Bahia tem desempenho histórico nas Paralimpíadas Escolares e conquista 28 medalhas em cinco modalidades

Formada por 27 estudantes atletas, a equipe participou das duas semanas de competição


Redação
Redação 01/12/2025 22:00 • Esporte
Bahia tem desempenho histórico nas Paralimpíadas Escolares e conquista 28 medalhas em cinco modalidades - Divulgação/Sudesb
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Bahia conquistou 28 medalhas na 15ª edição das Paralimpíadas Escolares, que chegou ao fim na última sexta-feira (28) e contou com cerca de dois mil estudantes atletas brasileiros no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A delegação baiana encerrou sua participação com resultados obtidos nas modalidades de atletismo, goalball, tênis de mesa, bocha e parabadminton.

Formada por 27 estudantes atletas, a delegação baiana participou das duas semanas de competição, que também incluiu modalidades como basquete 3×3 em cadeira de rodas, futebol de cegos, natação, voleibol sentado, judô, futebol PC, halterofilismo, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas, em evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com o governo federal.

Baiano conquista medalhas de prata no tênis de mesa

Na estreia nacional, o jovem Ryan Aparecido Ribeiro, 14 anos, natural de Licínio de Almeida, retornou ao estado com duas medalhas de prata no tênis de mesa. De acordo com ele, se tratou de uma “experiência inesquecível”.

“Foi minha primeira vez e também a primeira vez que Licínio de Almeida tem um representante numa etapa nacional. Tinha muito pouco tempo de prática, mas mesmo assim volto para casa com duas medalhas de prata. Estou muito feliz e seguirei treinando para retornar no próximo ano ainda mais preparado”, afirmou.

O pai de Rayan, Aparecido Ribeiro, que acompanhou a participação do filho e descreveu o momento como especial, relembrou os desafios e destacou a “alegria especial” em ver o filho feliz e se “destacando no esporte”.

“Foram muitos e enormes desafios enfrentados até chegarmos aqui. Mas valeu a pena. Volto para minha cidade, ainda com mais orgulho de Ryan, que além de excelente filho é um aluno exemplar, e já passou de ano antes mesmo do encerramento das aulas”, disse.

Também estreante, Carlos Alberto Neto competiu na bocha e integrou a delegação ao lado de sua mãe, Jucileide dos Santos. Ela relatou a experiência como marcante. “É a primeira vez que venho a São Paulo. Para mim, foi uma terapia, uma nova experiência. É um sonho dele que está sendo realizado. Estou muito feliz”, afirmou.

Chefe da delegação e coordenador do Centro de Referência Paralímpico Bahia, Wilson Brito avaliou o desempenho como parte de um processo contínuo. Ele afirmou que considera o resultado obtido um avanço, já que nas edições anteriores, os números de medalhas sempre foram inferiores a 20.

“Esse resultado também é reflexo de um processo que vem sendo consolidado, de parceria entre as instituições públicas e privadas, a Secretaria da Educação, a Sudesb, o Centro de Referência Paralímpico, o Instituto dos Cegos, a Fundação José Silveira, o Colégio Pedro Paulo Marques e Marques, o Hospital Sarah e a Unijorge, escolas dos municípios de Remanso, de Lauro de Freitas, de Jequié, de Licínio de Almeida, entre outras”, afirmou.

Gestão e políticas esportivas

De acordo com Wilson Brito, as instituições mantêm diálogo contínuo para ampliar a delegação e estabelecer treinamentos durante todo o ano. “Esses resultados geram em todos nós uma grande expectativa, porque a ideia agora é avançar e ampliar esses números. Em 2026, a nossa meta é levar 50 atletas para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares”, disse.

O coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, Adelmare Júnior, destacou a ampliação da participação baiana em modalidades paralímpicas. Segundo ele, a Bahia triplicou o número de atletas participantes em comparação com o ano passado.

“Sabemos que a inclusão é um processo, e seguimos focados em ampliar o acesso ao esporte para pessoas com deficiência. A faixa escolar é a base do alto rendimento, dos futuros atletas paralímpicos, e nosso objetivo é aumentar ano a ano a participação baiana nas Paralimpíadas Escolares e também a inclusão de PCDs no esporte de um modo geral”, afirmou.

A delegação baiana contou com mais de 40 integrantes nas duas etapas da competição, incluindo professores, oficiais, um médico e um fisioterapeuta, presença inédita na edição. As passagens aéreas, uniformes de viagem e trajes de competição foram fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, via Sudesb.

Confira o desempenho dos atletas baianos:

Atletismo paralímpico

  • Kethiley Emamuely (Remanso): três ouros nas provas de 100m, 60m e 200m.
  • Kaylana Santana (Jequié): um ouro e duas pratas nas provas de 100m e 60m.
  • Davy de Jesus (Salvador): um ouro no lançamento de pelota e mais duas pratas (100m e 60m).
  • Samuel Almeida (Juazeiro): uma prata no salto em distância e uma medalha de bronze no arremesso de peso.
  • Davi Lucas Barboza (Jequié): uma prata no lançamento de pelota.

