Em último debate antes da eleição, Boulos e Nunes trocam acusações
Candidatos expressaram apoio à manutenção do subsídio do transporte público em SP
Divulgação/TV Globo
O último debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), foi realizado na sexta-feira (25). O encontro foi marcado por troca de acusações e posicionamentos sobre temas relevantes para a cidade. Promovido pela TV Globo, o debate ocorreu dois dias antes da votação do segundo turno, que definirá o próximo prefeito. Enquanto Nunes defendeu sua gestão e se posicionou como um candidato liberal, Boulos tentou descredibilizá-lo, associando-o a suspeitas de corrupção.
Boulos, que recentemente participou de uma sabatina com o influenciador Pablo Marçal (PRTB), buscou atrair parte do eleitorado do coach, que declarou que anulará o voto, após Nunes rejeitar um convite para a sabatina online. No início do encontro, Nunes destacou sua colaboração com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e questionou a ausência de Boulos em uma votação importante na Câmara dos Deputados.
Durante o debate, Nunes acusou Boulos de defender a descriminalização das drogas, do aborto e a desmilitarização da Polícia Militar, afirmando que o rival mudara suas posições por conveniência eleitoral. O prefeito ressaltou ainda medidas voltadas à direita, como concessões e Parcerias Público-Privadas, além de reduzir impostos sobre serviços de streaming.
Por sua vez, Boulos se posicionou como o candidato da mudança e criticou Nunes por não ter agido de forma firme em momentos críticos, como a privatização de serviços essenciais. “Você não teve pulso para enfrentar a Enel como deveria, apoiou a privatização da Sabesp em troca de apoio eleitoral (de Tarcísio) e tivemos a privatização dos cemitérios”, declarou, apontando o aumento nos custos de velórios e enterros.
O candidato do PSOL também se comprometeu com a responsabilidade fiscal, afirmando que é a favor da descriminalização do usuário de maconha, mas que os traficantes devem ser considerados criminosos. Em seguida, Boulos pressionou Nunes sobre o apoio de Jair Bolsonaro (PL), questionando a gestão do ex-presidente durante a pandemia.
“São Paulo, na minha gestão, se tornou a capital mundial da vacina. A vacina que você tomou foi o Bolsonaro que mandou para cá. Não sou julgador do presidente”, respondeu Nunes. Ele também mencionou sua mudança de opinião sobre a obrigatoriedade da vacina e o fechamento do comércio durante a pandemia.
Ao longo do debate, os candidatos circularam pelo estúdio, o que levou Nunes a ironizar o comportamento de Boulos, que, segundo ele, estava “invadindo” seu espaço. Boulos, por outro lado, alegou que Nunes parecia nervoso e gaguejando, acentuando a tensão entre os dois.
A ex-prefeita Marta Suplicy (PT), vice na chapa de Boulos, foi mencionada no debate. Boulos questionou Nunes sobre sua opinião em relação ao governo da petista na cidade: “Você poderia perguntar para ela como foi liderar o processo de impeachment da Dilma Rousseff”.
O debate se intensificou com a discussão sobre as relações dos candidatos com a Justiça. Boulos trouxe à tona a investigação sobre Nunes relacionada à “Máfia das Creches”, um esquema de desvio de recursos públicos. “Se os cheques foram pelo serviço prestado, por que foi depositado na sua conta pessoal e não na da empresa?”, questionou.
Nunes, em resposta, assegurou que o Ministério Público investigou a situação e que seu sigilo fiscal foi quebrado. “Não foi identificado nada porque eu não devo nada. Tenho uma vida limpa, nunca tive indiciamento nem condenação”, afirmou.
A troca de acusações prosseguiu com Boulos citando um episódio em que Nunes teria disparado tiros em uma boate em 1997, e acusando o prefeito de ter um ex-cunhado de Marcola, líder do PCC, como chefe de gabinete. Nunes se defendeu, dizendo que o acusado era um funcionário de carreira que trabalhava há décadas na administração pública.
Ao final do debate, ambos os candidatos expressaram apoio à manutenção do subsídio do transporte público. Enquanto divergiram sobre o número de pessoas em situação de rua na cidade, concordaram em considerar o programa de habitação ‘Pode Entrar’ uma iniciativa positiva.
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia
Léo Santana comanda megabloco no pré-Carnaval do Rio pelo terceiro ano seguido
Cantor baiano retorna às ruas do Centro com repertório de hits e duas faixas entre as mais ouvidas do país
Feira da Gestante Salvador oferece descontos, sorteio e produtos para bebês a partir desta quarta
Evento reúne expositores de todo o país, oferece descontos de até 70% e concentra produtos do enxoval em um único espaço no Shopping Bela Vista
Edilson Capetinha tem crise de choro e diz que entrou no BBB 26 por estar ‘precisando do dinheiro’
Ex-jogador chorou após se apresentar aos colegas e lamentou decisões financeiras do passado
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia