas”. Não está claro se Machado ou Edmundo González Urrutia, ex-embaixador da Venezuela na Argentina, participarão do protesto deste sábado em Caracas.
Machado e Gonzáles estão na clandestinidade desde que as autoridades abriram uma investigação penal contra eles por “instigação à rebelião”, entre outras acusações, pouco depois de o presidente pedir prisão para ambos ao responsabilizá-los por atos de violência. Machado participou na última grande manifestação pós-eleitoral, em 3 de agosto. González não aparece em público desde 30 de julho.
O chavismo também testará forças no coração de Caracas em apoio a Maduro, que pediu para “certificar” a eleição ao Supremo Tribunal de Justiça (TSJ), acusado de favorecer o governo com suas decisões.
“No sábado nós vamos às ruas marchar por toda a Venezuela, vamos para a rua continuar celebrando a vitória da revolução bolivariana”, disse, esta semana, o poderoso líder chavista Diosdado Cabello. Diversos setores do chavismo manifestaram-se quase diariamente até o palácio presidencial de Miraflores em apoio a Maduro, que sustenta que Machado e González Urrutia estão por trás de uma tentativa de golpe de Estado.
O CNE ainda não publicou a escrutínio detalhado, argumentando que o sistema de votação automatizado foi alvo de um “ataque ciberterrorista”. Sobre as cópias das atas eleitorais publicadas na internet pela oposição, o chavismo e o próprio CNE asseguram que esses documentos são forjados. O processo solicitado por Maduro perante a corte suprema é considerado improcedente por acadêmicos e opositores.
Mais Lidas
Internacional
Donald Trump revoga status legal temporário de 530 mil migrantes
Bombardeio israelense deixa 235 mortos em Gaza e ameaça cessar-fogo
Últimas Notícias

‘A falecida’: Espetáculo de Nelson Rodrigues chega à Caixa Cultural Salvador

Zambelli rebate Bolsonaro após ser culpada por derrota em 2022: ‘Sempre o defendi’
Segundo ex-presidente, deputada teve um papel decisivo na derrota de sua chapa na eleição presidencial de 2022

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Na avaliação do ex-presidente, STF agiu com 'casuísmo' ao tomar decisão

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes