A Fundação Lar Harmonia (FLH) foi criada pelo psicólogo Adenáuer Novaes em conjunto com um grupo de pessoas que unem esforços para beneficiar a sociedade. Constituída legalmente em 1995, a FLH é uma instituição sem fins lucrativos e, por isso, conta com o trabalho voluntário para a realização de seus serviços.
Em síntese, o principal objetivo da organização é auxiliar pessoas em vulnerabilidade social, dando ênfase às atividades educativas, suporte psicológico, médico e oficinas profissionalizantes. Além disso, a Lar Harmonia presta assistência jurídica e desenvolve estudos na área do direito de maneira gratuita às comunidades de Salvador.
Desse modo, a operação dos seus serviços atende, principalmente, as comunidades carentes do Bairro da paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo. No momento, são cerca de 600 crianças dentro das três escolas da fundação, além de idosos, que também contam com uma casa de apoio.
Núcleo Jurídico
Assim, a Diretora Presidente e Membro do Conselho Superior da Fundação Lar Harmonia, Cristiane Silveira, destacou, em reportagem exclusiva ao Portal M!, o intuito de promover o suporte jurídico de forma gratuita às pessoas em vulnerabilidade social.
“Sempre foi uma ideia oferecer aqui os advogados e colocar o serviço deles em prol da sociedade. Em paralelo a isso, a gente conseguiu algo muito importante que foi trazer o Tribunal de Justiça para dentro da fundação. Então, atualmente, a gente tem uma casa de justiça e de cidadania, e uma quantidade de mediações muito grandes são feitas aqui com o auxílio ao Tribunal”, explicou.
Desde 2005, a instituição oferece esse atendimento, fornecendo serviços de intermediação de trabalho, cursos de qualificação, encaminhamento para vagas de emprego e cadastro de pessoa física para os que não tem acesso à documentação básica.
“Temos uma parceria com o Ministério Público, através do Tribunal de Justiça, com a Defensoria e com a Casa de Justiça com o SAC. Então, a gente tem aqui condições de oferecer documentos básicos para essa comunidade de forma inteiramente gratuita. Graças a uma parceria com a Secretaria de Administração do Estado também, que faz parte desse guarda-chuva que o Tribunal pôde colocar aqui na fundação”, acrescentou.
Capacitação profissional
Segundo a presidente do conselho, a fundação também tem o propósito que oferecer capacitação profissional aos seus integrantes. Dessa forma, o objetivo é proporcionar um aprendizado técnico aos jovens e adultos em situação de risco social. Além disso, há o fator de inserção no mercado de trabalho e convivência social.
“A gente tem aqui algumas oficinas funcionando à medida que é necessário para a comunidade. O nosso objetivo é trazer uma promoção social para o indivíduo. Então, a gente quer ver as pessoas com uma formação profissional. Por isso, abrimos ferramentas para que elas tenham condições de oferecer um sustento para a família”, afirmou.
O Núcleo de Oficinas Profissionalizantes apresenta serviços de corte e costura, salão e beleza, manicure, ballet e até desenvolvimento em informática. Tudo isso em função de oferecer atividades educativas para as crianças e adolescentes, buscando o estímulo da criatividade e dos talentos artísticos.
“O nosso maior desafio é saber como utilizar o máximo da potencialidade de cada pessoa que aqui está. Em seu próprio benefício, em benefício da própria sociedade. Para que lá na frente, elas consigam também auxiliar a sua própria comunidade, a sua própria família. E que ela seja diferente da realidade violenta e vulnerável. Eu acho que é um trabalho de oferecer esperança para essas pessoas”, declarou Cristiane.
Como contribuir com a Fundação
Foto: Equipe M!
A principal contribuição para a Fundação Lar Harmonia, é através dos trabalhos voluntários que as pessoas se submetem para o funcionamento da instituição, de acordo com a diretora do conselho superior. Importante destacar que pessoas das mais variadas áreas podem se voluntariar para oferecer um serviço com as “melhores energias” à população carente de Salvador.
Além disso, a organização se mantém de pé através das parcerias e das doações. Para quem tem interesse, a contribuição pode acontecer por meio de transferência bancária, pix ou alimentos não perecíveis.
Doação em pix para a Fundação Lar Harmonia:
- Chave pix: CNPJ 0.405.171/0001-09
- Banco: Bradesco
- Chave pix: social@larharmonia.org.br
- Banco: Caixa
- Chave pix: adm@larharmonia.org.br
- Banco: Banco do Brasil
Doação por depósito em conta:
- CAIXA, Agência: 1018, Op. 003, Conta corrente: 00001551-8
- Banco do Brasil, Agência: 2976-9, Conta corrente: 6873
- Banco Bradesco, Agência: 3231, Conta corrente: 359321-5
Serviços voluntários:
- Contato: Adaiza ou Rosangela – 71 3035-2008 ou WhatsApp: 71 98138-2483
- E-mail: social@larharmonia.org.br