Brasil quer sediar Copa do Mundo de Clubes da Fifa em 2029 e entra na disputa com Espanha, Austrália e Marrocos
A Confederação Brasileira de Futebol manifestou interesse formal e conta com apoio popular e estrutura já testada em grandes eventos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (21) o interesse em sediar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa em 2029. O presidente da entidade, Samir Xaud, comunicou pessoalmente a intenção ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, e ao secretário-geral, Mattias Grafström, durante a Cúpula Executiva de Futebol realizada em Miami. Segundo Xaud, o diálogo foi positivo e os dirigentes internacionais consideraram a proposta “totalmente possível”.
A iniciativa surge em meio ao sucesso de audiência e engajamento popular com a atual edição do torneio, disputada nos Estados Unidos, e reflete o desejo da CBF de se aproximar institucionalmente da Fifa e reafirmar o protagonismo do Brasil no cenário do futebol global. A manifestação ainda não configura uma candidatura formal, mas marca o primeiro passo do país rumo à disputa pela sede do torneio.
Fifa avalia propostas de diversos países
Além do Brasil, outros países também demonstraram interesse em sediar a edição de 2029 da Copa do Mundo de Clubes. A Federação Espanhola de Futebol, por exemplo, também levou seu pedido a Infantino durante o mesmo encontro em Miami. No entanto, a proposta enfrenta resistência interna, especialmente do presidente da La Liga, Javier Tebas, crítico declarado do torneio.
O Marrocos, que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2030 junto com Espanha e Portugal, também chegou a manifestar interesse na competição de clubes. Inicialmente, o país africano se ofereceu para sediar o evento sozinho, mas depois abriu a possibilidade de uma candidatura conjunta. No entanto, recentemente, a federação espanhola passou a trabalhar por uma candidatura solo, nos moldes da atual edição nos EUA.
A Austrália, motivada pelo sucesso da Copa do Mundo Feminina em 2023, também indicou a intenção de disputar a sede do torneio de clubes, embora ainda não tenha formalizado uma proposta.
Brasil aposta em legado esportivo e apoio popular
A candidatura brasileira se apoia na experiência do país na realização de grandes eventos esportivos internacionais. O Brasil foi sede da Copa do Mundo da Fifa em 2014 e se prepara para receber o Mundial Feminino de 2027. A estrutura utilizada nessas competições poderá ser adaptada para a edição de 2029 do torneio de clubes, o que representa uma vantagem logística e econômica.
Outro fator favorável ao Brasil é a forte adesão do público. Durante a atual edição do torneio, o engajamento da torcida brasileira chamou atenção da Fifa, que chegou a compartilhar imagens de torcedores assistindo aos jogos em praias e locais públicos. O alto índice de audiência televisiva no país também reforça a viabilidade comercial da proposta.
Formato do torneio e expectativa de participação
A Copa do Mundo de Clubes da Fifa de 2029 está prevista para ocorrer entre junho e julho, com a participação de 32 times. A ideia inicial da entidade era expandir o torneio para 48 clubes, mas o novo formato com 32 equipes segue o modelo da edição de 2025.
Caso o Brasil seja escolhido como país-sede, terá direito a uma vaga extra, provavelmente destinada ao campeão brasileiro de 2028. Além disso, os campeões da Taça Libertadores da América de 2025 a 2028 também garantirão participação no torneio, junto com duas equipes sul-americanas classificadas por ranking técnico.
Até o momento, quatro clubes já estão garantidos na próxima edição: o Al-Ahli (campeão asiático), o Pyramis-EGI (vencedor africano), o Cruz Azul (representante da Concacaf) e o Paris Saint-Germain (campeão europeu).
Escolha oficial ainda sem data definida
A Fifa ainda não divulgou o cronograma oficial para a escolha da sede da Copa do Mundo de Clubes de 2029. Segundo informações do jornal “The Athletic”, uma nova edição nos Estados Unidos também está no radar, como forma de manter o vínculo com patrocinadores e explorar o mercado norte-americano. No entanto, fontes da Fifa afirmam que todas as regiões do mundo são consideradas como potenciais anfitriãs.
Até que o processo de candidatura seja oficialmente aberto, os países interessados seguem se articulando nos bastidores.
Mais Lidas
Bahia e Atlético-MG duelam hoje: veja horário, transmissão e escalações
Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Esporte
Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Brasil supera Venezuela, mas ainda não convence na Copa América
Chelsea goleia PSG e conquista o primeiro Mundial de Clubes da Fifa
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido