União Brasil domina disputas contra o PT em 65% das cidades baianas
Nos 32 municípios em que as duas legendas se enfrentaram, o União Brasil conquistou a prefeitura em 21 deles
Divulgação
O partido União Brasil saiu vitorioso em três vezes mais confrontos diretos com o PT nas eleições municipais deste ano na Bahia. Nos 32 municípios em que as duas legendas se enfrentaram, o União Brasil conquistou a prefeitura em 21 deles, representando cerca de 65% do total de disputas.
Já o PT conseguiu vencer em sete cidades, enquanto outros três municípios elegeram prefeitos de diferentes partidos. Em Camaçari, por exemplo, a disputa entre Flávio Matos (União Brasil) e Luiz Caetano (PT) segue para o segundo turno.
Entre as cidades onde o União Brasil triunfou estão Araçás, Barreiras, Cairu, Conceição do Coité, Conde, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mansidão, Mata de São João, Ourolândia, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Santo Amaro, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Senhor do Bonfim, Uruçuca e Vitória da Conquista.
Por outro lado, o PT obteve vitórias em Abaré, Alcobaça, Amargosa, Itacaré, Jaguarari, Planaltino e Serra Dourada. Nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Conceição do Almeida e Buritirama, apesar de ambas as legendas terem candidatos na disputa, a vitória ficou com representantes de outros partidos.
O deputado federal Paulo Azi, presidente do União Brasil na Bahia, destacou que o resultado é um reflexo do enfraquecimento da narrativa petista. “Os números mostram que esse discurso de alinhamento entre governos estadual e federal com os municípios, de utilização massiva da figura do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues, fracassou”, afirmou Azi.
Segundo ele, a realidade política local foi o fator decisivo nas eleições. “O que pesou na eleição foi o quadro político local, os problemas de cada município. Essa tentativa de nacionalizar e de vincular os candidatos do PT a Jerônimo e a Lula fracassou, e esses postulantes tiveram uma derrota retumbante, principalmente nos municípios onde houve o confronto direto”, pontuou.
Azi também acredita que o apoio de Jerônimo Rodrigues pode ter prejudicado mais do que ajudado os candidatos petistas. “Diante da crescente rejeição do governador, que não está apenas nas grandes cidades, mas também nas médias e menores, essa utilização da imagem dele pode ter prejudicado os seus candidatos. Os números reforçam isso”, disse o deputado.
Entre as vitórias mais significativas do União Brasil, destaca-se a de Sheila Lemos, reeleita prefeita de Vitória da Conquista no primeiro turno, derrotando dois candidatos da base do PT: Waldenor Pereira (PT) e Lucia Rocha (MDB). Sheila fez história ao se tornar a primeira prefeita reeleita do município sem precisar de um segundo turno.
Outra vitória marcante foi a de Zé Ronaldo de Carvalho em Feira de Santana, onde derrotou Zé Neto (PT) pela quarta vez. O governo estadual fez grandes apostas na candidatura de Zé Neto, mas ele sofreu sua sexta derrota eleitoral.
Outros exemplos notáveis de sucesso do União Brasil ocorreram em cidades como Lauro de Freitas, Ilhéus, Barreiras, Santo Amaro, Rafael Jambeiro e Senhor do Bonfim. Em Lauro de Freitas, Débora Régis (União Brasil) venceu com a maior votação da história da cidade, superando Antonio Rosalvo (PT). Já em Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil) surpreendeu ao vencer a favorita Adélia Pinheiro (PT), que contava com o apoio de líderes governistas. E, em Barreiras, Otoniel Teixeira (União Brasil) venceu Tito (PT), que liderava as pesquisas iniciais.
No caso de Senhor do Bonfim, o prefeito Laércio Júnior (União Brasil) foi reeleito com expressivos 79,98% dos votos válidos, derrotando Helder Amorim (PT). Em Rafael Jambeiro, a atual prefeita Cibele Carvalho (PT), ex-secretária do governo Rui Costa, perdeu a reeleição para Nalvinho (União Brasil). Em Santo Amaro, Flaviano Bomfim (União Brasil) derrotou Leozinho (PT), que contava com o apoio do ex-prefeito Ricardo Machado (PT).
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Vitória aposta em Barradão lotado para confronto direto contra Botafogo
Até sexta-feira, clube já havia confirmado presença de mais de 25 mil torcedores para duelo neste domingo (9), às 16h, em Salvador
Com ACM Neto, Bruno Reis participa da Festa da Padroeira de Valença e afirma: ‘Há na Bahia um desejo profundo de mudança’
Declaração ocorre após trégua com governador, quando ambos deixaram 2026 em 2° plano e anunciaram ações contra facções e em apoio a ambulantes
Mais Infância inicia entrega de material didático 2026 e lança edital de creches no Bahia Sem Fome
Programa das Voluntárias Sociais amplia ações pedagógicas e de segurança alimentar em 120 creches comunitárias baianas
Brasil brilha no Parapan de Jovens e quebra recorde mundial em dia de 12 medalhas
Com destaque para mineiro Charles Eduardo Santos no halterofilismo, país mantém liderança isolada no quadro geral dos jogos em Santiago
Tornado mortal no Paraná: Ratinho Júnior decreta luto oficial e número de feridos passa de 750
Estado mobiliza forças de saúde, segurança e assistência para atender vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastado
Governo do Paraná suspende Enem em Rio Bonito do Iguaçu, 90% devastada por tornado
Prova será remarcada após destruição causada por ventos de até 250 km/h; governador decreta calamidade e Lula promete apoio à reconstrução
Derrite endurece projeto antifacção do governo Lula e equipara facções a terrorismo
Relator inclui equiparação de facções a organizações terroristas, amplia penas e reforça medidas de controle e confisco de bens ilícitos
Enem 2025: veja como descobrir local de prova e confira esquema de transporte especial em Salvador
Candidatos terão metrô e ônibus gratuitos e reforço na frota na capital baiana nos dois domingos de aplicação do exame
Seminário sobre Exú abre programação da Caminhada pela Paz em Salvador
Encontro no Terreiro do Cobre discute liberdade religiosa e combate à intolerância antes do tradicional cortejo no Engenho Velho da Federação
Caetano Veloso e Maria Bethânia indicados ao Grammy 2026: dupla baiana pode trazer troféu inédito ao país
Kendrick Lamar lidera indicações em nove categorias; veja lista completa