CBF entra em nova crise: Ednaldo Rodrigues é afastado pela Justiça e novas eleições devem ser convocadas
Com a decisão, Fernando Sarney assume presidência interina da Confederação Brasileira de Futebol

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou, nesta quinta-feira (15), o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que também nomeou Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, como interventor responsável por convocar novas eleições “o mais rápido possível”. As informações são do G1.
Acordo questionado por suposta falsificação e incapacidade mental
O magistrado declarou nulo o acordo que validou a eleição de Ednaldo Rodrigues, firmado no início de 2024, ao considerar dúvidas sobre a capacidade mental de um dos signatários, o ex-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes, e indícios de falsificação de assinatura.
Zéfiro afirmou que a nulidade decorre da ausência de condições legais para a celebração do acordo.
“Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela corte superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, escreveu o desembargador.
A capacidade mental do Coronel Nunes está sob questionamento desde 2018, quando ele foi diagnosticado com câncer no cérebro. A defesa do ex-presidente da CBF não apresentou o dirigente à audiência marcada para a última segunda-feira (11), alegando problemas de saúde. O desembargador, então, cancelou a oitiva e decidiu, quatro dias depois, pelo afastamento de Ednaldo.
Fernando Sarney assume presidência de forma temporária
Com a decisão, Fernando Sarney assume a presidência da CBF temporariamente, com a missão de organizar novas eleições. Ele já havia acionado o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o afastamento de Ednaldo, com base na suposta falsificação da assinatura de Nunes.
O argumento também foi reforçado pela deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ), que protocolou outro pedido junto ao STF na semana passada. Ambos citam um laudo pericial que indicaria a falsidade da assinatura no acordo celebrado entre cinco dirigentes da CBF.
STF havia remetido o caso ao TJ-RJ
Na última quarta-feira (7), o ministro Gilmar Mendes, do STF, negou o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues, mas determinou o envio do caso ao TJ-RJ para apuração urgente dos fatos narrados nas petições. A medida permitiu o retorno do processo ao Judiciário fluminense.
Segundo afastamento de Ednaldo pelo TJ-RJ
Esta é a segunda vez que o TJ-RJ destitui Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. A primeira ocorreu em dezembro de 2023, quando a Justiça questionou o processo eleitoral que o conduziu ao cargo. Posteriormente, Gilmar Mendes devolveu o cargo a Ednaldo por decisão liminar.
Estratégia da CBF buscava apoio jurídico e político
Nos últimos dias, Ednaldo Rodrigues articulava estratégias para manter o apoio interno à sua gestão. Na segunda-feira (13), anunciou a contratação do técnico Carlo Ancelotti, antecipando-se ao Real Madrid. Três dias após o anúncio, o clube espanhol ainda não confirmou a saída do treinador.
Na terça-feira (14), Ednaldo se reuniu com presidentes de federações estaduais, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, o corpo jurídico da entidade detalhou os planos de sustentação legal do presidente. Os dirigentes demonstraram confiança jurídica de que Ednaldo não deixaria o cargo, mas, diante de um cenário negativo no TJ-RJ, projetavam uma possível vitória no STF.
Mais Lidas
Esporte
Seleção feminina de vôlei vence Bélgica na estreia da Liga das Nações
Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final
Bahia enfrenta Bragantino para entrar no G-6 e quebrar tabu fora de casa
Últimas Notícias

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022