Eleições 2024: veja prefeitos eleitos em Salvador e RMS
Oposição fortaleceu sua base vencendo na maioria dos municípios
As eleições municipais de 2024 em Salvador e na Região Metropolitana de Salvador (RMS) foram marcadas por grandes disputas, apesar disso a maioria dos municípios teve decisões já no primeiro turno. A base do governo Jerônimo Rodrigues (PT) obteve resultados expressivos em alguns municípios, enquanto a oposição também conquistou espaço. Veja o balanço abaixo:
Salvador
Na capital baiana, o candidato da oposição, Bruno Reis (UNIÃO), venceu ainda no primeiro turno com 78,67% dos votos válidos. Bruno, apoiado pelo ex-prefeito ACM Neto, faz parte da oposição ao governo de Jerônimo Rodrigues.
Camaçari
Em Camaçari, a disputa ficou acirrada entre Luiz Caetano (PT), que é aliado do governador Jerônimo Rodrigues, conquistou 49,54% dos votos válidos e faz parte da base governista, e Flávio Matos (União Brasil), da oposição, que obteve 49,15%.
Lauro de Freitas
Em Lauro de Freitas, a vereadora Débora Régis (UNIÃO) desbancou o PT em Lauro de Freitas e se elegeu prefeita, com 59,61% dos votos. Débora faz parte da oposição ao governo de Jerônimo Rodrigues.
Simões Filho
Simões Filho elegeu, no primeiro turno, o candidato Del (UNIÃO) com 58,16% dos votos válidos. Del faz parte da oposição ao governo.
Candeias
Em Candeias, a eleição foi decidida no primeiro turno com a vitória de Eriton Ramos (PP), com 58,57%. Ele que faz parte da oposição ao governo.
Dias d’Ávila
Em Dias d’Ávila, Alberto Castro (PSDB) foi eleito prefeito no primeiro turno, com 57,16% dos votos. Alberto faz parte da oposição.
Madre de Deus
Em Madre de Deus, o candidato Dailton Filho (PSB) venceu com 61,22% dos votos válidos. Ele faz parte da base governista de Jerônimo Rodrigues.
Itaparica
Em Itaparica, a disputa encerrou no primeiro turno com a vitória de Zezinho Oliveira (PSD), com 67,9% dos votos válidos. O candidato faz parte da base de governo de Jerônimo Rodrigues.
Pojuca
Em Pojuca, o candidato Luizinho Trinchão (PSD) foi eleito com 55,85% dos votos válidos. Trinchão faz parte da base de Jerônimo Rodrigues.
São Sebastião do Passé
São Sebastião do Passé reelegeu a prefeita Nilza da Mata (PSD) com 64,94% dos votos válidos. A prefeita é aliada do governo Jerônimo Rodrigues.
Mata de São João
Em Mata de São João, o candidato da oposição, Bira da Barraca (UNIÃO) venceu com 58,26% dos votos válidos, derrotando a base governista.
São Francisco do Conde
O município de São Francisco do Conde elegeu Calmon (PP) para prefeito, com 63,39% dos votos válidos. Calmon faz parte da oposição ao governo.
Vera Cruz
Em Vera Cruz, a eleição finalizou no primeiro turno com a eleição de Junior Marchante (UNIÃO), com 51,09% dos votos válidos. Junior faz parte da oposição ao governo.
Leia também:
Reeleita em São Sebastião do Passé, Nilza da Mata pode ter candidatura cassada
União Brasil governará 40% da Bahia em 2025 e pode expandir número caso vença em Camaçari
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa