Após dissidências, PT se reúne com Geraldo Jr para mostrar força e apoio à candidatura do emedebista

Assim como presidente municipal do partido, Éden Valadares sai em defesa de vice-governador


Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandes 26/09/2024 13:09 • Eleições 2026Política
Após dissidências, PT se reúne com Geraldo Jr para mostrar força e apoio à candidatura do emedebista -
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Após dissidências, o PT voltou a se reunir, nesta quarta-feira (25), com o vice-governador Geraldo Jr (MDB) para mostrar força e apoio à candidatura do emedebista. Mais de 2 mil apoiadores participaram do “encontro das camisas vermelhas”, como foi intitulado o evento, que reuniu ainda 19 candidatos a vereador do partido, além de deputados estaduais e federais no comitê central.

Assim como a presidente municipal petista, Cema Mosil, Éden Valadares, que comanda a legenda no Estado, saiu em defesa do vice-governador, reafirmou a adesão dos militantes na sua campanha e classificou sua mudança no meio político como “corajosa”, ao trocar o grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (vice-presidente nacional do União Brasil) para apoiar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2022.

“Amigo que a gente constrói na caminhada, alguém que conhecemos na Câmara e pudemos conhecer mais a partir do ato corajoso que teve de romper com a turma de lá e vir para o lado certo da história. Não há vergonha nenhuma nisso, vergonha é quem continua apoiando Bolsonaro escondido e não tem coragem de admitir. Vergonha é quem não faz autocrítica e está na contramão da história”, bradou o petista.

Na última semana, militantes do PT e PSB decidiram abandonar o vice-governador para apoiar o candidato Kleber Rosa (PSOL). Por isso, o evento se propôs a engajar a militância petista no apoio ao emedebista, já que segundo as pesquisas de intenção de votos, Geraldo estaria em empate técnico com Kleber.

Éden também relembrou que a troca de lado de Geraldo veio em um momento em que as pesquisas apontavam um percentual de 4 a 5% dos votos para Jerônimo. A referência é sobre a possível virada do cenário eleitoral em Salvador, já que o atual prefeito e candidato à reeleição Bruno Reis (União Brasil) lidera as pesquisas com 74%. Além disso, Valadares ressaltou que o encontro da Executiva Estadual do PT, realizado nesta última terça-feira (24), foi justamente para discutir sobre táticas para fortalecer a candidatura do emedebista.

“Nos reunimos para reafirmar a importância que a eleição de Salvador tem para a Bahia e para o Brasil, para reafirmar que nós do PT nunca soltamos a mão de ninguém. Aqui estão os vermelhos que vão trabalhar por você. Geraldo, em cada rua de Salvador, para chegar na urna a construir a maior virada histórica da eleição de Salvador”, reforçou.

Em seu discurso, o presidente estadual aproveitou para enfatizar a importância de ter a candidata a vice-prefeita, Fabya Reis, compondo a chapa para representar o legado da gestão petista.

“Aquela que tem a responsabilidade e está dando conta demais de representar o acumulo histórico do PT, a luta pela terra, pela reforma urbana, do movimento social, sindical, das mulheres. Representar o acúmulo do PT é representar nosso modelo programático, de ideia, de projeto, de visão de mundo. Representar o legado dos nossos governos, de Lula, Dilma, Wagner, Rui e Jerônimo e está representando muito bem a nossa militância”, pontuou Éden.

Em seus discursos, Geraldo Jr e Fabya agradeceram por mais uma manifestação popular de apoio à chapa. “Nós precisamos de vocês para cuidar da cidade inteira”, disse o vice-governador, que, além do PT, tem o apoio de outros nove partidos: PSB, PSD, Podemos, PCdoB, PV, Solidariedade, Avante, Agir e o próprio MDB.

Dissidências

Analistas políticos ouvidos pelo Portal M! ainda no período de pré-campanha já alertavam a dificuldade que seria fazer a militância engajar em uma candidatura que não teria o PT na cabeça de chapa. A solução encontrada foi indicar a ex-secretária estadual de de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis (PT), que tem forte ligação com o MST e é esposa do deputado federal Valmir Assunção (PT), que comanda o movimento no Estado.

No entanto, a estratégia parece não ter empolgado nem mesmo a chapa, o que acabou também com militantes do PSB desembarcando do barco do emedebista. O abandono de alguns militantes para apoiar também Kleber Rosa aconteceu mesmo que o partido seja presidido pela coordenadora-geral da campanha de Geraldo Jr, a deputada federal Lídice da Mata (PSB).

Da mesma forma que os dirigentes partidários petistas, a presidente municipal do PSB, Cassia Magalhães, minimizou as dissidências e afirmou que o apoio de alguns militantes da legenda ao candidato do PSOL não passou de um “movimento isolado”. Porém, não foi a primeira vez que Kleber Rosa recebeu apoio de partidos da coligação e ele, inclusive, ressaltou que este conflito acontece em decorrência da “falta de identidade com a esquerda” por parte do vice de Jerônimo.

Leia também:

Apesar da Embasa liderar reclamações, Geraldo Jr diz que vai tratar gestão da água ‘com seriedade’

Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes

Mais Lidas

Eleições 2026

Últimas Notícias

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas