Alerta de raios para jogo e evacuação de estádio: entenda protocolo climático da Fifa no Mundial de Clubes
Suspensões por céu nublado e trovões seguem regras dos EUA e buscam evitar riscos em grandes eventos esportivos

As paralisações provocadas por condições climáticas durante o Mundial de Clubes da Fifa nos Estados Unidos vêm causando surpresa entre torcedores brasileiros, habituados a ver partidas prosseguirem mesmo sob forte chuva. No entanto, a realização do torneio em território norte-americano segue regras rígidas de segurança meteorológica, que priorizam a proteção de atletas, comissões técnicas, torcedores e trabalhadores dos estádios.
O jogo entre Pachuca, do México, e Red Bull Salzburg, da Áustria, pela primeira rodada do Grupo H, nesta última quarta-feira (18), foi interrompido por 1h40 em Cincinnati após um alerta de tempestade. No dia anterior, a partida entre Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e Ulsan, da Coreia do Sul, em Orlando, também teve início adiado por uma hora devido às condições meteorológicas.
As decisões estão amparadas em protocolo desenvolvido pela Fifa com base nas diretrizes do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), que recomenda a suspensão imediata de atividades ao ar livre diante de qualquer risco iminente de raios ou tempestades elétricas.
Céu nublado pode ser suficiente para parar uma partida
Segundo o manual do NWS, “se o céu parecer ameaçador, as atividades devem ser interrompidas, pois tempestades podem se desenvolver diretamente sobre o estádio”. O documento destaca ainda que “não há lugar seguro ao ar livre quando há uma tempestade na área”, e orienta que organizadores consultem informações meteorológicas atualizadas de fontes oficiais como a Rádio NOAA.
Um dos principais critérios para paralisação de eventos é a audição de trovões. De acordo com o protocolo, se um trovão for ouvido, a tempestade está a até 16 quilômetros de distância — distância considerada de alto risco para ocorrência de raios. A recomendação é que o evento só seja retomado 30 minutos após o último trovão.
Além do som, o aspecto visual do céu e a tecnologia de detecção de raios são considerados pelas autoridades locais. O objetivo é eliminar decisões baseadas apenas na experiência dos organizadores ou em interesses de manter o evento, o que pode comprometer a segurança de todos os envolvidos.
Palmeiras x Al Ahly também foi interrompido
O protocolo de segurança foi novamente aplicado nesta quinta-feira (19), no duelo entre Palmeiras e Al Ahly, do Egito, realizado no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey. A partida, válida pelo Mundial de Clubes, foi interrompida aos 17 minutos do segundo tempo com o time brasileiro vencendo por 2 a 0 — gols de Abou Ali (contra) e um de Flaco López.
Uma mensagem foi exibida nos quatro telões do estádio e anunciada por alto-falantes, solicitando que torcedores deixassem seus assentos e buscassem abrigo em áreas cobertas. O alerta foi reforçado também por meio de notificações sonoras enviadas aos celulares de todos os presentes.
Apesar do céu nublado, a temperatura era de 32ºC, com sensação térmica de 33º e umidade de 55%, e não chovia no local. Ainda assim, o risco de raios levou à suspensão temporária do jogo por 45 minutos.
Funcionários e voluntários da organização orientaram o público até áreas internas do estádio. Parte dos torcedores, especialmente palmeirenses, resistiu a sair das arquibancadas, mas acabou conduzida para áreas seguras após intervenção da equipe do evento.
Protocolo visa segurança máxima em grandes eventos
As medidas adotadas seguem o Plano Nacional de Segurança contra Raios dos Estados Unidos, que orienta federações esportivas, clubes e organizadores de eventos sobre quando e como interromper atividades ao ar livre. O foco é prevenir acidentes, mesmo em situações onde o risco ainda não tenha se materializado em chuva intensa ou tempestade visível.
De acordo com o documento oficial, eventos podem ser cancelados, adiados ou transferidos para locais fechados caso haja qualquer previsão de tempestade. Além disso, os responsáveis devem monitorar constantemente as condições climáticas por radar e fontes meteorológicas.
Nos Estados Unidos, esse tipo de protocolo é comum em competições da NFL, MLB e MLS. A aplicação no Mundial de Clubes reflete o alinhamento da Fifa aos padrões locais de segurança e reforça a prioridade absoluta dada à integridade física dos envolvidos.
Mais Lidas
PSG supera Bayern com dois a menos e avança à semifinal do Mundial de Clubes
Esporte
Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro