Ativista brasileiro é deportado por Israel após missão humanitária rumo à Faixa de Gaza
Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como ‘manobra publicitária’

Israel deportou, nesta quinta-feira (12), seis ativistas internacionais que estavam a bordo do barco humanitário Madleen, interceptado enquanto tentava romper o bloqueio à Faixa de Gaza. Entre os deportados está o brasileiro Thiago Ávila e a eurodeputada francesa Rima Hassan, que já havia sido proibida anteriormente de entrar em território israelense por apoiar boicotes ao país.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como “manobra publicitária” e publicou em sua conta oficial na rede X uma imagem de Hassan em um avião.
“Mais seis passageiros do ‘iate das selfies’, incluindo Rima Hassan, estão deixando Israel. Tchau-tchau – e não esqueçam de tirar uma selfie antes de partirem”, afirmou a publicação.
Six more passengers from the ‘selfie yacht,’ including Rima Hassan, are on their way out of Israel. Bye-bye—and don’t forget to take a selfie before you leave. pic.twitter.com/Han9oQcTTc
— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) June 12, 2025
Ativistas foram levados contra a vontade, diz grupo
A embarcação transportava 12 passageiros, incluindo a ativista climática Greta Thunberg, e foi apreendida por Israel na manhã da segunda-feira (9). Thunberg e outros três passageiros foram deportados já no dia seguinte à interceptação. Os organizadores da ação afirmam que o objetivo era protestar contra o bloqueio imposto a Gaza e entregar uma pequena quantidade simbólica de ajuda humanitária.
A Coalizão Flotilha da Liberdade, responsável pela jornada, declarou que a missão visava denunciar o cerco a Gaza e a campanha militar em curso na região. Segundo o grupo, a situação humanitária no território se deteriorou drasticamente desde o início da guerra entre Israel e Hamas, colocando a população palestina em risco de fome extrema.
Segundo a organização local de direitos humanos Adalah, os ativistas foram submetidos a maus-tratos e medidas punitivas. “Os ativistas foram submetidos a maus-tratos, medidas punitivas e tratamento agressivo, e dois voluntários foram mantidos por algum tempo em confinamento solitário”, informou o grupo, que representa os detidos legalmente.
As autoridades israelenses não comentaram as alegações específicas, mas afirmaram que os detidos foram tratados conforme a lei. Israel defende que o bloqueio à Faixa de Gaza é necessário para impedir que o grupo Hamas importe armas, embora críticos acusem a medida de constituir punição coletiva contra os cerca de 2 milhões de habitantes do território.
O Hamas classificou a interceptação como “violação flagrante do direito internacional” e cobrou a libertação dos ativistas, responsabilizando Israel por sua segurança. A organização também pediu ação urgente das Nações Unidas para romper o bloqueio à Faixa de Gaza.
A Coalizão informou em comunicado que estava ciente do risco de interceptação e preparou-se para a ação israelense. “O Madleen é uma embarcação civil, desarmada e navegando em águas internacionais, transportando ajuda humanitária e defensores dos direitos humanos… Israel não tem o direito de obstruir nossos esforços”, declarou a porta-voz Hay Sha Wiya.
Israel promete ações legais contra quem não assinar deportação
O Ministério das Relações Exteriores de Israel declarou que os ativistas que assinaram voluntariamente documentos de deportação foram expulsos de forma imediata. Já os que se recusaram a assinar serão apresentados a uma autoridade judicial que poderá autorizar a deportação forçada conforme a legislação israelense.
A Adalah informou que os dois últimos ativistas que permanecem sob custódia deverão ser deportados na sexta-feira (13). O grupo também afirmou que os militantes não tinham a intenção de entrar em território israelense e foram levados ao país contra sua vontade.
Mais Lidas
Putin desafia EUA e diz que Brics lidera nova ordem mundial
Internacional
Últimas Notícias

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado

CNA reage à tarifa de Trump e defende diálogo urgente em prol do agro brasileiro
Confederação representa cerca de 5 milhões de produtores rurais e avalia que a nova tarifa prejudica as economias do Brasil e dos EUA