Goalball

  • Tiago Reis (Jequié), Rafael Bitencourt (Salvador) e João Gabriel dos Santos (Salvador): uma medalha de bronze.

Tênis de Mesa

  • Ryan Aparecido (Licínio de Almeida): duas medalhas de prata (dupla e individual)
  • Lisandro Jean Silva Franca: duas medalhas de bronze (dupla e individual)
  • Kael Silva Santiago: duas medalhas de bronze (dupla e individual)
  • Miguel Pereira Paim: uma medalha de bronze (dupla)
  • Lavínia Vitória: uma medalha de bronze (individual)

Parabadminton

  • Jonas Gustavo: uma medalha de ouro e uma medalha de bronze
  • William Matheus: uma medalha de prata, categoria A (11 a 14 anos)
  • Samuel Lucena: uma medalha de bronze, categoria A (11 a 14 anos)
  • Ana Luiza Mesquita: uma medalha de bronze na categoria B (15 a 17 anos)

Bocha Paralímpica

  • Stephany Luna: uma medalha de ouro
  • Cauany Vitória Almeida: uma medalha de bronze
Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Esporte

Últimas Notícias

Daniel Farias lança livro de poesia ‘Tudinho’ com evento performativo no Rio Vermelho -
Cultura 11/12/2025 às 21:48

Daniel Farias lança livro de poesia ‘Tudinho’ com evento performativo no Rio Vermelho

Obra reúne poemas escritos entre 2020 e 2025 e será apresentada na Livraria midialouca com intervenção artística nas calçadas da Fonte do Boi


Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com exigência de venda de lojas em São Paulo -
Negócios 11/12/2025 às 21:15

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com exigência de venda de lojas em São Paulo

Decisão impõe condições para limitar concentração e preservar competitividade no varejo pet presente em quase 20 estados, entre eles a Bahia


Noites Brasileiras estreia em Salvador e ocupa Casa de Castro Alves com música e diversidade no dia 19 de dezembro -
Cultura 11/12/2025 às 20:42

Noites Brasileiras estreia em Salvador e ocupa Casa de Castro Alves com música e diversidade no dia 19 de dezembro

Evento chega ao Centro Histórico da capital baiana com DJs de Alagoas, Bahia e Sergipe em uma noite de diversidade cultural


Expulsão de Carol Lekker quebra recorde do reality e reação da modelo expõe bastidores tensos de A Fazenda -
Coluna Ohh! 11/12/2025 às 20:20

Expulsão de Carol Lekker quebra recorde do reality e reação da modelo expõe bastidores tensos de A Fazenda

Programa registrou seu próprio recorde de expulsões a uma semana da final


Estudantes de Feira de Santana vencem o Outdoor Universitário 2025 e conquistam prêmios e estágio -
Cidades 11/12/2025 às 20:00

Estudantes de Feira de Santana vencem o Outdoor Universitário 2025 e conquistam prêmios e estágio

Dupla obteve o melhor desempenho geral ao longo das etapas do concurso


Guarda compartilhada ultrapassa decisão exclusiva da mãe pela 1ª vez no Brasil, aponta IBGE -
Cidades 11/12/2025 às 19:30

Guarda compartilhada ultrapassa decisão exclusiva da mãe pela 1ª vez no Brasil, aponta IBGE

Nova dinâmica familiar aparece em meio a mudanças nas taxas de divórcios, casamentos e no tempo médio das uniões


Flávio Bolsonaro diz que aliança com Tarcísio é indispensável e mira 2026 com plano próprio -
Política 11/12/2025 às 19:00

Flávio Bolsonaro diz que aliança com Tarcísio é indispensável e mira 2026 com plano próprio

Parlamentar fala em sobrevivência política e apresenta propostas para segurança no país


Após Câmara manter Zambelli, STF prepara ações para fazer valer decisão de perda de mandato -
Política 11/12/2025 às 18:44

Após Câmara manter Zambelli, STF prepara ações para fazer valer decisão de perda de mandato

Zambelli foi condenada em dois processos criminais no STF


Lula confirma recriação do Ministério da Segurança Pública caso PEC avance no Congresso -
Política 11/12/2025 às 18:30

Lula confirma recriação do Ministério da Segurança Pública caso PEC avance no Congresso

Presidente detalhou intenção de reorganizar a área e comentou reunião marcada com líderes dos Três Poderes sobre feminicídio


Jammil celebra início do Verão com show na Ponta de Humaitá e promessa de convidados especiais -
Cultura 11/12/2025 às 18:10

Jammil celebra início do Verão com show na Ponta de Humaitá e promessa de convidados especiais

Banda pede que público leve presentes para doar a crianças de uma instituição da Cidade Baixa