Operação Eleições: segundo turno em Camaçari terá cerca de 1,4 mil agentes de segurança
Ação envolve entidades como o Tribunal Regional Eleitoral, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e os Ministérios Públicos Eleitoral e Estadual
Vitor Barreto
Durante reunião realizada nesta quinta-feira (24), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os últimos ajustes para a Operação Eleições do 2° Turno em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foram definidos. A ação envolve entidades como o Tribunal Regional Eleitoral, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e os Ministérios Públicos Eleitoral e Estadual, com foco na segurança e organização do pleito.
As forças estaduais de segurança, compostas pelas Polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros, contarão com um efetivo de 1.463 agentes para garantir o bom andamento das eleições em Camaçari. Entre as atividades, estão a escolta e guarda das urnas, patrulhamento das zonas eleitorais, ações de inteligência para coibir compra de votos, transporte ilegal, propaganda irregular e outras infrações relacionadas ao processo eleitoral.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará 24 horas por dia entre os dias 26 e 28 de outubro, abrigará a operação de mais de 40 instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços. A estrutura visa promover a troca de informações em tempo real, facilitando a coordenação das atividades de segurança e monitoramento.
A operação contará ainda com o apoio de cerca de 100 câmeras da SSP, algumas equipadas com sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares, para reforçar as ações preventivas e ostensivas. Duas Plataformas de Observação Elevada (POE) serão posicionadas em locais estratégicos de Camaçari, contribuindo para a vigilância e segurança durante o segundo turno.
“As Forças da Segurança e o TRE atuaram de forma integrada no 1° turno em toda a Bahia e, nesta reunião, reafirmamos o compromisso de garantir a democracia e o livre exercício da cidadania no 2° Turno, em Camaçari”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Primeiro turno
No primeiro turno das eleições municipais de 2024 na Bahia, 86 pessoas foram presas em flagrante e 246 crimes eleitorais foram registrados. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta segunda-feira (7). Entre os crimes mais comuns estavam boca de urna, compra de votos, ameaças e propaganda eleitoral irregular, com ocorrências em 48 municípios.
As prisões em flagrante aconteceram em cidades como Salvador, Camaçari, Alagoinhas, Itabuna, Bom Jesus da Lapa e Paulo Afonso, entre outras. Além disso, crimes eleitorais foram registrados em municípios como Teixeira de Freitas, Irará, Maraú e Nova Viçosa. A ação fez parte da Operação Eleições 2024, que contou com um forte esquema de segurança para garantir a ordem durante o processo eleitoral.
“Os policiais e bombeiros da Bahia trabalharam de forma incansável para garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. Vamos analisar todo o planejamento, buscando aperfeiçoar a integração, pensando nos próximos grandes eventos”, destacou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner. Cerca de 34 mil policiais e bombeiros foram mobilizados em operações preventivas e de inteligência em todo o estado.
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira
Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo
Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações
Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026
57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança
O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia
Léo Santana comanda megabloco no pré-Carnaval do Rio pelo terceiro ano seguido
Cantor baiano retorna às ruas do Centro com repertório de hits e duas faixas entre as mais ouvidas do país
Feira da Gestante Salvador oferece descontos, sorteio e produtos para bebês a partir desta quarta
Evento reúne expositores de todo o país, oferece descontos de até 70% e concentra produtos do enxoval em um único espaço no Shopping Bela Vista
Edilson Capetinha tem crise de choro e diz que entrou no BBB 26 por estar ‘precisando do dinheiro’
Ex-jogador chorou após se apresentar aos colegas e lamentou decisões financeiras do passado
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar