Lula publica vídeos de apoio a candidatos na reta final do segundo turno
Presidente intensifica ações digitais em nove cidades e justifica ausência física em eventos
Instagram/@lulaoficial
Em uma guinada nos últimos dias da corrida eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou vídeos em suas redes sociais apoiando candidatos que disputam o segundo turno em nove cidades brasileiras. Mesmo após uma campanha marcada por sua ausência em várias localidades, Lula recorreu ao Instagram para declarar apoio a candidatos em capitais como São Paulo e Porto Alegre, onde sua presença física era muito aguardada, mas acabou não se concretizando.
Entre os apoios divulgados estão os nomes de Willian Souza (PT) em Sumaré (SP), Catanho (PT) em Caucaia (CE), Valdeci Oliveira (PT) em Santa Maria (RS), Fernando Marroni (PT) em Pelotas (RS), Jairo Jorge (PSD) em Canoas (RS), Vinicius Castello (PT) em Olinda (PE), José Filippi (PT) em Diadema, Marcelo Oliveira (PT) em Mauá (SP) e Luiz Caetano (PT) em Camaçari (BA).
A gravação segue um tom padrão, com o presidente iniciando suas falas com expressões como “meus amigos e minhas amigas” ou “companheiros e companheiras” antes de mencionar a cidade e o candidato. Sentado com as mãos unidas sobre a mesa, Lula pede o apoio dos eleitores para o próximo dia 27, data que coincide com seu aniversário, e comenta que o voto no candidato de sua preferência seria “um presente” para ele.
Em dois dos vídeos, Lula aparece ao lado dos petistas Vinicius Castello, de Olinda, e Luiz Caetano, de Camaçari, interagindo de forma mais próxima. Vale lembrar que o presidente esteve em Camaçari para participar de um comício de Luiz Caetano. Nas gravações, o presidente aperta a mão dos candidatos e convida-os a compartilhar suas propostas e razões para a escolha dos eleitores.
O jornal Estadão destacou a expectativa frustrada sobre a presença de Lula em eventos de campanha, ausente na maior parte do primeiro turno, e visitando apenas Fortaleza (CE), Natal (RN) e Camaçari (BA) no segundo turno. Em São Paulo, por exemplo, o presidente e seu adversário político, Jair Bolsonaro (PL), mantiveram-se distantes das campanhas dos candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), respectivamente.
Enquanto o PT se prepara para o segundo turno em 13 cidades, sendo quatro capitais, o PL de Bolsonaro avança para a disputa em 23 cidades, incluindo nove capitais. Segundo o Estadão, Lula evitou subir em palanques para não comprometer sua base de apoio no Congresso, que inclui partidos fora do PT. “Eu tenho uma base de apoio no Congresso que extrapola o meu partido. Vou fazer campanha, mas com muito cuidado, porque também não posso ser pego de surpresa e ter um revés no Congresso Nacional de descontentamento”, disse Lula em entrevista a uma rádio de Fortaleza em junho.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, corroborou o argumento, explicando que “em muitos locais, partidos que compõem o governo de coalizão estão disputando prefeituras”, o que justificaria a ausência de Lula em campanhas específicas, além de suas obrigações presidenciais.
Assim como Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro intensificou sua participação nos últimos dias, visitando cidades como Cuiabá, Manaus, João Pessoa, Belo Horizonte, Palmas, Santarém, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Santos. Na manhã deste sábado, dia 26, Bolsonaro participou de uma motociata ao lado da candidata do PL em Palmas, Tocantins, Janad Valcari.
Confira o vídeo gravado por Lula ao lado de Caetano:
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia
Léo Santana comanda megabloco no pré-Carnaval do Rio pelo terceiro ano seguido
Cantor baiano retorna às ruas do Centro com repertório de hits e duas faixas entre as mais ouvidas do país
Feira da Gestante Salvador oferece descontos, sorteio e produtos para bebês a partir desta quarta
Evento reúne expositores de todo o país, oferece descontos de até 70% e concentra produtos do enxoval em um único espaço no Shopping Bela Vista
Edilson Capetinha tem crise de choro e diz que entrou no BBB 26 por estar ‘precisando do dinheiro’
Ex-jogador chorou após se apresentar aos colegas e lamentou decisões financeiras do passado
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União