União Brasil domina disputas contra o PT em 65% das cidades baianas
Nos 32 municípios em que as duas legendas se enfrentaram, o União Brasil conquistou a prefeitura em 21 deles
O partido União Brasil saiu vitorioso em três vezes mais confrontos diretos com o PT nas eleições municipais deste ano na Bahia. Nos 32 municípios em que as duas legendas se enfrentaram, o União Brasil conquistou a prefeitura em 21 deles, representando cerca de 65% do total de disputas.
Já o PT conseguiu vencer em sete cidades, enquanto outros três municípios elegeram prefeitos de diferentes partidos. Em Camaçari, por exemplo, a disputa entre Flávio Matos (União Brasil) e Luiz Caetano (PT) segue para o segundo turno.
Entre as cidades onde o União Brasil triunfou estão Araçás, Barreiras, Cairu, Conceição do Coité, Conde, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mansidão, Mata de São João, Ourolândia, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Santo Amaro, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Senhor do Bonfim, Uruçuca e Vitória da Conquista.
Por outro lado, o PT obteve vitórias em Abaré, Alcobaça, Amargosa, Itacaré, Jaguarari, Planaltino e Serra Dourada. Nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Conceição do Almeida e Buritirama, apesar de ambas as legendas terem candidatos na disputa, a vitória ficou com representantes de outros partidos.
O deputado federal Paulo Azi, presidente do União Brasil na Bahia, destacou que o resultado é um reflexo do enfraquecimento da narrativa petista. “Os números mostram que esse discurso de alinhamento entre governos estadual e federal com os municípios, de utilização massiva da figura do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues, fracassou”, afirmou Azi.
Segundo ele, a realidade política local foi o fator decisivo nas eleições. “O que pesou na eleição foi o quadro político local, os problemas de cada município. Essa tentativa de nacionalizar e de vincular os candidatos do PT a Jerônimo e a Lula fracassou, e esses postulantes tiveram uma derrota retumbante, principalmente nos municípios onde houve o confronto direto”, pontuou.
Azi também acredita que o apoio de Jerônimo Rodrigues pode ter prejudicado mais do que ajudado os candidatos petistas. “Diante da crescente rejeição do governador, que não está apenas nas grandes cidades, mas também nas médias e menores, essa utilização da imagem dele pode ter prejudicado os seus candidatos. Os números reforçam isso”, disse o deputado.
Entre as vitórias mais significativas do União Brasil, destaca-se a de Sheila Lemos, reeleita prefeita de Vitória da Conquista no primeiro turno, derrotando dois candidatos da base do PT: Waldenor Pereira (PT) e Lucia Rocha (MDB). Sheila fez história ao se tornar a primeira prefeita reeleita do município sem precisar de um segundo turno.
Outra vitória marcante foi a de Zé Ronaldo de Carvalho em Feira de Santana, onde derrotou Zé Neto (PT) pela quarta vez. O governo estadual fez grandes apostas na candidatura de Zé Neto, mas ele sofreu sua sexta derrota eleitoral.
Outros exemplos notáveis de sucesso do União Brasil ocorreram em cidades como Lauro de Freitas, Ilhéus, Barreiras, Santo Amaro, Rafael Jambeiro e Senhor do Bonfim. Em Lauro de Freitas, Débora Régis (União Brasil) venceu com a maior votação da história da cidade, superando Antonio Rosalvo (PT). Já em Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil) surpreendeu ao vencer a favorita Adélia Pinheiro (PT), que contava com o apoio de líderes governistas. E, em Barreiras, Otoniel Teixeira (União Brasil) venceu Tito (PT), que liderava as pesquisas iniciais.
No caso de Senhor do Bonfim, o prefeito Laércio Júnior (União Brasil) foi reeleito com expressivos 79,98% dos votos válidos, derrotando Helder Amorim (PT). Em Rafael Jambeiro, a atual prefeita Cibele Carvalho (PT), ex-secretária do governo Rui Costa, perdeu a reeleição para Nalvinho (União Brasil). Em Santo Amaro, Flaviano Bomfim (União Brasil) derrotou Leozinho (PT), que contava com o apoio do ex-prefeito Ricardo Machado (PT).
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Professores avaliam 2º dia do Enem e pedem anulação de questão de física
Xuxa retorna ao SBT após 32 anos e recebe Troféu Imprensa no Teleton 2024
Entrega dos troféus foi feita por Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos, que destacou importância desse momento
Previsão do tempo: Defesa Civil emite alerta para chuvas e trovoadas em Salvador e no interior
Chuva forte começa a cair na manhã desta segunda-feira e deve durar pelos próximos dias na capital baiana
Governo federal vai investir R$ 4,7 bilhões em obras para receber COP30 em 2025
Trabalhos já estão em andamento em Belém, onde será realizado evento
Flamengo conquista Copa do Brasil 2024 em final acirrada contra Atlético-MG
Com título, clube carioca se consagra pentacampeão; ele já venceu campeonato em 1990, 2006, 2013 e 2022
ACM Neto volta a criticar Jerônimo após pesquisa apontar que Bahia lidera número de facções
Vice-presidente nacional do União Brasil culpa governador, já que Estado aparece com quase dobro de MG, segundo colocado
G20 Social promove encontro de lideranças políticas e da sociedade civil; veja como participar
Evento é gratuito e ocorrerá, a partir da próxima quinta-feira, no Boulevard Olímpico, no centro do Rio de Janeiro
Geração Z: entenda tendência de trocar smartwatch por relógio analógico
Mercado indica crescimento do estilo tradicional, apesar do impacto da tecnologia
Léo Ortiz e Martinelli são convocados para seleção brasileira
Zagueiro do Flamengo e atacante do Arsenal entram na vaga dos lesionados Militão e Rodrygo
Jerônimo autoriza pavimentação da BA-959 e novas obras em Caetanos
Ordem de serviço foi assinada pelo governador neste domingo
Prefeito inaugura mais uma academia e autoriza construção de camelódromo em Narandiba
Espaço oferece aulas de musculação gratuitas e equipamentos para uma rotina de exercícios completa