Maratona Salvador 2025 surpreende com novos desafios, vitórias emocionantes e até pedido de casamento
Competição foi realizada em dois dias e, neste domingo, consagrou vencedores em 21 km e 42 km
Jefferson Peixoto / Secom PMS
A 7ª edição da Maratona Salvador 2025 terminou, neste domingo (21), com recorde histórico de público. Foram mais de 12 mil pessoas na orla da Boca do Rio ao longo de dois dias de provas, com cerca de oito mil atletas profissionais e amadores apenas no último dia. As distâncias de 21 km e 42 km reuniram corredores do interior da Bahia, de outros estados e de países estrangeiros.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, avaliou o novo formato da competição em dois dias como um acerto. “As provas aconteceram de forma super tranquila. A cada ano, a gente melhora mais e mais a maratona. Hoje, essa competição já é a principal do Norte e Nordeste do país e está entre as sete maiores do Brasil”, disse. Ele ressaltou ainda que a prova tem certificação da World Athletics, o que atrai atletas de elite do Brasil e do exterior.
Novo formato dividiu percursos em dois dias
Por causa do aumento no número de atletas, a organização dividiu a prova em dois dias. No sábado, aconteceram os percursos de 5 km e 10 km. No domingo, os atletas enfrentaram a meia-maratona (21 km) e a maratona completa (42 km).
A edição de 2025 também trouxe novidades, como os desafios “Paletada da Zorra”, em que o participante correu 5 km em um dia e 21 km no outro, e o “Barril Dobrado”, que reuniu percursos de 10 km e 42 km em dias consecutivos.
Pedido de casamento marcou a prova
Um momento especial emocionou os corredores. Após completar os 21 km, a baiana Ana Caroline da Silva, de Irecê, recebeu um pedido de casamento do namorado João Vitor de Lima, que também havia concluído a prova. “Estava tudo programado, graças a Deus. Esperei ela completar a prova para realizar esse sonho. Foi muito gratificante”, contou João Vitor.
Sem esperar pela surpresa, Ana Caroline aceitou o pedido. “Não queria outro momento a não ser esse, fazendo o que a gente mais ama, que é correr. A corrida nos uniu, faz parte da nossa vida”, afirmou.
Campeões da elite feminina e masculina dos 42 km
Na prova principal de 42 km, a vencedora da elite feminina foi Rejane Ester Bispo da Silva, com o tempo de 2h51min18s. O pódio foi completado por Vaniclea Moura dos Santos (2h52min46s) e Senara Almeida da Silva (2h57min10s).
Rejane, natural de Teresópolis (RJ), relatou que as condições climáticas foram um desafio. “Tentamos uma tática para nos mantermos na frente, mas foi difícil porque comecei a sentir cãibras. Tive que ir dosando, diminuindo o ritmo, segurando a dor”, disse. Apesar disso, ela conseguiu manter o foco até o fim da prova.
No masculino, o campeão foi Justino Pedro da Silva, com 2h22min33s. O segundo lugar ficou com Hiago Silva de Oliveira Silva (2h23min14s), seguido por Thiago dos Santos Costa (2h23min56s).
Justino explicou que a preparação foi decisiva. Inicialmente inscrito para a meia-maratona, ele decidiu enfrentar os 42 km. “Meu treinador disse para não ir, mas eu sou teimoso e gosto de percursos duros. Comecei a puxar no ritmo de 3’20” por quilômetro e consegui manter até o fim”, afirmou.
Resultados da meia-maratona
Na elite feminina dos 21 km, a campeã foi Jeane Barreto dos Santos, que concluiu em 1h17min03s. Em segundo lugar ficou Mirela Saturnino de Andrade (1h18min22s), seguida por Raimunda Jesus dos Santos Lima (1h21min34s).
Entre os homens, o destaque foi o queniano Wilson Mutua Maina, vencedor com 1h05min34s. O pódio teve ainda Everton Silva Lima (1h07min37s) e Giovani dos Santos (1h07min56s).
Nos 21 km da categoria geral feminina, o título foi de Maria Santos de Jesus, com 1h27min15s. O pódio contou também com Josciene Teixeira (1h29min01s) e Kamila Alexia da Silva (1h30min54s). No masculino, venceu Bruno da Silva Santos do Nascimento (1h10min13s), seguido de Jonas Soares Diodízio Alves (1h10min19s) e Marcos Silva Macedo (1h10min45s).
Atletas com deficiência também foram destaque
A edição coincidiu com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e reforçou a inclusão na competição. Nos 21 km femininos, venceram Angelina Nascimento da Silva (2h08min32s, cadeirante), Maria Gilda Silva Nascimento (1h57min39s, amputada de membros superiores) e Patrícia Silva Nunes (deficiência intelectual – T20).
Angelina, de Salvador, destacou a emoção da conquista. “Até os 10 km eu fui voando, depois dei uma quebrada, mas consegui concluir bem. Essa prova é tudo de bom. Não é porque é na minha cidade, mas é top de linha”, afirmou. Ela também integra a equipe olímpica e disputa provas de campo, como arremesso de peso e lançamento de dardo.
No masculino, os campeões foram Carlos Costa de Pinho (1h23min17s, cadeirante), Joilton Magalhães Pinheiro (1h40min59s, amputado de membros superiores) e Rafael Dias Nolasco Ferreira (2h17min04s, deficiência intelectual – T20).
Mais Lidas
Esporte
Últimas Notícias
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes