Vice-governador diz que Carnaval precisa ser ‘repensado’ e evita cravar criação de novo circuito
Primeiro entrevistado na sabatina entre candidatos a prefeito, Geraldo voltou a citar que Salvador não pode ser apenas verão e festa

Coordenador do Carnaval da Bahia nos últimos 2 anos, o vice-governador e candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Jr (MDB), disse que a festa deve “ser repensada” e defendeu a criação de um conselho para discutir as festas populares da capital baiana. Durante sabatina a um pool de veículos, incluindo o Portal M!, na noite desta terça-feira (10), ele garantiu que este é um ponto do seu plano de governo. No entanto, este colegiado já existe, é o Comcar (Conselho Municipal do Carnaval e outras Festas Populares) formados por todas as instâncias governamentais, representantes de blocos e de entidades, além de empresários do setor. Inclusive, o próprio emedebista foi o representante do governador Jerônimo Rodrigues (PT) neste ano e 2023.
“O que nós precisamos fazer, e está no nosso plano de governo, estamos estabelecendo um conselho pensando as festas populares. Precisamos fortalecer essas ações que trazem emprego e renda, mas temos que repensar o Carnaval em Salvador”, disse.
O atual vice-governador da Bahia voltou a citar que a capital baiana não pode ser apenas verão e festa e disse que, como coordenador do Carnaval neste ano, tirou o foco da capital baiana e levou a outros municípios do Estado. Geraldo também citou a necessidade de atenção aos profissionais que trabalham na festa momesca e cutucou o atual prefeito ao dizer “que vivem situação desumana”.
“Precisamos repensar os circuitos, trazer os empresários a uma discussão temática, precisamos pensar quem vive do carnaval, naqueles ambulantes em situação desumana”, defendeu.
O emedebista afirmou ainda que o conselho, além de pensar e gerir festas populares, deverá auxiliar a humanizar a folia momesca. Ele citou ainda que pretende, se eleito, fortalecer o circuito Osmar, no Campo Grande, outro promessa também que já vem sendo feita pelas últimas gestões municipais desde o ex-prefeito João Henrique (PL), com a volta do tradicional encontro de trios e abertura da festa no circuito.
“Teremos um conselho pensando o carnaval e as festas populares, mas precisamos humanizar o carnaval, tirar os interlocutores que ganham comissões no carnaval. Irei dar um tratamento especial aos ambulantes, vamos fortalecer o circuito do Campo Grande”.
Ainda sobre o circuito no centro da cidade, Geraldo pontuou que é necessário envolver os setores econômicos e participativos para construir “uma cidade onde as pessoas sejam ouvidas”.
Novo circuito?
Ainda no assunto Carnaval, Geraldo foi questionado sobre o que pensa a respeito da criação de um novo circuito. Nos últimos anos, há especulação de criar um circuito na região da Boca do Rio para desafogar os tradicionais, principalmente a Barra, que poderia até deixar de existir.
“Essa decisão não pode ser do prefeito ou da vice, tem que ser conversada. Me coloquei à disposição do atual prefeito para pensar os circuitos, a vida dos ambulantes, os blocos. O carnaval sem corda está tendo maior olhar dos grandes empresários. Precisamos conversar com quem entende, especialistas. Se necessário, conversar com outros estados, entretenimento, vamos fazer, vamos pensar juntos”.
Ainda na sabatina, o candidato a prefeito de Salvador pontuou que o processo de incremento e fortalecimento das ações de inovação e tecnologia serão fundamentais para fortalecer as ações do Carnaval e das festas populares e, para isso, especialistas no assunto deverão ser ouvidos. “Essa é uma decisão que vamos fazer coletivamente”.
Confira a sabatina na íntegra:
Leia também:
Geraldo Jr critica transporte público de Salvador, mas sobe tom ao ser questionado sobre retirada de linhas na RMS
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia